Publicado em
09/03/2023
Tópicos abordados
O risco reputacional pode ser entendido como todos os problemas e prejuízos de imagem que uma empresa está vulnerável a sofrer. Mais evidente nos dias de hoje, esses riscos são uma preocupação latente nas organizações que buscam estratégias para evitá-los.
Estamos vivendo na era do cancelamento, isto é, a era onde qualquer tipo de descuido em sua empresa pode significar a destruição da reputação dela. Isto ocorre porque as tecnologias de informação, por meio das mídias sociais, conseguem repercutir informações de maneira mais rápida e também em maior proporção.
Por essa razão, é necessário redobrar a atenção e as estratégias de transparência e imagem da sua organização. Confira nosso conteúdo e veja uma forma ágil e eficaz de cuidar disso!
A reputação de uma empresa é a percepção que o público tem dela e uma boa reputação é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Por essa razão, os riscos reputacionais são uma das maiores preocupações das empresas atualmente, pois colocam essa reputação em uma situação de vulnerabilidade.
Esses riscos são, de forma simplificada, fatores que podem prejudicar a imagem de sua empresa, ou seja, sua reputação. Desse modo, colocando-a em uma posição negativa perante as mídias e seu público.
Além disso, os riscos reputacionais são os responsáveis por levar o nome de uma pessoa ou empresa para as chamadas mídias negativas. Elas são conteúdos, notícias ou informações que retratam uma pessoa ou organização de forma negativa, prejudicial ou desfavorável que prejudicam a credibilidade da organização.
Existem diversos tipos de risco que podem colocar sua empresa com problemas de reputação e credibilidade. Entretanto, o mais comum é o descuido com as pessoas e outras empresas as quais você pode estar se relacionando.
Isso porque, ao fechar um contrato, realizar uma compra ou até mesmo por não ter um programa de Compliance ou área de segurança na empresa bem estabelecido você pode estar deixando fácil o acesso de pessoas e empresas que simbolizam riscos que prejudicam sua reputação. Tais riscos podem ser envolvimento com corrupção, fraudes e golpes que, uma vez descobertos, podem tornar sua empresa um alvo.
Além disso, não verificar todo histórico da pessoa ou empresa com quem você está fechando algum tipo de contrato é um erro latente que, ainda hoje, é cometido. Isto porque esse é o principal passo para identificar de forma prévia esse tipo de risco, ou seja, a melhor maneira de evitá-los.
Ainda é possível que ao fazer essa checagem de maneira manual, o responsável possa deixar passar algum erro. Acontece que, ao passar essa informação, você pode estar colocando dentro de sua empresa algum inadimplente ou até mesmo uma pessoa envolvida com crimes.
Os riscos reputacionais podem prejudicar a credibilidade, confiança e percepção pública de um indivíduo ou instituição perante ao seu público. Afinal, ninguém gostaria de comprar ou fechar um negócio com uma instituição que tem mídias negativas e uma reputação ruim.
Por essa razão, os efeitos dos riscos reputacionais são diversos. Conheça os principais!
Isto porque, quando uma empresa é envolvida em escândalos ou práticas duvidosas, os clientes podem perder a confiança na marca e se afastar. Com isso, eles param de consumir os produtos ou soluções da empresa.
Com a perda dos clientes, o setor de vendas teve uma queda considerável. Isso já que os consumidores podem acabar optando por comprar de concorrentes mais confiáveis.
Os riscos reputacionais podem gerar mídias negativas que mancham a reputação da empresa. Esta perda de credibilidade pode levar a consequências graves em termos de percepção do público como valor da marca e relações com investidores.
Em casos mais graves, onde as empresas podem acabar envolvidas em escândalos de corrupção e fraudes, é possível que ela tenha seus bens bloqueados. Além disso, podem ser aplicadas diversas ações como a cobrança de multas e sanções que podem ter efeitos financeiros significativos na empresa.
Sabendo que se tratam de riscos, a melhor forma de evitar esses prejuízos de imagem é analisando todos os riscos previamente, ou seja, mitigá-los antes de finalizar um novo contrato.
Isso quer dizer que é preciso analisar e verificar o histórico de novas pessoas ou empresas que estarão envolvidas com sua instituição. Dessa forma, é possível identificar possíveis atos ilícitos ou créditos financeiros que podem indicar um futuro problema para sua empresa.
Além disso, ter uma política eficaz de prevenção à lavagem de dinheiro é essencial. Pois dessa forma, é possível promover uma cultura de segurança dentro da empresa, capaz de identificar situações não legais e inadequadas no ambiente interno.
Por fim, é essencial ter um Programa de Compliance, ou de área similar, bem estruturado e preparado para solucionar possíveis riscos e sanar problemas. Isso porque esta é a principal área de atuação no combate à ilegalidade e inconformidade com a Lei, sendo, portanto, uma aliada no combate de riscos que possam colocar a segurança dos cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Como uma forma eficaz e ágil de mitigar esses riscos, nossa solução de Background Check é essencial. Isso já que, de forma 100% automatizada, nosso software consegue realizar uma varredura em mais de 200 fontes de dados, públicas e privadas.
Dentro dessas fontes, ainda, verificamos possíveis registros em Listas restritivas, identificamos Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e se há a existência de mídias negativas relacionadas aquela pessoa ou empresa. Além disso, consultamos também todo o possível histórico de antecedentes criminais da pessoa ou empresa pesquisada.
Assim, é possível gerar resultados completos e com detalhamento descrito em uma única plataforma. Com isso, você consegue não apenas tomar uma decisão em relação à pessoa ou empresa de maneira mais rápida, mas também de modo mais seguro, em conformidade com a legislação vigente e também com a minimização de riscos.
Como resultado disso, ainda é possível utilizar nossa solução como uma ferramenta de credibilidade perante aos clientes. Dessa forma, demonstrando a preocupação de sua empresa com a transparência e segurança deles.
Se interessou e quer saber mais?
Conheça nossa solução completa em nosso site!
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
O que é Compliance? Entenda, veja os tipos e como aplicá-lo
O compliance é mais do que uma exigência legal; é um investimento estratégico que fortalece a integridade e a reputação da sua empresa. Ao adotar um programa de compliance eficaz, você não apenas mitiga riscos, mas também cria um ambiente de trabalho ético e sustentável.
01/11/2024
Due Diligence: Entenda o que é e como implementar
Confira como a due diligence pode te ajudar a antecipar e mitigar riscos associados a parcerias, colaboradores, fornecedores e ativos.
18/10/2024
Compliance consumerista: veja como se manter em conformidade com seus consumidores
O compliance consumerista é uma área do programa de compliance que é responsável por garantir a conformidade nas relações desenvolvidas com os consumidores de uma empresa. Se você quer entender melhor como evitar riscos relacionados a problemas com a clientela de sua organização, leia este artigo!
23/08/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail