Publicado em
22/08/2025
Tópicos abordados
Para muitas empresas, perguntar se o candidato pode apresentar uma certidão de antecedentes criminais é parte da rotina de contratação, mas o que parece inofensivo, é uma complexa e delicada questão jurídica.
A prática, apesar de comum, é considerada ilegal em muitos casos e pode expor a empresa a processos judiciais por discriminação.
Saiba aqui: Como consultar antecedentes criminais pelo CPF ou nome de forma segura
A legislação brasileira, com base em leis como a 7.716 de 1989, entende a discriminação como qualquer tratamento desigual que cause constrangimento, humilhação ou impeça o acesso ao trabalho sem uma justificativa objetiva.
A recusa de um emprego com base em antecedentes criminais, sem que o cargo exija tal verificação, enquadra-se nesse tratamento desigual.
Mesmo assim, a necessidade de verificar a idoneidade dos candidatos é fundamental, no entanto, como equilibrar a segurança da empresa com o direito ao trabalho e à dignidade do candidato?
Acesse: Entenda o papel do jurídico na verificação de antecedentes
As normas são claras, mas as exceções e nuances do tema são frequentemente desconhecidas, deixando o RH e os gestores em uma zona de incerteza.
Para garantir um processo seletivo justo, seguro e conforme, é fundamental ter conhecimento sobre o tema.
Este artigo foi feito para você: ele irá esclarecer o que a lei realmente diz sobre a exigência de antecedentes criminais e como sua empresa pode realizar uma checagem de forma ética e sem riscos.
Continue a leitura e descubra as melhores práticas para uma gestão de riscos eficaz e legalmente segura.
É fundamental entender o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.
Em regra, o STF considera que a exigência de certidão de antecedentes criminais de um candidato é uma prática discriminatória.
Aprofunde seu conhecimento sobre o tema, acesse: Entenda se verificar antecedentes de uma pessoa ou empresa é legal
A justificativa para essa decisão é de proteger a dignidade da pessoa humana e o direito ao trabalho, evitando que um histórico criminal, mesmo após o cumprimento da pena, seja um impedimento permanente para a reintegração social.
No entanto, o STF estabeleceu uma importante ressalva: as certidões negativas podem ser solicitadas, porém se houver uma justificativa objetiva e plausível para o ato.
A consulta de antecedentes de modo automatizado, portanto, não é contra a lei. Ao contrário, ela está alinhada com a legislação, que visa combater a discriminação.
A checagem automatizada é uma ferramenta de gestão de riscos que permite a uma empresa tomar decisões com total clareza sobre um candidato, evitando irregularidades e problemas futuros para a organização.
Os critérios de riscos são definidos por quem está usando a solução e isso faz com que a plataforma não tenha poder sobre a discriminação dos candidatos. Além disso, ela usa dados oficiais na busca por antecedentes.
A lei permite a exigência de antecedentes criminais para cargos cuja natureza está diretamente ligada a riscos ou que exigem um nível elevado de confiança.
As profissões que se enquadram nessas exceções geralmente envolvem:
Descubra: Por que checar os antecedentes do profissionais de saúde da sua clínica
Veja mais: 4 setores de alto risco que devem realizar a verificação de antecedentes
A certidão de antecedentes criminais, por si só, é apenas uma parte da checagem de antecedentes.
Para uma gestão de riscos completa e em conformidade com a lei, a melhor prática é realizar uma checagem abrangente.
Confira: Esse é o custo da não investir em gestão de riscos para sua empresa
O objetivo de uma checagem de antecedentes não é o de discriminar, mas o de proteger a organização, seus colaboradores e sua reputação.
Trata-se de uma validação de que o candidato é, de fato, quem ele diz ser, e de que não representa uma ameaça para a integridade da empresa, seja ela financeira, física ou reputacional, focando em reduzir custos e riscos operacionais.
Veja também: Como calcular e reduzir o custo de uma contratação
Focar em automatizar o processo de checagem de antecedentes é um caminho bem sucedido para o bom andamento da operação, pois otimiza o tempo de contratação bem como a efetividade dela.
Os antecedentes criminias de um candidato não podem ser exigidos em processos seletivos, porém o RH, o gestor e a empresa buscam segurança, e a melhor forma de obtê-la é através de uma checagem abrangente e alinhada à lei.
Ao fazer isso, sua empresa garante um processo de contratação justo, transparente e eficaz, protegendo-se de riscos e construindo um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
Por isso, seja um RH mais estratégico ao adotar a checagem de antecedentes, pois ter o controle e a clareza para tomar as melhores decisões é a forma mais segura de proteger a sua empresa.
E para mais conteúdos como esse, acompanhe as publicações do nosso blog, clique aqui.
Compartilhe:
Monise Soares
Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).
Postagens relacionadas
Como fazer a checagem de veículos e evitar irregularidades na sua frota
Saiba como checar veículos e evite irregularidades na frota da sua empresa com o background completo do ativo e do motorista.
29/08/2025
Saiba como a checagem de histórico profissional pode validar experiências
Entenda como a verificação de histórico profissional blinda sua empresa de riscos e garante contratações mais assertivas.
22/08/2025
Checagem de histórico educacional: entenda a importância de verificar diplomas e certificações
Entenda como a checagem de histórico educacional protege sua empresa de prejuízos financeiros, danos à reputação e desestabilização da equipe.
13/08/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail