Publicado em
09/03/2023
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Os riscos reputacionais podem ser entendido como todos os problemas e prejuízos de imagem que uma empresa está vulnerável a sofrer.
Mais evidente nos dias de hoje, esses riscos são uma preocupação latente nas organizações que buscam estratégias para evitar situações como:
Imagine, por um descuido e falta de due dilgence na parceria, sua marca perde milhões em multa e ainda pode ser cancelada.
Estamos vivendo nesta era: a era do cancelamento. Qualquer tipo de descuido em sua empresa pode significar a destruição da reputação dela.
Isto ocorre porque as tecnologias de informação, por meio das mídias sociais, conseguem repercutir informações de maneira mais rápida e também em maior proporção.
Por essa razão, é necessário redobrar a atenção e as estratégias de transparência e imagem da sua organização. Confira nosso conteúdo e veja uma forma ágil e eficaz de cuidar disso!
Primeiro, vamos entender o que é a reputação de uma empresa:
A reputação é a percepção que o público tem dela e uma boa reputação é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
Por essa razão, os riscos reputacionais são uma das maiores preocupações das empresas atualmente, pois colocam esse fator em uma situação de vulnerabilidade.
Esses riscos são, de forma simplificada, fatores que podem prejudicar a imagem de sua empresa, ou seja, sua reputação. Desse modo, colocando-a em uma posição negativa perante as mídias e seu público.
Como vimos no início do artigo, a empresa Autora teve sua reputação afetada após fechar parceria com um fornecedor que praticava trabalho escravo.
Isso não somente fez a organização sofrer uma multa milionária como também afetou sua capacidade de vendas, afinal o público não lidou bem com essa informação.
Confira em Rede de super mercados suspende venda de suco após caso de trabalho escravo
Além disso, os riscos reputacionais são os responsáveis por levar o nome de uma pessoa ou empresa para as chamadas mídias negativas.
Elas são conteúdos, notícias ou informações que retratam uma pessoa ou organização de forma negativa, prejudicial ou desfavorável que prejudicam a credibilidade da organização.
Existem diversos tipos de risco que podem colocar sua empresa com problemas de reputação e credibilidade. Entretanto, o mais comum é o descuido com as pessoas e outras empresas as quais você pode estar se relacionando.
Isso porque, ao fechar um contrato, realizar uma compra ou até mesmo em processos de M&A você pode estar deixando fácil o acesso de pessoas e empresas que simbolizam riscos que prejudicam sua reputação.
Tais riscos podem ser envolvimento com corrupção, fraudes e golpes que, uma vez descobertos, podem tornar sua empresa um alvo.
Leia também: Como evitar golpes em sua empresa
E sabe por qual razão isso ocorre?
Isso ocorre quando não existe a prática de verificação de antecedentes da pessoa ou empresa com quem você está fechando algum tipo de relação comercial.
Afinal, esse é o principal passo para identificar de forma prévia esse tipo de risco, ou seja, a melhor maneira de evitá-los.
Sabendo que se tratam de riscos, a melhor forma de evitar esses prejuízos de imagem é analisando todos os previamente, ou seja, realizar uma due diligence.
Isso quer dizer que é preciso analisar e verificar o histórico de novas pessoas ou empresas que estarão envolvidas com sua instituição. Assim, é possível identificar possíveis atos ilícitos ou créditos financeiros que podem indicar um futuro problema para sua empresa.
Conheça o que é a Checagem financeira para reduzir prejuízos
Além disso, ter uma política eficaz de prevenção à lavagem de dinheiro é essencial.
Pois dessa forma, é possível promover uma cultura de segurança dentro da empresa, capaz de identificar situações não legais e inadequadas no ambiente interno.
Por fim, é essencial ter um Programa de Compliance, ou de área similar, bem estruturado e preparado para solucionar possíveis riscos e sanar problemas. Isso porque esta é a principal área de atuação no combate à ilegalidade e inconformidade com a Lei, sendo, portanto, uma aliada no combate de riscos que possam colocar a segurança dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Os riscos reputacionais podem prejudicar a credibilidade, confiança e percepção pública de um indivíduo ou instituição perante ao seu público. Afinal, ninguém gostaria de comprar ou fechar um negócio com uma instituição que tem mídias negativas e uma reputação ruim.
Por essa razão, os efeitos dos riscos reputacionais são diversos:
Isto porque, quando uma empresa é envolvida em escândalos ou práticas duvidosas, os clientes podem perder a confiança na marca e se afastar. Com isso, eles param de consumir os produtos ou soluções da empresa.
Com a perda dos clientes, o setor de vendas teve uma queda considerável. Isso já que os consumidores podem acabar optando por comprar de concorrentes mais confiáveis.
Os riscos reputacionais podem gerar mídias negativas que mancham a reputação da empresa. Esta perda de credibilidade pode levar a consequências graves em termos de percepção do público como valor da marca e relações com investidores.
Em casos mais graves, onde as empresas podem acabar envolvidas em escândalos de corrupção e fraudes, é possível que ela tenha seus bens bloqueados. Além disso, podem ser aplicadas diversas ações como a cobrança de multas e sanções administrativas que podem ter efeitos financeiros significativos na empresa.
Como uma forma eficaz e ágil de mitigar esses riscos, nossa solução de Background Check é essencial. Isso já que, de forma 100% automatizada, nosso software consegue realizar uma varredura em mais de 200 fontes de dados, públicas e privadas.
Dentro dessas fontes, ainda, verificamos possíveis registros em Listas restritivas, identificamos Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e se há a existência de mídias negativas relacionadas aquela pessoa ou empresa. Além disso, consultamos também todo o possível histórico de antecedentes criminais da pessoa ou empresa pesquisada.
Com isso, é possível gerar resultados completos e com detalhamento descrito em uma única plataforma para tomar uma decisão mais informada.
Como resultado disso, ainda é possível utilizar nossa solução como uma ferramenta de credibilidade perante aos clientes. Dessa forma, demonstrando a preocupação de sua empresa com a transparência e segurança deles.
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Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
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