Publicado em
07/05/2025
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Quando falamos em background check, é comum pensar na checagem de antecedentes de pessoas, porém avaliar empresas também é essencial e faz toda a diferença na hora de fechar um contrato, contratar um fornecedor ou iniciar uma parceria.
Se sua empresa quer crescer de forma segura, é preciso olhar além do CNPJ ativo. Afinal, firmar relações com empresas que acumulam processos, dívidas, sanções ou má reputação pode trazer riscos jurídicos, financeiros e até prejudicar a imagem do seu negócio.
Para te ajudar nesse processo, listamos os 5 tipos de background check para avaliar empresas com quem você pretende se relacionar.
Ao analisar se uma empresa responde (ou já respondeu) a ações trabalhistas, cíveis ou tributárias recorrentes, você entende se ela costuma cumprir obrigações com clientes, colaboradores e parceiros.
Claro que o simples fato de responder a um processo não significa que a empresa é ruim. Mas volume, padrão e contexto são significativos. Por exemplo: múltiplos processos por calote em fornecedores ou assédio a funcionários.
Essa checagem permite entender se a empresa tem um histórico que combina com os valores e padrões da sua organização ou se pode representar um risco.
Imagine firmar um contrato com uma empresa que está na lista de sanções da ONU, do OFAC (Estados Unidos) ou em programas nacionais de combate à lavagem de dinheiro. Parece improvável? Acontece se a checagem não for realizada da forma correta, como por meio de banco de dados ou delegacias de polícia.
Essa checagem cruza dados da empresa e dos seus representantes com diversas watchlists nacionais e internacionais. Ela é indispensável para empresas que seguem diretrizes de compliance, ESG ou operam com bancos, instituições financeiras ou governos.
Além de cumprir requisitos legais e de integridade, essa etapa protege sua empresa de associação indireta com atividades ilícitas ou pessoas politicamente expostas sem histórico confiável.
Antes de qualquer contrato, é essencial confirmar se a empresa existe de fato, está com a situação regularizada junto à Receita Federal e pode emitir notas fiscais.
Essa checagem inclui:
Ela evita vínculos com empresas fantasmas, inativas ou com pendências fiscais graves, o que pode colocar seu negócio em risco.
Um exemplo recente mostra como negligenciar a análise prévia de empresas pode gerar sérios impactos. Em abril de 2024, a Justiça manteve a condenação de uma empresária acusada de causar um rombo de R$ 100 milhões utilizando empresas fantasmas para fraudar contratos e sonegar tributos. Segundo o site Olhar Jurídico, a fraude envolvia a abertura de empresas em nome de terceiros para escapar de fiscalizações e disfarçar atividades ilícitas
Nem todo risco aparece nos processos ou nos registros públicos. Às vezes, o problema está na imagem pública da empresa: escândalos recentes, investigações jornalísticas, envolvimento em fraudes, denúncias de corrupção ou atitudes antiéticas.
Esse tipo de background check analisa menções públicas, notícias negativas, presença em redes sociais e conteúdo relacionado à reputação da empresa.
Essa etapa é fundamental porque o dano de imagem por associação é extramanete danoso para a imagem da sua empresa. Se sua empresa fecha um contrato com outra que está no centro de uma crise pública, essa ligação pode te afetar, mesmo não haja relação direta com o problema.
Muitas vezes, o maior risco não é a empresa em si, mas quem está por trás dela. Por isso, é importante avaliar também o histórico dos sócios e representantes legais. Pessoas físicas que assinam contratos, conduzem negociações e tomam decisões, afinal.
Essa checagem inclui:
Essa etapa complementa todo o processo de due diligence e evita que sua empresa se relacione com pessoas envolvidas em escândalos, fraudes ou irregularidades.
Os cinco tipos de background check que listamos aqui ajudam a reduzir riscos, evitar dores de cabeça e proteger a reputação e a operação do seu negócio.
Com o uso do background check para empresas, você ganha mais clareza, mais segurança e mais poder de decisão.
Quer saber como aplicar esse processo de forma prática, segura e personalizada? Acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar.
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Monise Soares
Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).
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