• Background Check

  • Compliance

  • Recrutamento

|
Início
Anti-fraude
Homologação de fornecedores: como realizar em 10 passos
Antecedentes criminais
Background check
Compliance
Empresa
Facilitador de checagem
PLD

Homologação de fornecedores: como realizar em 10 passos

Publicado em

04/05/2023

| Atualizado em

04/12/2025

Tópicos abordados

A homologação de fornecedores é um processo com objetivo principal garantir que os fornecedores sejam confiáveis, capazes e qualificados para fornecer os produtos ou soluções necessárias para o funcionamento da empresa.   

Com empresas cada vez mais expostas a riscos operacionais, reputacionais e regulatórios, a homologação de fornecedores tem uma função estratégica. Isso porque, além da pressão por compliance, tanto por parte dos órgãos reguladores quanto dos próprios consumidores, esse tipo de background pode ajudar a economizar recursos financeiros.

As empresas operam hoje em cadeias de supplier complexas, com múltiplos parceiros, prestadores de serviços, distribuidores e terceirizados. Nesse sentido, cada ponto dessa cadeia traz consigo riscos tais quais fraudes, práticas trabalhistas inadequadas, uso indevido de dados, problemas fiscais, corrupção, vazamento de informações, entre outros.

Nesse cenário, confiar apenas em referências ou documentação enviada pelo próprio fornecedor já não é suficiente para garantir segurança e continuidade do negócio. É necessário validar e verificar informações e dados para comprovar a integridade, a capacidade técnica e a conformidade legal de cada fornecedor antes de ele assumir qualquer operação estratégica.

Quer saber como realizar esse processo? Continue a leitura!

O que é a homologação de fornecedores

Pessoa realizando a homologação de fornecedores

A homologação de fornecedores é um processo pelo qual as empresas avaliam e tomam decisões em relação aos fornecedores. Isto, para garantir que atendam aos requisitos de qualidade, segurança, conformidade regulatória e outros padrões essenciais para atender às suas necessidades comerciais e de segurança da empresa. 

Isso quer dizer que, ao homologar o fornecedor ou parceiro, você pode ganhar previsibilidade sobre os riscos que aquela empresa pode oferecer a sua como:

  • Má conduta na execução dos serviços;
  • Processos legais e custos inesperados;
  • Envolvimento em esquemas fraudulentos, internos ou externos;
  • Riscos reputacionais por associação.

Leia também sobre “O que é Know Your Supplier (KYS)”

Por que realizar a homologação de fornecedores

A primeira razão para investir nesse processo é simples: tomar uma decisão sobre um fornecedor (devo contratar ou não) é um processo de extrema responsabilidade. Nesse sentido, ter informações sobre ele como, o histórico de processos ou presença em listas restritivas pode ajudar a embasar sua decisão.

Isso te ajuda a minimizar erros e evitar que problemas futuros sejam sua responsabilidade. Afinal, imagine que precisa contratar um fornecedor para a empresa de garrafas que você trabalha: você não vai estar apenas contratando a empresa parceira, mas também aquilo que o fornecedor vai oferecer como qualidade, prazos e boa conduta. Então, se você contratar algum fornecedor de forma incorreta, tudo isso também será afetado.

Como realizar a homologação de fornecedores em 10 passos

Para realizar a homologação de fornecedores de forma completa e eficiente, é importante seguir esses 10 passos. Confira abaixo! 

10 passos para homologação de fornecedores

  1. Defina os critérios de seleção de fornecedor

    Estabeleça quais informações são necessárias, ou seja, serão avaliadas: certificações, licenças, qualidade, prazos, requisitos técnicos e operacionais. Aqui é importante considerar também que sua empresa pode precisar de documentações específicas à depender do modelo de negócio como processos criminais do CNPJ.

  2. Pesquise fornecedores que possivelmente atendam aos critérios definidos

    Realize um levantamento amplo no mercado, avaliando potenciais parceiros que compartilhem valores, padrões de qualidade e requisitos de segurança.

  3. Solicite informações ao possível fornecedor

    Entre em contato e conheça mais sobre produtos, serviços, estrutura, prazos e processos internos.

  4. Verifique os dados e antecedentes do fornecedor

    Avalie informações tais como histórico jurídico, fiscal, trabalhista e criminal, além de licenças e autorizações necessárias para assegurar que seu fornecedor não ofereça nenhum tipo de risco. Para isso, vale investir em uma plataforma de background check.

  5. Confirme as certificações da empresa

    Valide certificados, registros e licenças especiais (como selo OEA), assegurando que a empresa atende normas técnicas e regulatórias.

  6. Faça uma análise financeira

    Avaliar a saúde financeira do fornecedor como estabilidade, riscos fiscais, endividamento, histórico de fraudes e envolvimento em atividades ilícitas é importante para sua proteção legal.

  7. Avalie possíveis riscos e garanta o compliance

    Garanta que o fornecedor segue padrões éticos, práticas de governança, políticas socioambientais e requisitos de compliance.

  8. Negocie todas as condições da parceria

    Defina regras claras: preços, prazos, SLA, formas de pagamento, volumes, responsabilidades e canais de comunicação.

  9. Monitore continuamente o desempenho do fornecedor

    Após a contratação, acompanhe entregas, qualidade, cumprimento contratual e indicadores de performance para garantir consistência e evitar novos riscos.

Solução de background check para homologação de fornecedores

Quando o assunto é homologar fornecedores com segurança, ter acesso a informações confiáveis deixa de ser um diferencial, passa a ser dado básico. É aqui uma solução de background check especializada, capaz de identificar riscos ocultos e validar cada etapa do processo com precisão.

Nesse sentido, a BGC Brasil oferece uma plataforma completa automatiza a verificação de dados cadastrais, jurídicos, fiscais e reputacionais de pessoas ou empresas. Em poucos minutos, você consegue visualizar pendências, identificar inconsistências e confirmar se o fornecedor está realmente apto a operar com a sua empresa.

Essa estrutura transforma a homologação em um fluxo ágil, transparente e totalmente auditável. Isto significa, menos exposição ao risco, mais segurança na tomada de decisão e uma cadeia de parceiros mais confiável e alinhada às exigências do seu negócio.

Quer saber mais sobre? Agende o teste na plataforma em nosso site.

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Linkedin
Email
Whatsapp

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas

Processo de onboarding digital aplicado em empresa

Onboarding digital: entenda o que é e como implementar

Veja o que é um processo de onboarding digital, quais principais passos e como implementar de forma estruturada esse recurso estratégico para evitar fraudes, acelerar integrações e melhorar a experiência do seu parceiro.

03/12/2025

Sistema para varejo: como a tecnologia pode aumentar a eficiência e reduzir risco

Sistema para varejo: como a tecnologia pode aumentar a eficiência e reduzir risco

Veja mais sobre o varejo e como redefinir a forma de gerir operações e melhorar os resultados de sua empresa.

10/11/2025

Black friday: como se proteger conta fraudes ao comprar

Black friday: veja como se proteger e fazer compras seguras

Entenda mais sobre a origem da Black friday e veja como se proteger, seja você consumidor ou varejista, de fraudes durante esse período para aproveitar mais.

15/10/2025

Materiais gratuitos

Tecnologia no RH

Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Background Check

7 formas de como aplicá-lo na sua empresa

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

10 pilares de um

Programa de compliance

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Guia de boas práticas para

Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

O futuro do RH

7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Preencha o campo ao lado com o seu e-mail

  • BGC Brasil

  • Conheça nosso site
  • Sobre nós
  • Fale conosco
  • Categorias

  • Background Check
  • Compliance
  • Recrutamento
  • Segurança
  • Anti-fraude

©️ bgcbrasil - BGC BRASIL ASSESSORIA LTDA - CNPJ: 29.314.983/0001-12