Publicado em
09/03/2023
| Atualizado em
16/07/2025
Tópicos abordados
Riscos reputacionais são os problemas e prejuízos de imagem que sua empresa está vulnerável a sofrer, caso você não realize uma análise prévia do histórico de parceiros.
Em tempos de cancelamento, qualquer tipo de descuido em sua empresa pode significar a destruição de sua reputação.
E, para você que gostar de ver os números: a reputação de um negócio corresponde 80% do valor de seu mercado, segundo a Universidade de Oxford.
Ou seja, se você não cuida e trabalha para proteger sua reputação, você está colocando a sustentabilidade da sua empresa em risco e, por consequência, do seu emprego.
Imagine que sua empresa produz vinho. As vendas crescem, sua marca é reconhecida por qualidade e tradição.
De repetente, o que estampa as manchetes não é o sabor do seu rótulo e sim o resgate de 200 trabalhadores em situação análoga à escravidão, contratados por seu fornecedor.
Você nem sabia disso. Mas isso não te isenta da responsabilidade.
Pelo contrário: a escolha de parceiros e, os 8 passos da homologação de fornecedores que deveriam ter sido realizados, fazem parte do seu dever como empresa.
Parece exagero? Pois foi exatamente o que aconteceu com as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, que agora vão pagar R$ 7 milhões em indenizações por danos morais.
Por essa razão, é necessário redobrar a atenção para evitar riscos reputacionais ao decidir suas contratações, parcerias e novos negócios.
O risco reputacional está relacionado a qualquer evento, conduta ou decisão que possa afetar negativamente a imagem da sua empresa com mídias negativas perante clientes, parceiros, investidores e a sociedade em geral.
E o ponto de atenção é: ele não precisa partir diretamente da sua empresa.
Primeiro, precisamos definir que a reputação de uma empresa é a percepção que o público tem sobre ela. E, como uma empresa depende de seus stakeholders, quanto melhor for sua reputação, maior será seu sucesso em vendas.
Perceba que qualquer situação que afete negativamente essa reputação expõe sua empresa a mídia negativa, prejuízos financeiros e possíveis penalidades.
E, por isso, é preciso investir em estratégias de branding, gestão de marca e, principalmente, identificar os antecedentes dos parceiros da sua empresa para evitar riscos reputacionais.
Preencha o formulário abaixo para checar pessoas, empresas e ativos e mitigar riscos reputacionais
Existem diversos tipos de riscos reputacionais, o mais comum é a falta de análise e background check sobre as pessoas e empresas que você pode estar se relacionando.
Isso porque, ao fechar um contrato, realizar uma compra ou até mesmo em processos de M&A você pode estar deixando fácil o acesso de pessoas e empresas que simbolizam riscos que prejudicam sua reputação.
Tais riscos podem ser envolvimento com corrupção, presença em listas de restrição, fraudes e golpes que, uma vez descobertos, podem tornar sua empresa um alvo.
E sabe por qual razão isso ocorre? Isso ocorre quando não existe a prática de verificação de antecedentes da pessoa ou empresa com quem você está fechando algum tipo de relação comercial.
Como visto os riscos reputacionais, na maior parte do tempo, entram em sua empresa por descuidos durante a gestão de terceiros.
Por isso, a melhor maneira de mitigar esse tipo de ocorrência é implementar um sistema de background check.
Com esse tipo de análise, você consegue identificar, antes de fechar a parceria, se a pessoa ou empresa pode colocar em risco sua reputação.
Como uma forma eficaz e ágil de mitigar esses riscos, nossa plataforma de Background Check pode te ajudar.
De maneira 100% automatizada e com dados em tempo real, nosso software consegue realizar uma varredura em nível nacional para identificar antecedentes como processos criminais, ações trabalhistas, saúde financeira e restrições no histórico de pessoas, empresas ou ativos.
Veja como consultar processos criminais a partir do CPF ou CNPJ
Por fim, te entregamos um relatório com todos os dados e a classifciação dos riscos encontrados, de acordo com suas regras de parametrização de riscos.
Se interessou e quer saber mais? Realize um teste com nosso time de especialistas
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Saiba como a checagem de histórico profissional pode validar experiências
Entenda como a verificação de histórico profissional blinda sua empresa de riscos e garante contratações mais assertivas.
22/08/2025
Saiba o que diz a lei sobre a exigência de antecedentes criminais de candidatos
A exigência de antecedentes criminais de candidados é uma prática discriminatória, por isso, saiba como sua empresa pode fazer uma checagem em conformidade com as leis.
22/08/2025
Checagem de histórico educacional: entenda a importância de verificar diplomas e certificações
Entenda como a checagem de histórico educacional protege sua empresa de prejuízos financeiros, danos à reputação e desestabilização da equipe.
13/08/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail