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Como a devida diligência sobre o cliente (DDC) pode mitigar inadimplência e fraudes

Publicado em

01/11/2023

| Atualizado em

18/06/2025

Tópicos abordados

A due diligence sobre o cliente (DDC) é um processo de investigação e avaliação para conhecer melhor os seus clientes, especialmente em termos de risco e conformidade.

Você provavelmente já ouviu falar sobre due diligence, mas você sabe como ela pode ser aplicada na hora de você se relacionar com um novo cliente?

Pois é, essa é a função da devida diligência sobre o cliente. Afinal, o “cliente pode até ter razão”, mas será que tem ficha limpa?

Então, para qualquer empresa que deseje manter sua integridade, reputação, e evitar se envolver em problemas legais e financeiros é importante investir nessa prática, também conhecida como DCC.

Quer saber então como estruturar esse processo? Continue a leitura e entenda mais sobre! 

Devida diligência sobre o seu cliente

O que é o processo de Devida diligência sobre o cliente (DDC)

De maneira simples e prática, podemos dizer que a devida diligência sobre o cliente é verificar e garantir que aquele cliente não vá representar nenhum risco para sua empresa.

“Mas meu cliente me paga, como ele poderia ser um risco?”

  • Clientes com histórico de má conduta podem estar envolvidos em esquemas de fraude e acabar prejudicando sua empresa.
  • Clientes com saúde financeira comprometida têm maior probabilidade de inadimplência ou quebra de contrato.
  • Clientes envolvidos em processos legais ou investigações podem trazer riscos reputacionais e gerar custos extras com conformidade e auditorias.

Confiar é importante, mas não é o suficiente. Por isso, utilizar a DCC e verificar os antecedentes do seu cliente é essencial.

Acontece que esses processos te dão previsibilidade sobre essa parceria entre sua empresa e seu cliente e, por consequência, essa previsibilidade te ajuda a montar estratégias de PLD e mitigar esses riscos.

E o que analisar sobre meu cliente?

O primeiro passo acredito que você já realiza que é a coleta de informações pessoais, como nome, endereço, data de nascimento e número de identificação. Para que, dessa maneira, você consiga estabelecer a identidade do cliente.

O importante é que nesse processo de coletar as informações você tenha alguma maneira de validar essas informações, garantindo que elas são reais.

Um exemplo é quando você vai a uma loja, realiza seu cadastro e o vendedor pede para você passar o código que recebeu por email. Essa é uma forma prática e ágil de verificar se o endereço do email está correto.

Feito esse “cadastro”, você deve começar a avaliação dos riscos associados ao cliente.

  • Este cliente está envolvido em algum processo judicial? Se sim, qual é a natureza do processo e qual o motivo?
  • A análise de crédito aponta uma saúde financeira positiva?
  • O nome desse cliente aparece em mídias negativas ou em listas de restrição que possam comprometer a integridade da minha empresa?

Importante: para esses tipos de análise você deve utilizar um método de verificação de antecedentes eficiente e legal que cumpra com as regulamentações e a LGPD, como o background check automatizado.

Por fim, mas não menos importante, acompanhe as as atividades do seu cliente ao longo do relacionamento comercial com o objetivo de identificar comportamentos suspeitos ou alterações significativas em seu perfil de risco.

O que eu ganho ao aplicar a DDC?

Acho que essa pergunta é feita de modo incorreto e que ela deveria ser: o que você não perde (o que não deixa de ser um ganho).

Ao antecipar riscos financeiros e legais que seu cliente pode gerar para seu negócio você esta ajudando sua empresa a economizar recursos.

  • Minimizar processos de custo alto.
  • Mitigar riscos de inadimplência, o que ajuda o caixa da sua empresa .
  • Preservar a conformidade e integridade da organização perante as legislações vigentes, evitando sanções administrativas.

Além disso, por consequência de todo esse trabalho de avaliação, esse processo ajuda sua empresa a evitar riscos reputacionais.

Isso porque as pessoas esperam que as empresas atuem de maneira ética e estejam comprometidas com a prevenção de atividades ilegais.

Como posso implementar a devida diligência sobre o cliente em minha empresa?

Para mitigar os riscos associados a novos clientes, é fundamental investir em processos estruturados de gestão de riscos e utilizar ferramentas de verificação de histórico, como o background check.

Afinal, como vimos, previsibilidade é a chave para uma due diligence de clientes bem feita e conhecer o passado de uma pessoa ou empresa diz muito sobre seu potencial de causar impactos positivos ou negativos no futuro.

Leia também sobre: Know Your Customer (KYC).

Soluções para verificar antecedentes de seu cliente

Como forma de otimizar o processo de devida diligência sobre o cliente e garantir resultados precisos, você pode investir em Background Check.

Esse tipo de consulta ajuda você a identificar e analisar riscos no histórico do seu cliente, indicando os possíveis impactos que ele pode gerar para o seu negócio.

Assim, em uma média de 40 minutos, você consegue consultar informações como análise de crédito, listas restritivas, antecedentes criminais e outros dados que te ajudam a tomar decisões mais embasadas sobre essa relação comercial.

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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