Publicado em
08/02/2023
Tópicos abordados
Para compras boas práticas de compliance não se limitam a estar em conformidade, mas sim garantir que as operações e a cadeia de supplier não sejam afetadas por conta de riscos não foram identificados previamente.
O setor de compras da sua empresa tem um papel muito importante na mitigação de riscos relaiconados a terceiros. Ao olhar para novos fornecedores ou negócios, é possível dizer que esse departamento está lidando com riscos reputacionais, legais e financeiros.
É por isso que, nesse conteúdo, vamos conhecer as boas práticas de compliance que devem ser aplicadas para minimizar futuras ocorrências em sua empresa.
Ter conhecimento acerca dessas boas práticas de Compliance é entender como realizar a análise e monitoramento de riscos envolvidos no processo de novos negócios como homologação de fornecedores ou processos de M&A’s.
Imagine o cenário no qual sua empresa precisa contratar um novo fornecedor ou terceirizar a logística da sua empresa, existe uma chance dessa parceria não oferecer nenhum problema, mas também existem 10 vezes mais chance de seu fornecedor seguir uma má conduta, estar envolvido em alguma operação ilegal, não ter as certificações e licenças necessárias.
Veja também Como realizar a homologação de fornecedores em 10 passos
Nesse sentido, a gestão de contratos e a realização de compras deve ter uma estrutura de due diligence, em seus processos. Isto é, promover avaliação prévia dos possíveis riscos, assim como o monitoramento de possíveis ameaças ao longo do tempo.
Ou seja, identificar a probabilidade desse fornecedor gerar prejuízos financeiros para sua empresa. Mas como identificar isso?
Para conseguir identificar esses riscos, o setor de compras pode e deve seguir com as seguintes práticas de um programa de compliance.
Antes de formalizar qualquer contratação, é essencial realizar o Know Your Supplier (KYS) e, para isso verificar a reputação, integridade e histórico dos fornecedores.
O background check ajuda a identificar envolvimento com fraudes, corrupção, processos judiciais ou outras irregularidades que possam comprometer a empresa.Conheça mais sobre o backgroun
Estabelecer procedimentos para coleta e análise de informações relevantes para a gestão de terceiros. Isso inclui a verificação de documentação, situação fiscal, presença em listas restritivas, registros públicos e conformidade com legislações específicas.
Mapear a cadeia de fornecimento e identificar pontos críticos de exposição a riscos como práticas trabalhistas irregulares, uso de intermediários ou fornecedores em regiões com alto índice de corrupção.
Leia também sobre Como analisar parcerias pode reduzir riscos reputacionais
Criar ações para identificar, combater e minimizar riscos é totalmente necessário para o setor de compras. Isto porque, além de ser responsável por questões comerciais, prestação de serviço e contratações, é o setor que possui mais conexão com o segmento financeiro da empresa, super vulnerável a golpes.
Sendo assim, o segmento de compras precisa garantir duas coisas. A primeira é o cumprimento adequado das Leis por meio da instalação de diretrizes e normas e a segunda é assegurar que todas as estratégias e boas práticas de Compliance sejam realizadas de maneira correta e eficiente nos seus processos de trabalho.
Isto visto que por meio dessas boas práticas de compliance, a empresa consegue garantir um controle muito mais eficiente e cauteloso sobre as relações. Assim, ela pode, por exemplo, elaborar critérios de avaliação de riscos, estabelecer que 100% das relações estejam de acordo com a legislação, proteger dados da empresa, prevenir perdas e prejuízos financeiros, assim como riscos reputacionais.
Riscos não identificados hoje são para sua empresa gastos e prejuízos financeiros amanhã.
Então, ao não identificar esses riscos com uma verificação de antecedentes de parceiros, o setor de compras poderia estar deixando passar problemas reputacionais, possíveis processos legais e golpes e fraudes.
Nesse sentido, as boas compras de compliance devem ser vistas como investimentos que podem otimizar processos e diminuir gastos e ocorrências.
Nossa solução de Background Check pode auxiliar sua operação com essas essas boas práticas por meio da nossa plataforma de verificação de antecedentes.
Com ela, você consegue identificar antecedentes de colaboradores, fornecedores, parceiros ou terceiros de modo 10% automatizado.
Além disso, nossos resultados sobre os riscos são completos, fornecendo para você detalhadamente o nível dos riscos de acordos com as regras que você estabelecer.
Para conhecer mais e agendar um teste gratuito, clique no link!
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Novas diretrizes do DOJ sobre inteligência artificial e compliance acendem alerta para empresas brasileiras
As novas diretrizes do DOJ alertam para o uso tecnologia sem controle. Entenda como compliance e inteligência artificial se conectam e o que sua empresa precisa fazer agora.
23/05/2025
Compliance na contratação: como o jurídico pode ajudar a minimizar riscos
Entenda por que integrar compliance na contratação é essencial para minimizar riscos jurídicos, proteger a reputação da empresa e garantir admissões mais seguras.
21/05/2025
Os 7 pilares do compliance financeiro: como proteger sua empresa e construir confiança
Veja como os 7 pilares do compliance ajudam sua empresa a crescer com solidez, transparência e menos riscos.
16/05/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail