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3 formas de realizar a verificação de dados profissionais

Publicado em

25/08/2025

Tópicos abordados

A verificação de dados profissionais serve como uma aliada para o seu processo de recrutamento e seleção, pois o primeiro ponto de contato com o candidato é o seu currículo e nem todos os dados que estão descritos nele necessariamente são verídicos.

Veja também: Saiba como a checagem de histórico profissional pode validar experiências

Nesse currículo devem constar informações essenciais, como: formação acadêmica, experiências anteriores, cargos ocupados e resultados alcançados.

No entanto, o risco de serem fornecidas informações falsas não verificadas pode comprometer não só a contratação, mas também a reputação e a segurança jurídica da empresa.

Além disso, uma parcela significativa dos candidatos admite ter inflado dados do currículo seja na descrição de funções, na extensão do tempo em determinado cargo ou até mesmo na inclusão de qualificações inexistentes.

Descubra: Avaliação de candidatos: 5 fatores que você deve levar em consideração

Para que você possa reter os melhores talentos, nós criamos esse artigo! Deslize e confira.

Entrevista de emprego com recrutador verificando currículo enquanto candidata aguarda avaliação, ilustrando a importância da verificação de dados profissionais.
3 formas de realizar a verificação de dados profissionais.

Por que verificar de dados profissionais?

A verificação de dados profissionais trata-se de uma etapa capaz de proteger a organização contra riscos financeiros, legais e reputacionais.

Acesse: Como calcular e reduzir o custo de uma contratação

Contratar alguém sem verificar as informações declaradas pode resultar em problemas sérios, como:

  • Aumento do turnover;
  • Queda de produtividade da equipe alinhada à cultura organizacional;
  • Exposição a processos trabalhistas e;

Saiba aqui quanto custa um processo trabalhista para sua empresa

  • Impactos na imagem e danos reputacionais da marca empregadora.

Se o objetivo é contratar de forma assertiva, é preciso ir além do currículo e adotar métodos que tragam clareza e confiança ao processo de seleção.

1. Verificação tradicional: CTPS Digital e CAGED

A Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) são as ferramentas oficiais para validação de vínculos formais de trabalho no Brasil.

Esses recursos permitem confirmar se o candidato realmente trabalhou em determinada empresa, em qual período esteve ativo, qual cargo ocupou e, em alguns casos, até sua remuneração.

Como fazer a checagem

  • Solicite ao candidato que baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e compartilhe o extrato com seus vínculos de emprego.
  • Oriente-o a acessar o portal Gov.br para emitir o extrato do CAGED, documento que traz registros com selo de autenticidade emitido pelo Ministério do Trabalho.
  • Compare as informações do currículo com os documentos apresentados, verificando coerência em datas, cargos e vínculos.

Limitações da verificação tradicional

Apesar de ser útil, esse método apresenta limitações.

Ele confirma o vínculo formal, mas não traz respostas sobre como foi o desempenho do profissional, quais eram suas responsabilidades ou por que ele saiu da empresa anterior.

Veja aqui a importância do alinhamento cultural: Background check e fit cultural: contratações mais alinhadas, resultados melhores

2. Referências profissionais

As referências profissionais são um recurso clássico e ainda muito utilizado por empresas de diferentes portes.

Esse método permite validar os dados profissionais do candidato, não apenas demonstrando que o candidato trabalhou em determinada organização, mas também levando em consideração os aspectos qualitativos de sua trajetória, como relacionamentos interpessoais, ética de trabalho e resultados entregues.

Veja aqui como ser mais estratégico: Seja um RH mais estratégico ao adotar a checagem de antecedentes

Como fazer a checagem

  • Solicite ao candidato uma lista de referências, preferencialmente de gestores diretos ou colegas próximos de empregos anteriores;
  • Entre em contato por telefone ou e-mail, sempre com o consentimento do candidato, para respeitar sua privacidade;
  • Estruture perguntas objetivas, como:
    • Quais eram as principais responsabilidades do candidato?
    • Como ele lidava com prazos e pressão?
    • Qual foi o motivo da saída?
    • Você o contrataria novamente?
  • Registre as respostas e compare com as informações fornecidas no currículo.

Saiba como evitar 7 erros básicos no processo de admissão.

Limitações das referências profissionais

Esse método, embora útil, pode se tornar demorado e até frágil.

Veja: Tempo de contratação: Saiba como reduzir e reter talentos

Ele depende da disponibilidade de terceiros para responder e as informações obtidas estão sujeitas a subjetividade ou vieses pessoais positivos ou negativos.

3. Background Check completo

Entre todos os métodos, o Background Check completo é a solução mais eficaz e abrangente para validar dados de emprego e muito mais.

Saiba mais aqui: Background check: o que é e qual a sua importância

Diferente das verificações isoladas, ele integra múltiplas checagens em um único processo 100% automatizado, oferecendo uma visão confiável do candidato.

O que inclui um background check completo

  • Histórico profissional: validação detalhada das experiências declaradas no currículo.
  • Histórico educacional: checagem de diplomas, certificados e especializações.
  • Antecedentes criminais, cíveis e listas restritivas: análise de riscos legais e reputacionais.

Veja também: Como consultar processos cíveis de pessoas e empresas

Como fazer a checagem com a plataforma da BGC Brasil

  • Encaminhe os dados necessários para a plataforma da BGC;
  • Receba relatórios claros em tempo real, que unem dados de diversas fontes e permitem tomar decisões de forma ágil, segura e escalável.

Esses relatórios são personalizáveis e parametrizados.

Acesse: Parametrização de riscos: Por que classificar ocorrências em seu KYP

Vantagens do background check

Além de reduzir riscos, esse método garante confiabilidade, rapidez e conformidade legal.

Ao adotar uma plataforma especializada, sua empresa economiza tempo, evita fraudes e fortalece a cultura de compliance.

Conheça nossa solução, fale com nossa equipe e descubra como otimizar o seu RH.

Segurança jurídica e eficiência na verificação de emprego

A verificação de dados profissionais não precisa ser morosa nem parcial.

Métodos como a CTPS Digital e as referências profissionais são importantes, embora limitados.

O background check completo pode ser o diferencial que sua empresa procura por sua eficiência, abrangência e segurança jurídica.

Antes de ir, descubra: 5 sinais de que sua empresa precisa investir em background check

Ao consolidar informações de diferentes fontes em um único processo, essa solução garante decisões melhores, protege a empresa de riscos e fortalece a confiança em cada contratação.

Com o apoio de uma plataforma especializada, sua organização pode transformar o processo seletivo em uma prática mais confiável, estratégica e alinhada à legislação brasileira.

E para acessar mais conteúdos como esse, confira nosso blog.

Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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