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Due Diligence: Entenda o que é e como implementar

Publicado em

18/10/2024

Tópicos abordados

Due Diligence ou diligência prévia é o nome dado ao processo de análise de informações sobre uma pessoa ou empresa realizado previamente. Isto é, um processo  importante para realizar antes de concretizar novas parcerias. 

No cenário atual, onde a dinâmica das empresas é marcada por alta competitividade  e as regulamentações estão cada vez mais rigorosas, investir em processos que te ajudem a mitigar problemas é fundamental.

Nesse sentido, surge a due diligence. Essa uma estratégia interessante para você que deseja identificar e antecipar riscos relacionados a empresas. 

Continue sua leitura para entender o que é esse processo e como implementá-lo em sua empresa.

O que é due diligence

Também conhecida como diligência devida ou prévia, a due diligence refere-se ao processo cuidadoso de identificar e antecipar riscos antes de concretizar novas parcerias. 

Ou seja, quando há a possibilidade de surgir uma nova parceria comercial, a due diligence te ajuda a entender os riscos envolvidos nessa negociação.

Nesse sentido, é possível dizer que a due diligence faz parte de um processo de gestão de riscos e compliance e, tem como etapas, auditorias, análises e previsões e, também, identificação de oportunidades.

Equipe de profissionais analisando documentos e gráficos durante um processo de due diligence para avaliar a viabilidade de uma parceria estratégica.
Due Diligence em processo

Qual o objetivo da due diligence?

A due diligence deve acontecer antes de uma negociação sobre parceria efetivamente ser concretizada.

Sob essa visão, podemos dizer que esse processo tem como objetivo avaliar terceiros. Isto é, entender os riscos relacionados a parceiros, fornecedores, colaboradores e ativos. 

Um exemplo prático do uso da due diligence é a situação de fusão ou aquisição. Nesse caso, a devida diligência ajuda a entender os pontos e riscos deste processo.

Quais os principais tipos de diligência prévia

A due diligence pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo do foco e do objetivo da análise. Veja os principais tipos!

Due diligence trabalhista

Esse tipo de due diligence visa identificar possíveis passivos e riscos relacionados às relações de trabalho, incluindo a conformidade com a legislação trabalhista, contratos de trabalho, políticas internas e obrigações previdenciárias.

Due diligence jurídico

Durante essa análise, são examinados documentos e contratos relevantes, como estatutos sociais, acordos comerciais, licenças, autorizações e registros de propriedade intelectual.

Due diligence financeiro

O principal objetivo dessa prática é avaliar a saúde financeira da organização, assegurando que os dados apresentados nas demonstrações financeiras sejam precisos, completos e estejam em conformidade com as normas contábeis vigentes.

Due diligence imobiliário

Esse tipo busca garantir que todas as informações relevantes sobre o imóvel estejam claras e corretas, minimizando riscos e protegendo o comprador ou investidor de problemas futuros.

Due diligence e antifraude

Refere-se ao processo de investigação detalhada e avaliação de uma empresa, transação ou indivíduo para identificar e mitigar riscos de fraude.

Leia também: Conheça 5 métodos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Devida diligência e compliance

Para o compliance, a due diligence exerce um papel fundamental. Isso porque, ao realizar investigações detalhadas sobre novos parceiros, a empresa assegura que todas as suas relações comerciais estão em conformidade com as normas legais e éticas. 

Além disso, a devida diligência garante que as decisões empresariais sejam baseadas em dados precisos e análises criteriosas, reduzindo a exposição a riscos que possam comprometer a sustentabilidade e a reputação da empresa

Como realizar a due diligence? 

Realizar uma due diligence eficiente é fundamental para garantir a segurança em transações comerciais, como fusões, aquisições e parcerias estratégicas.

Esse processo envolve a análise minuciosa de aspectos financeiros, legais, operacionais e até reputacionais de uma empresa ou ativo, com o objetivo de identificar riscos ocultos e assegurar que todas as informações relevantes sejam conhecidas antes de uma tomada de decisão.

A seguir, explicaremos os principais passos para conduzir uma due diligence de forma eficaz, minimizando riscos e protegendo os interesses do seu negócio.

Passo 1: Ter um código de ética e políticas de integridade

Para iniciar a implementação da due diligence, é importante ter em sua empresa uma política e normas bem estabelecidas sobre processo de gestão de riscos.

Passo 2: Criar e desenvolver um programa de integridade

Baseada nas normas e políticas, o próximo passo é estruturar um programa de integridade. Nele, todas as normas da política serão colocadas em prática.

Passo 3: Investir em tecnologias e processos de análise de riscos

Para realizar a due diligence é importante utilizar tecnologias e ferramentas que otimizem o processo e minimizem erros.

É o caso do background check, por exemplo. Com esse tipo de processo você consegue realizar a avaliação de terceiros de modo automatizado, conhecendo melhor suas potenciais parcerias.

Passo 4: Realizar a avaliação de terceiros

Como vimos anteriormente, é essencial realizar a due diligence de terceiros. Isto é, antecipar riscos que parcerias, fornecedores, colaboradores e ativos podem representar para sua empresa.

Veja também: Know Your Employee (KYE): qual a importância para o seu negócio

Passo 5: Realizar monitoramento contínuo e auditorias

Mesmo realizando a antecipação dos riscos, você pode e deve manter o monitoramento das parcerias, mapeando riscos que possam surgir.

Por que KYC e os outros “Know Your” estão relacionados a devida diligência?

O conceito de KYC, junto com outros processos “Know Your” (Know Your Partner, Know Your Employer, Know Your Suplier e Know Your Business) está diretamente relacionado à due diligence porque ambos visam garantir que as partes envolvidas em uma transação ou relação comercial sejam confiáveis e estejam em conformidade com as normas legais e regulatórias.

No caso do KYC, o objetivo é conhecer profundamente seus clientes, verificando sua identidade e histórico, a fim de prevenir problemas como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e fraudes. Processos como Know Your Partner e Know Your Supplier seguem a mesma lógica, mas são aplicados a parceiros comerciais e fornecedores, assegurando que essas relações sejam transparentes e éticas.

Esses mecanismos fazem parte da due diligence, pois ajudam a realizar uma análise criteriosa das partes envolvidas antes de fechar qualquer acordo. Assim, ao coletar e validar informações precisas, as empresas conseguem identificar riscos ocultos e evitar problemas futuros, protegendo sua reputação e evitando sanções legais.

Qual a diferença da due diligence e investigação?

A principal diferença entre due diligence e investigação está no foco e no propósito de cada processo. 

A due diligence é uma análise preventiva, realizada antes de transações comerciais. Já a investigação é uma análise reativa, geralmente conduzida quando já há suspeitas de irregularidades, fraudes ou má conduta.

Ou seja, enquanto a due diligence busca prevenir problemas, a investigação visa descobrir e solucionar questões que já ocorreram.

Vantagens da due diligence para sua empresa

As vantagens do processo de due diligence são inúmeras e fundamentais para a segurança e sucesso de transações comerciais. Algumas das principais são:

  1. Identificação de riscos ocultos: O processo permite detectar problemas financeiros, legais, operacionais e reputacionais que poderiam comprometer o negócio ou a parceria.
  2. Tomada de decisão mais informada: Com uma análise detalhada de todos os aspectos da empresa ou ativo, é possível tomar decisões baseadas em dados concretos, minimizando incertezas.
  3. Prevenção de fraudes e irregularidades: A due diligence ajuda a verificar a legitimidade das partes envolvidas, evitando fraudes, corrupção ou inconsistências documentais.
  4. Segurança jurídica: O processo assegura que a transação está em conformidade com a legislação, reduzindo riscos de litígios futuros.
  5. Valorização do investimento: Ao conhecer detalhadamente o ativo ou a empresa, o comprador pode negociar melhor os termos e garantir um retorno mais seguro sobre o investimento.
  6. Proteção da reputação: Evitar parcerias com empresas ou indivíduos envolvidos em práticas antiéticas preserva a imagem e a credibilidade da sua organização no mercado

Background check e antecipação de riscos

Com nossa tecnologia de background check você consegue identificar de forma prévia potenciais riscos associados a novas parcerias comerciais.

Em poucos minutos e em tempo real, nossa plataforma gera um relatório completo e detalhado com a indicação de possíveis ocorrências e a classificação dos riscos, de acordo com seus critérios.

Assim, você consegue tomar decisões mais assertivas e mitigar problemas legais e financeiros.

Quer saber mais? Visite nosso site e conheça nossa plataforma.

 

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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