Publicado em
31/03/2022
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Background check é o nome dado ao processo de verificação de informações/histórico de pessoas, empresas, bens, imóveis ou até veículos. O termo, em português, significa “checagem de antecedentes” ou “verificação de antecedentes”.
Seja para o processo de contratação de novos funcionários, fechamento de parcerias com outras empresas ou até mesmo negociações de bens móveis e imóveis, a verificação do histórico destes é essencial para a segurança do seu negócio.
Diante disso, temos o background check, que se apresenta como uma solução poderosa para a mitigação de riscos e cumprimento de normas e regras existentes.
Apesar de já ter se popularizado bastante pelo mundo e estar sendo utilizada tanto por grandes quanto pequenas e médias empresas, ainda é um processo que desperta muito interesse e também gera bastante dúvidas.
Por isso, viemos esclarecer mais sobre o que se trata, qual sua importância para as empresas, como funciona e quais tipos de consultas é possível fazer. Continue lendo e entenda melhor!
Background check é o processo de verificação de informações/histórico de pessoas, empresas, bens, imóveis ou até veículos. Ao traduzir esse termo para português, ele significa “checagem de antecedentes” ou “verificação de antecedentes”.
Suas primeiras aplicações foram feitas nos EUA no início do século XX para realizar a verificação de executivos de empresas que precisavam provar ao governo americano – em um contexto de preocupações com a corrupção e conflitos de interesse – que tinham uma reputação ilibada, permitindo assim a realização de negócios com os órgãos governamentais.
Regulamentada em muitos países para garantir que os direitos dos candidatos sejam respeitados e que as informações coletadas sejam usadas de forma justa e apropriada, com o tempo e com os resultados alcançados, o Background check chegou a outros setores.
Desse modo, empresas do setor privado, percebendo o efeito positivo da atividade, começaram a realizar verificações de antecedentes em potenciais funcionários para garantir a segurança de seus negócios e clientes. Tal prática que, atualmente, tornou-se imprescindível e comum em muitas empresas, especialmente em setores que envolvem compliance e segurança, finanças, compras, vendas e recursos humanos.
Seu funcionamento, quando ocorre de maneira automatizada, se dá da seguinte forma:
Nome ou CPF (pessoa física), razão social ou CNPJ (pessoas jurídicas) ou placa (veículos).
Aqui na BGC nós disponibilizamos mais de 200 fontes de consulta, nacionais e internacionais, de acordo com as necessidades do seu negócio. Assim, sua consulta é concluída, em alguns minutos.
Informações como situação financeira, histórico trabalhista, histórico criminal, débitos trabalhistas e outros, dependendo do tipo de consulta.
Além dos dados encontrados, também trazemos o status de risco da sua busca. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão sobre a contratação de pessoas ou negociações com outras empresas, por exemplo.
Desde o recrutamento de funcionários até a realização de transações financeiras para negociações, realizar um background check é uma prática fundamental para o sucesso e segurança de qualquer empresa. Isso porque o processo de checagem de antecedentes é uma forma de garantir a segurança e a integridade dos envolvidos em uma determinada situação, protegendo tanto você quanto a sua empresa.
Na rotina das empresas, por exemplo, por meio do background check, antes de contratar um novo funcionário, é possível avaliar a veracidade das informações fornecidas pelo candidato e identificar também se há riscos na contratação. Além disso, o processo também pode ajudar a evitar problemas legais e financeiros decorrentes de uma má contratação, combatendo o turnover.
Já em transações financeiras, como a concessão de empréstimos ou a abertura de contas bancárias, o background check é uma forma de avaliar a credibilidade e a capacidade financeira do solicitante. Isto é, a ferramenta ajuda a minimizar os riscos de inadimplência ou de fraude e, consequentemente, ajuda a proteger a instituição financeira, seus clientes e evitar prejuízos que possam levar até mesmo ao fechamento de sua instituição.
Outro ponto importantíssimo dessa prática é assegurar que as pessoas ou outras empresas às quais sua organização está relacionada estão adequadas à legislação atual. Isso significa que parceiros, clientes e colaboradores que já tenham cometido ou se envolvido com crimes e ilegalidades não estarão conectados à sua empresa.
Por fim, como consequência disso, o background check também ajuda a evitar riscos reputacionais para sua instituição. Isso quer dizer que, ao verificar pessoas e empresas, avaliando os riscos e seu histórico criminal, é possível evitar que o nome da empresa esteja associado a práticas atípicas ou de desconformidade com a lei que possam gerar problemas na sua reputação perante às mídias.
Em resumo, realizar um background check é uma prática que pode ajudar a minimizar riscos, evitar problemas legais e financeiros, proteger a integridade de indivíduos e empresas. Ademais, ajuda a garantir confiança e a transparência em diversas situações.
Conhecer quem você contrata ou costuma fechar negócios é imprescindível para a segurança da sua empresa. Assim, ela pode ficar menos exposta a fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e outros riscos similares.
Ao longo dos anos, alguns conjuntos de ações e regras foram criadas para que organizações públicas e privadas pudessem ter um processo mais seguro. Por isso, é muito importante que você se familiarize com alguns termos:
Know Your Client (KYC):
O processo de Know Your Customer (KYC) é utilizado por empresas para verificar seus clientes, sejam eles indivíduos ou outras empresas e, assim, analisar se eles representam algum tipo de risco para a instituição como fraudes, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo ou outras atividades ilícitas.
Know Your Partner (KYP):
Know Your Partners (KYP) significa conhecer seus parceiros, isto é, saber com quem você está se relacionando comercialmente. Ele funciona como uma ferramenta de proteção que busca auxiliar na prática das empresas de avaliação de parceiros, analisando os possíveis riscos.
Know Your Employee (KYE):
O Know Your Employee (KYE) refere-se a um conjunto de práticas que devem ser realizadas para checar e conhecer de maneira completa e detalhada o perfil dos colaboradores ou candidatos para uma nova vaga ou ocupação em sua empresa. Isso quer dizer uma prevenção aos riscos, golpes e fraudes aos quais sua empresa seja vulnerável.
Know Your Supplier (KYS):
O Know Your Supplier (KYS) é uma prática que ajuda a garantir que as empresas mantenham relações comerciais saudáveis e seguras com seus fornecedores. Além disso, serve também para ajudar a minimizar riscos, garantindo a conformidade com regulamentos e leis aplicáveis.
Know Your Business (KYB):
O Know Your Business (KYB) é um processo que devem ser realizadas para garantir que as empresas realizem negócios com outras organizações de forma segura e transparente. Ele vai além de verificar a autenticidade e a conformidade legal da empresa parceira, mas também ajuda a mitigar riscos financeiros e reputacionais.
Não se preocupe, em outros artigos do nosso blog exploramos cada um desses termos com mais profundidade. Por agora, nosso objetivo é que você entenda o background check – ou checagem de antecedentes – como uma parte fundamental dessas ações que garantem mais segurança para o seu negócio.
A partir das informações cadastrais de uma pessoa, como o CPF ou nome, por exemplo, conseguimos iniciar uma série de verificações a fim de conhecer a fundo essa pessoa (KYC/KYE). As checagens são feitas nas bases oficiais do governo e em bureaus privados especializados de maneira 100% compliant com a LGPD.
Em poucos segundos retornamos dados que contam quem é a pessoa e traz seu histórico. Verifica ainda se os documentos batem com o nome dela, qual o endereço, profissão, nível de escolaridade, histórico trabalhista, situação financeira, exposição a mídias, histórico criminal e até se a pessoa é monitorada por órgãos internacionais e nacionais financeiros, criminais, ambientais, humanitários e trabalhistas. Veja alguns tipos de checagens a seguir!
Através de uma busca em bases oficiais do governo e de bureaus privados, é possível ter acesso a uma série de informações de cadastro da pessoa física, desde documentos, sexo, filiação, endereços e óbito.
A verificação de registros de classes tem como objetivo evitar fraudes em processos decorrentes da contratação de um profissional que não tenha a permissão necessária para exercer o tipo de função para qual foi contratado.
Exemplos disso são enfermeiros (COREN), médicos (CRM), advogados (OAB), engenheiros e agrônomos (CREA).
Nossa solução verifica, de maneira rápida e automatizada, a validade e a veracidade dos registros de classes apresentados pelos profissionais no momento da contração.
Por meio da nossa expertise jurídica, desenvolvemos uma técnica de buscar os processos trabalhistas da pessoa por meio de informações simples e sem a necessidade do número do processo. O que encontramos é apresentado com o descritivo do processo, partes e valores. Não apresentamos risco para esse tipo de busca. Trazemos transparência.
A checagem financeira é aplicável para empresas que precisam ter transparência da situação financeira de uma empresa ou de uma pessoa. A finalidade é que essas companhias se resguardem de exposições financeiras como, por exemplo, inadimplência ou até corresponsabilização em falência de parceiros.
Dessa forma, é possível ter acesso a todo o histórico financeiro de uma pessoa através da consulta de diversos bureaus privados. Em poucos segundos é possível ter a transparência em relação a débitos, protestos e renda familiar – além da capacidade de pagamento e score de crédito.
Leia também: Análise de risco de crédito: quais critérios avaliar?
A checagem de mídia, a partir do nome, realiza uma busca minuciosa em todos os veículos de imprensa digital e em seus bancos históricos procurando por notícias que a pessoa pesquisada possa ter sido mencionada. Os resultados encontrados apresentam, além dos dados da notícia como fonte, título e data, uma análise de sentimento: Positiva, Neutra ou Negativa.
A consulta criminal utiliza parâmetros do candidato (CPF, Nome ou RG) e busca diversas fontes de informações criminais, como tribunais estaduais e federais, diários oficiais, ministério público, com abrangência nacional. Uma vez encontrada alguma ocorrência, o sistema de maneira automática e customizada faz a indicação de risco daquele candidato.
Os resultados passam por um processo de inteligência que define um risco sobre a pessoa, além de detalhamentos dos processos encontrados em poucos minutos. Todo processo é automático e 100% compliant com a LGPD.
Baseia-se em checar o nome do indivíduo nas diversas listas de restrição que existem no mundo, de PEP, OFAC à INTERPOL. A presença de um nome em uma destas listas significa que a pessoa é monitorada por ser exposta politicamente ou é alguém que sofre sanções por já ter praticado alguma atividade ilícita, de crimes ambientais a lavagem de dinheiro e terrorismo.
Conferimos uma série de informações a fim de validar as experiências profissionais e educacionais apresentadas pelo seu candidato ou parceiro durante o processo de realização da parceria.
Com esse tipo de verificação, você pode assegurar que as informações fornecidas por colaboradores, parceiros ou fornecedores sejam precisas e verdadeiras. Essa prática não só ajuda a prevenir fraudes, como também garante conformidade com normas regulatórias, reduzindo riscos para a sua empresa.
Com as informações cadastrais da empresa, como CNPJ ou razão social, conseguimos realizar verificações que informam a situação da empresa, a estrutura legal, as atividades primárias e secundárias, QSA (quadro societário ativo), endereço, certidões de débito (trabalhista e fiscal), histórico de processos, situação financeira e presença em listas restritivas, como por exemplo: financeiras e de trabalho escravo.
Todas as informações obtidas são apresentadas em uma plataforma com dados unificados e análise de risco automática, o que facilita na avaliação e tomada de decisão. Assim, as consultas são todas automatizadas e levam poucos minutos para finalizar. Os dados também podem ser consumidos via API para integração com outros sistemas do cliente. Veja alguns exemplos de consultas a seguir!
A partir de uma busca na fonte da receita federal e através do número de registro (CNPJ) conseguimos retornar em poucos minutos informações essenciais para o conhecimento da empresa. Dados como situação do cadastro (se empresa possui os documentos e certificações necessárias), endereço, contato, atividade primária e secundária, estrutura legal e quadro societário são apresentados em um relatório unificado e com status de risco automatizado.
Também é possível ter acesso a um leque de informações e certidões relacionadas à empresa e ao âmbito trabalhista nas diferentes esferas, como por exemplo: débito decorrente de multas aplicadas e recursos no âmbito de fiscalização de cumprimento de normas e regras trabalhistas, pesquisa processos trabalhistas nos Tribunais Regionais e processos trabalhistas em que há dívida ativa.
Nossos motores de busca percorrem centenas de milhões de processos judiciais, todos estruturados e normalizados da mesma maneira. A razão social é consultada tanto nas capas de processo quanto em suas publicações oriundas dos diários de justiça. O conteúdo das buscas, após o processamento, fica disponível para os usuários através de um relatório unificado.
Leia mais sobre em Checagem processual: o que é e qual sua importância?
Através da consulta de diversos bureaus privados, em poucos segundos é possível ter a transparência em relação a débitos, protestos, faturamento, além da capacidade de pagamento e score de crédito de uma determinada empresa.
Checamos a presença da razão social da empresa nas diversas listas de restrição que existem no mundo, de trabalho escravo, OFAC à INTERPOL. A aparição de uma empresa em uma das listas significa que a mesma é monitorada por ser exposta politicamente ou sofre sanções por já ter praticado alguma atividade ilícita, como lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo, por exemplo.
A consulta de mídias negativas é essencial para identificar possíveis riscos associados a colaboradores, parceiros ou fornecedores. Ao rastrear informações desfavoráveis em fontes públicas, como notícias e redes sociais, sua empresa pode agir preventivamente, evitando vínculos com indivíduos ou organizações envolvidas em atividades ilícitas ou escândalos
Acesse uma análise detalhada das pessoas e empresas vinculadas a uma organização específica. Com isso, você poderá identificar conexões relevantes, como sócios, colaboradores, clientes e fornecedores. Dessa maneira, tendo mais clareza para avaliar melhor possíveis riscos e oportunidades associados a novas relações comerciais.
Esse tipo de consulta envolve a verificação detalhada de bens, como imóveis e veículos, para assegurar que estejam livres de irregularidades ou litígios.
Através da análise de registros públicos, documentação e histórico, as empresas podem identificar possíveis riscos associados a esses ativos, protegendo seus investimento financeiro e promovendo transparência e a confiabilidade nas transações.
Nesse caso ocorre a verificação de diversas informações relacionadas ao histórico do veículo, como registros de propriedade, multas pendentes ou sinistros anteriores. Além disto, a checagem inclui a análise de eventuais débitos financeiros que podem impactar a legalidade e a utilização do veículo.
Sabemos que é preciso estar em conformidade com leis, regras e regulamentos internos ou externos, de órgãos ou da própria empresa. Pois manter-se de acordo com essas regras é fundamental para o sucesso da sua operação, pois ajuda a:
– Prevenir riscos corporativos;
– Identificar problemas antecipadamente;
– Reconhecer práticas ilícitas em outras organizações;
– Melhorar a imagem da empresa diante de seu público;
– Conscientizar e gerar satisfação nos funcionários;
– Reduzir custos.
Diante disso, nossas soluções de background check são essenciais para o cumprimento de alguns desses conjuntos de regras existentes como Know Your Client (KYC), Know Your Partner (KYP), Know Your Employee (KYE), Know Your Supplier (KYS) e Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).
Como você viu, o uso do Background Check pode gerar diversos diversos benefícios para a sua empresa. Por isso, desenvolvemos uma solução de Background Check completa e super eficiente. Conheça!
Nossa solução de Background Check verifica de maneira 100% automatizada o histórico de pessoas e empresas com o objetivo de promover escalabilidade, transparência e segurança em sua empresa.
Para isso, realizamos uma varredura completa em mais de 200 fontes de bancos de dados, identificando possíveis registros em listas restritivas, históricos criminais, registros financeiros, Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e mídias negativas.
Assim, em poucos minutos, conseguimos gerar para você resultados completos e detalhados. Além disso, todos esses resultados têm todas as descrições acerca das informações e dados identificados sobre o usuário.
Com esse processo, é possível facilitar sua tomada de decisão, assegurando conformidade com as leis vigentes e garantindo para sua empresa, seus parceiros e colaboradores processos muito mais transparentes e seguros.
Fale com nosso time de vendas e saiba como levar mais segurança, transparência e escalabilidade para o seu negócio!
Traduzido para o português, Background Check significa “verificação de antecedentes” – ou ainda “checagem de antecedentes”.
Trata-se da verificação das informações fornecidas por um funcionário durante o processo de recrutamento e seleção, sejam elas pessoais, educacionais ou trabalhistas.
Due Diligence (ou diligência prévia) é o ato de investigar os possíveis riscos de uma nova parceria – tal processo que pode ser realizado por meio do Background Check.
A BGC Brasil é referência em soluções de Background Check no Brasil, entregando resultados completos e super rápidos, promovendo segurança, transparência e escalabilidade para a sua empresa.
Sim, o background check é legal e recomendado. Além disso, em muitos casos, como no setor de educação e financeiro, ele é uma prática exigida.
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Raifran Monteiro
Analista de marketing na BGC Brasil, responsável pelo gerenciamento e criação de conteúdo do blog.
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