Publicado em
23/03/2023
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Know Your Customer (KYC) é um processo utilizado por empresas para verificar seus clientes, sejam eles indivíduos ou outras empresas e, assim, analisar se eles representam algum tipo de risco para a instituição como fraudes, lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo ou outras atividades ilícitas.
O Know Your Customer é um processo composto por um conjunto de normas e etapas. Ele tornou-se comum no meio empresarial, onde muitas instituições já entendem a importância de analisar e conhecer, de fato, quem são seus clientes a fim de garantir transparência e segurança para a relação.
Com este processo, as empresas facilitam seus meios de verificação e conseguem manter a integridade da relação e ausência de riscos. Continue a leitura e entenda tudo sobre o processo de Know Your Customer (KYC).
O termo “Know Your Customer”, traduzido, significa “conheça seu cliente” e consiste em um processo que empresas ou indivíduos utilizam para verificar seus clientes e averiguar se estes representam algum risco à sua empresa. Ou seja, um método de garantir que nenhum risco atinja a instituição por descuidos desta relação.
O processo ocorre desde o momento de cadastro até a conclusão de todas as análises que podem ser feitas. Essas análises são diversas e, em geral, são informações sobre renda, investimentos de um cliente, análise de crédito e identificação de Pessoas Politicamente Expostas (PEPs).
Além disso, o Know Your Customer (KYC) auxilia as empresas a garantir o cumprimento perante as leis vigentes. Isto visto que a verificação permite a empresa saber se o cliente pode estar envolvido em algum esquema de ato ilícito como lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, por exemplo.
Veja também: Análise de risco de crédito: quais critérios avaliar?
Como explicamos brevemente, o Know Your Customer (KYC) é um processo que pode ajudar tanto no combate a possíveis riscos assim como na conformidade com as leis atuais. De forma geral, o KYC torna-se estratégico para que as empresas possam:
Empresas que utilizam o Know Your Customer (KYC) conseguem minimizar e, muitas vezes, erradicar os riscos aos quais estão vulneráveis e, portanto, aumentar sua proteção. Riscos estes que poderiam prejudicar a empresa financeira, suas operações e, consequentemente, sua reputação nas mídias.
O processo de KYC ajuda no mapeamento do cliente, isto é, entender qual o perfil e as características do cliente da empresa. Tal mapeamento é super importante para questões que vão além da segurança, assim como para a elaboração de táticas de vendas.
Realizar o processo de Know Your Customer (KYC) é essencial para a construção de um bom Programa de Compliance. Isto já que ao analisar seu cliente e prevenir riscos, você está promovendo transparência e segurança para sua instituição e, também, se adequando a normas e diretrizes da áreas.
Ao não conhecer o cliente a fundo, além de estar vulnerável aos prejuízos de golpes e fraudes, estar associado a atos ilícitos e, portanto, em desconformidade com as leis, sua empresa pode sofrer graves penalidades que custarão muito dinheiro. Nesse sentido, o Know Your Customer (KYC) pode ajudar a prevenir estes prejuízos e colaborar com o desenvolvimento financeiro da sua empresa.
A importância do Know Your Customer (KYC) se deve a diversos fatores, incluindo a prevenção de crimes financeiros, a proteção contra a lavagem de dinheiro e a garantia de conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. Todavia, esse processo também é muito necessário para ajudar na construção de um relacionamento de confiança entre as empresas e seus clientes.
Em uma primeira análise, ao realizar uma verificação completa por meio do Know Your Customer (KYC), as empresas podem obter informações cruciais sobre seus clientes, como sua identidade, endereço, fonte de renda e histórico de crédito. Tais informações ajudam a garantir que as transações financeiras sejam legítimas e que os clientes sejam quem dizem ser.
Em uma segunda análise, além disso, o contrário também é possível e muito importante. Isto é, um indivíduo –cliente – pode verificar dados acerca de uma empresa e entender se esta representa uma instituição adequada à lei e que de fato cumpre suas funções de maneira correta.
Tal fato ocorre porque o Know Your Customer (KYC) faz com que o cliente se sinta mais seguro em relação ao negócio e as transações financeiras. Desta maneira, eles entendem que aquela relação é segura e tornam-se mais propensos a continuar fazendo negócios com a empresa a longo prazo.
Veja também: Boas práticas de compliance em compras e contratos
Para dar praticidade ao Know Your Customer (KYC) é importante buscar uma solução que otimize esse processo. Nosso Background Check, por exemplo, possibilita escalabilidade para seus processos e verifica de forma 100% automatizada pessoas ou empresas, auxiliando no KYC.
Isso porque, utilizando mais de 200 fontes de dados nacionais e internacionais, realizamos uma varredura que permite ter acesso a informações e dados acerca de seu cliente. Isto é, é possível analisar seu histórico de crédito, histórico trabalhista, investigar possíveis fraudes, golpes e envolvimento em atos ilícitos, assim como identificar Pessoas Politicamente Expostas (PEPs) e entre outros.
Após realizar essa pesquisa, nossa ferramenta gera resultados completos e detalhados com toda a descrição acerca das informações apresentadas. Além disso, geramos para você uma análise que indica o nível de risco da relação como baixo, médio ou alto.
Com base nesses resultados, você consegue verificar se seu cliente é realmente quem diz ser e garantir que a relação comercial seja segura, transparente e não ofereça nenhum risco para o compliance de sua empresa ou para a reputação dela. Ademais, é possível minimizar riscos e garantir a integridade financeira de sua empresa.
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Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
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