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Como reduzir o custo de contratação em facilities no Brasil

Publicado em

03/07/2025

Tópicos abordados

No Brasil, o custo de contratação em facilities é uma preocupação constante.

O setor de facilites ganha destaque por ser um facilitador da terceirização de serviços essenciais. E é estimado que, até 2027, esse mercado registre um aumento anual de 4,66%, o que reflete especialmente no Brasil, sendo líder do segmento na América Latina.

Apesar disso, o mercado enfrentra diversas adversidades como alta rotatividade e escassez de mão de obra qualificada, por essa razão, otimizar contratações é um desafio significativo.

Edmilson Pereira, presidente da Federação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Facilities (Febraf), afirma que a escassez de profissionais qualificados é um reflexo da desvalorização dessas profissões no mercado.

“O setor de serviços e facilities é essencial para o funcionamento de qualquer empresa, mas, infelizmente, muitas dessas carreiras ainda são vistas como subempregos. Isso reduz o interesse de novos profissionais em ingressar na área”, afirma o presidente.

Por isso, otimizar custos de contratação e atrair talentos alinhados aos valores da empresa aumenta o desempenho, além de garantir o sucesso das operações.

Feliz gerente corporativo apertando as mãos com trabalhador após reunião de equipe em uma fábrica.
Como reduzir o custo de contratação em facilities no Brasil.

Este artigo oferece 3 estratégias práticas e aplicáveis à realidade brasileira para reduzir o custo de contratação em facilities, sem comprometer a qualidade dos colaboradores.

Otimização do processo de recrutamento e seleção

A otimização do processo de recrutamento e seleção é essencial para reduzir o custo de contratação em facilities e aumentar a retenção de talentos. Cada etapa deve ser meticulosamente planejada e executada. É necessário que haja:

  • Definição clara do perfil: antes de iniciar a busca, defina claramente o perfil do candidato ideal. Liste as habilidades técnicas, comportamentais e a experiência necessária. Utilize descrições de cargo detalhadas e alinhadas com as necessidades da empresa.
  • Anúncios atraentes: crie anúncios de emprego que destaquem os benefícios de trabalhar na sua empresa, como oportunidades de crescimento, cultura organizacional positiva e pacote de remuneração competitivo.
  • Entrevistas estruturadas: utilize roteiros de entrevista para garantir que todos os candidatos sejam avaliados de forma consistente de acordo coma vaga pretendida. Inclua perguntas comportamentais para identificar as habilidades e características que você procura.
  • Feedbacks agéis: mantenha os candidatos informados sobre o andamento do processo seletivo. O feedback rápido demonstra respeito e profissionalismo, além de evitar que bons candidatos percam o interesse.
  • Verificação de antecedentes: para a pré-seleção, realize a verificação de antecedentes dos seus candidatos a fim de avaliar potenciais riscos legais ou reputacionais para sua organização. Além disso, analise o histórico dos candidatos para determinar o alinhamento com a organização e com a vaga.

Saiba qual o prejuízo de não verificar antecedentes de seus candidatos para sua empresa

Uso de tecnologias para RH

A triagem manual de currículos pode ser demorada e gerar trabalho demasiado para o setor de R&S. Softwares de ATS (Applicant Tracking System) e outras ferramentas de inteligência artificial podem automatizar este processo, identificando os candidatos mais qualificados de forma rápida e precisa, mas esse processo sozinho não basta.

Você pode utilizar o background check para implementar estrategicamente verificações de antecedentes e reduzir ainda mais o custo de contratação em facilities.

Como funcionam:

Essas plataformas empregam algoritmos que avaliam currículos, identificando habilidades, experiência e palavras-chave que se alinham aos seus requisitos.

Leia também: 7 erros básicos no processo de admissão que você deve evitar

Em seguida, soluções integradas de verificação de antecedentes podem verificar de forma rápida e eficiente o histórico do candidato, proporcionando tranquilidade e mitigando riscos potenciais. Trata-se de uma abordagem estratégica para a aquisição de novos talentos.

A importância de um bom processo de onboarding

Um processo de onboarding é fundamental para reduzir o turnover e, consequentemente, o custo de contratação em facilities.

Um novo funcionário que se sente bem-vindo, integrado e valorizado tem maior probabilidade de permanecer na empresa.

Descubra quanto pode custar uma contratação errada, acesse: calculadora de risco em contratações.

Atividades e materiais para o onboarding

  • Boas-vindas: Prepare um kit de boas-vindas com materiais informativos sobre a empresa, sua cultura e seus valores.
  • Treinamento: Ofereça treinamento completo sobre as funções do cargo, as políticas da empresa e os procedimentos de segurança.
  • Mentoria: Designe um mentor para acompanhar o novo funcionário e oferecer suporte e orientação.
  • Feedback: Realize reuniões regulares de feedback para avaliar o desempenho do novo funcionário e oferecer oportunidades de desenvolvimento.

Leia também: Gestão de Pessoas: como transformar uma equipe em time de alta performance?

Concluindo

De acordo com o portal Terra, a escassez de mão de obra qualificada tem se tornado um dos maiores desafios do setor de facilities no Brasil. Muitos profissionais fundamentais estão migrando para aplicativos em busca de maior flexibilidade e remuneração.

Ao implementar essas estratégias em sua empresa de facilities, você pode reduzir significativamente os custos de contratação, atrair e reter talentos e otimizar a eficiência operacional. Isso, por sua vez, impulsionará a rentabilidade do negócio.

Para saber mais sobre como otimizar seus processos de recrutamento e seleção utilizando background check, acesse nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções.

Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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Monise Soares

Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).

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