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Retenção de Talentos: 13 boas práticas para sua empresa
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Retenção de Talentos: 13 boas práticas para sua empresa

Publicado em

12/05/2025

Tópicos abordados

Em um tempo não tão distante, a retenção de talentos era sinônimo de oferecer um bom salário.

Hoje, empresas que pensam assim saem prejudicadas. A nova realidade do trabalho, acelerada pela pandemia e pelas transformações sociais dos últimos anos, mostra que profissionais talentosos não querem apenas um contracheque, querem qualidade de vida, reconhecimento e crescimento.

Essa perspectiva exige uma mudança de postura: reter se torna uma consequência natural de uma estratégia eficaz de retenção de talentos. E isso começa antes do contrato assinado.

O relatório Talent 2020, da Deloitte, já apontava que 42% dos profissionais procuram novas oportunidades quando sentem que suas habilidades não são valorizadas. O estudo GPTW 2023 reforça essa visão: “oportunidade de crescimento” é o principal motivo que leva colaboradores a permanecerem nas Melhores Empresas Para Trabalhar™.

Pessoa de terno selecionando um ícone de perfil profissional em uma interface digital.
Retenção de Talentos: 13 boas práticas para sua empresa.

Mas como, na prática, transformar essa percepção em ação? A seguir, listamos 13 boas práticas para fortalecer a retenção de talentos com base em dados, estudos e exemplos.

1. Comece pelo recrutamento

Reter talentos começa bem antes de pensar em promoções ou benefícios: começa na hora de contratar. Escolher pessoas com o perfil que se conecta com a cultura da empresa e as competências necessárias faz toda a diferença. Empresas que adotam background check, por exemplo, conseguem contratar com mais segurança, entendendo melhor o histórico profissional e a reputação de cada candidato.

2. Crie um ambiente de comunicação aberta

Ambientes onde as pessoas se sentem à vontade para falar e, principalmente, são ouvidas tendem a ser mais saudáveis. Construir uma cultura de escuta ativa e feedback ajuda a manter as relações mais leves e fortalece o vínculo com o time.

3. Valorize seus colaboradores

Reconhecer o trabalho das pessoas é uma das formas mais poderosas de mantê-las por perto. E nem sempre isso significa dinheiro: um elogio na hora certa, a oportunidade de tomar decisões independentes ou a possibilidade de crescer (tendo um plano de carreira estruturado) são formas muito boas de fazer isso.

4. Estruture um plano de carreira possível

Quando o time enxerga oportunidades de crescimento, o desejo de ficar aumenta. Ter um plano de carreira bem estruturado evidencia que a empresa acredita na sua equipe e deseja que o relacionamento perdure.

5. Coloque o bem-estar no centro

Gente feliz trabalha melhor. Promover saúde física e mental, oferecer apoio em momentos difíceis e respeitar os limites entre o trabalho e a vida pessoal é uma estratégia de retenção, que visa o cuidado com o time, fazendo com que ele se sinta pertencente.

6. Invista em treinamento e desenvolvimento

Investir no desenvolvimento profissional é um dos melhores investimentos. Empresas que oferecem treinamentos, mentorias, focam em estrategias de reskilling e upskilling e lifelong learning, mostram que acreditam no potencial dos seus funcionários, o que fortalece o vínculo.

7. Fortaleça a liderança

Quanto mais preparado é um líder, mais ele inspira, motiva, dá direcionamento e cria ambientes onde as pessoas querem estar. Um bom líder é essencial na retenção de talentos, porque gera identificação e onde há pertencimento, existe retenção.

8. Incentive o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Flexibilidade de horários, respeito ao tempo de cada um e estratégias de engajamento, são muito valorizadas. Uma empresa que entende as dores dos seus colaboradores e sabe que existem um universo complexo em cada um deles, para além do trabalho, conseguem reter mais, pois são humanas.

9. Realize pesquisas de clima e aja com base nelas

Pesquisas de clima são ótimas ferramentas, mas só fazem sentido se vierem acompanhadas de ações. Mostrar que a opinião do time é levada a sério aumenta o sentimento de pertencimento e reduz o turnover. Além do mais, mensurar a satisfação interna ajuda a antecipar problemas e ajustar rotas.

10. Construa uma cultura de confiança

Uma empresa transparente, com critérios claros e coerência e que demonstre isso de forma universal e concisa, torna seu ambiente de trabalho fortalecido e com relações consolidadas, fazendo com que os funcionários sejam os maiores fãs da empresa.

11. Institua o feedback como prática ativa

Feedback não pode ser isolado. Para ser levado em consideração, ele precisa acontecer no dia a dia, de forma leve e construtiva, baseado em comunicação assertiva. Saber como está indo, o que pode melhorar e para onde seguir é essencial para que cada pessoa se sinta no controle da própria jornada.

12. Ofereça segurança

As pessoas querem trabalhar em lugares previsíveis, éticos e estáveis. A comunicação clara, atrelada a um ambiente íntegro, consolida essa sensação de segurança, e isso conta muito na hora de decidir ficar.

13. Construa um propósito coletivo

Mais do que um salário, as pessoas buscam propósito. Quando entendem o impacto do seu trabalho e sentem que fazem parte de algo maior, o vínculo com a empresa se fortalece, entendendo que são relevantes para a organização o que eleva suas autoestimas profissionais. 


Reter talentos é mais do que manter pessoas. É construir relações de confiança, cultivar propósito e criar um ambiente onde profissionais crescem junto com a empresa.

A jornada da retenção de talentos começa na escolha do talento certo e na segurança de contratar quem realmente compartilha os valores da empresa. É nesse ponto que o background check pode se tornar um aliado, garantindo admissões seguras e conscientes.

Porque no fim das contas, a retenção de talentos é reflexo de boas escolhas essas escolhas são refletidas por boas lideranças e boas estratégias.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos de RH e Background Check: Blog da BGC

Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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