Publicado em
19/08/2025
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Na era da informação, um único clique pode expor um perfil a milhares de notícias. Mas em meio a manchetes sensacionalistas e a velocidade da internet, como distinguir a verdade do engano?
Uma análise superficial de mídias negativas pode ser perigosa, principalmente em um país onde quase 90% da população admite ter acreditado em conteúdos falsos.
Segundo um levantamento do Instituto Locomotiva para a Agência Brasil, oito em cada dez brasileiros já deu credibilidade a fake news e mesmo assim, 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em um conteúdo.
Muitas vezes, o que parece ser um escândalo no título de uma notícia pode ser, no conteúdo, um simples mal-entendido ou até mesmo um fato mal interpretado, bem como uma mentira.
Veja também: Por que preciso de gestão de riscos em minha empresa?
Portanto, uma análise aprofundada do teor da notícia é fundamental para garantir a compreensão do contexto e evitar discriminações e mal-entendidos.
Este artigo demonstrará como uma análise completa e inteligente de mídias pode transformar sua consulta e fornecer informações precisas.
A busca superficial por informações de CPF ou CNPJ, focada em palavras-chave e títulos, resulta em análises de mídias negativas incompletas e arriscadas, sendo a forma mais comum de pesquisa.
Veja também: Como consultar antecedentes criminais pelo CPF ou nome
Em um ambiente digital marcado por clickbait e notícias falsas, a Lei nº 2.630/2020, criada para combater a desinformação, enfrenta desafios devido à garantia constitucional da liberdade de expressão e de imprensa, que estabelece limites em casos de risco à sociedade.
Mesmo assim, notícias falsas representam um problema social grave com potenciais consequências danosas. Portanto, é crucial que as pessoas verifiquem a veracidade das informações na avaliação de terceiros antes de compartilhá-las ou nesse caso, confiar nelas.
Pois isso pode gerar um sério problema, custoso e discriminatório para uma organização que visa fechamento de novas parcerias, com outras empresas, fornecedores ou novas contratações.
A dificuldade em distinguir fatos de boatos pode fazer com que uma notícia falsa prejudique a reputação de um candidato ou empresa de forma indevida, levando a uma contratação errada e aos altos custos de turnover por desligamentos precoces.
Veja aqui o custo de uma contratação equivocada para sua empresa e faça o cálculo: calculadora de riscos em contratações.
Ao invés de uma simples lista de menções, uma análise de mídias negativas aprofundada pode utilizar IA para realizar uma varredura minuciosa em todos os veículos de imprensa digital e em seus bancos históricos.
Veja: IA generativa: Como o compliance pode se beneficiar?
Com os resultados encontrados, utilizando uma plataforma de checagem de antecedentes, as notícias passam por um processo de inteligência artificial que entrega, além dos dados da notícia como fonte, título e data, a análise de sentimento da mídia pode ser categorizada em positiva, neutra ou negativa.
Essa classificação, baseada no teor e no contexto, fornece uma visão muito mais rica e confiável do perfil de uma pessoa ou empresa.
Uma menção a um indivíduo em um artigo sobre um evento positivo, por exemplo, não será mais categorizada como negativa apenas por uma palavra-chave não muito positiva.
Saiba mais sobre o tema, acesse: Parametrização de riscos: Por que classificar ocorrências em seu KYP
Essa abordagem é mais inteligente e permite identificar possíveis riscos reputacionais antes do fechamento da parceria, fortalecendo a due diligencie e reduzindo problemas e prejuízos legais ou financeiros.
Saiba como fortalecer sua gestão de riscos adotando uma verificação de antecedentes completa, para pessoas, empresas e ativos.
Fale com a nossa equipe e veja como implementar a checagem de mídias negativas no seu processo de checagem, alinhado com outras formas de background check, como criminal e cível.
A análise isolada de mídias negativas é insuficiente para uma checagem de antecedentes completa, a combinação com verificações de histórico criminal, financeiro e profissional é essencial.
Uma simples busca por notícias negativas em um contexto empresarial pode ser superficial e arriscada, por isso para uma gestão de riscos eficaz, é fundamental ir além dos títulos e entender o teor de cada notícia.
Veja como implementar um programa de gestão de riscos em sua empresa, acesse: Programa de Gestão de Riscos: Veja como implementar em sua empresa
Ao adotar essa abordagem, você pode garantir que suas decisões sejam justas, embasadas em dados precisos e que protejam a sua empresa.
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog e descubra outras temáticas que podem ser úteis para sua organização.
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Monise Soares
Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).
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