Publicado em
05/01/2023
Tópicos abordados
A Abordagem Baseada em Risco (ABR) é um conjunto de normas para o combate às fraudes como Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. Esta metodologia ajuda as empresas a otimizarem seus procedimentos e avaliarem os riscos de maneira mais tática.
Diante ao cenário atual, é possível observar que o número de armadilhas, golpes e fraudes enfrentados pelas empresas cresceram bastante. Esses desafios podem ser super prejudiciais à saúde financeira e até mesmo midiática da organização, causando uma vulnerabilidade que gera danos e perdas significativas para a Instituição.
Nesse sentido, as empresas buscam se organizar e encontrar maneiras eficazes de promover segurança e transparência dentro de seu dia a dia para que, então, seja mais fácil se proteger e identificar essas ameaças. Todavia, muitas organizações desconhecem estratégias e metodologias como a ABR (Abordagem Baseada em Risco). Confira a seguir como funciona esse método e como ele pode potencializar a segurança e transparência na sua empresa!
Como uma forma mais estratégica e inteligente, a Abordagem Baseada em Risco, também conhecida como ABR, consiste em uma metodologia que auxilia no combate às fraudes como Lavagem de Dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Ela funciona como um método porque otimiza procedimentos e avalia os riscos de maneira mais tática. Isto porque a Abordagem Baseada em Risco propõe que as medidas de prevenção aos golpes sejam adotadas em proporção ao nível do risco.
Sabendo disso, torna-se possível compreender a importância dessa tipologia de Abordagem, visto que, além de otimizar processos, ela facilita e torna mais prático e excelente o trabalho do Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.
Em primeiro plano, é necessário entender a complexidade da construção de um Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Isso devido, principalmente, às complicações de elaborar uma Política de PLD que exige tantos detalhes e normas essenciais ao seu funcionamento.
Assim, meios e estratégias que visam facilitar e aprimorar esses processos são sempre bem-vindos. Tal fato aplica-se à adoção da metodologia de Abordagem Baseada em Risco, onde por analisar proporcionalmente cada situação baseada no nível da ameaça, é possível direcionar maior atenção e recursos para situações de maior risco e dirigir esforços mais práticos e simples para circunstâncias menos urgentes.
Além disso, essa metodologia funciona tão bem que o Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) recomenda a utilização da Abordagem baseada em Risco dentro das organizações. Isto pois analisa resultados positivos – tanto na segurança quanto financeiramente – em organizações que têm adotado essas estratégias.
De acordo com a GAFI, apesar de sugerir e indicar o uso, cabe às Instituições adotarem em seu Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) a metodologia ABR, ou não. Ou seja, é necessário que a Alta administração da empresa compre essa ideia, pensando nas mudanças culturais do mercado e na segurança da organização.
Uma vez que a utilização da ABR seja autorizada pela Alta Administração e transitada aos colaboradores, é necessário investir em sistemas. Estes sistemas obrigatórios são formas de controle que analisam e comparam os níveis de risco das ameaças as quais se deparam, já que é por meio deste controle será possível medir quais e quantos recursos serão destinados à resolução de tal entrave.
Além disso, devido à dinamicidade dos riscos, é necessário que a empresa crie sua metodologia ABR baseada em seu cenário, tamanho e critérios de riscos. Isto, levando como critérios principais a origem de suas atividades, complexidade de serviços e produtos e perfil dos seus públicos como clientes, colaboradores e fornecedores.
Enquanto a Abordagem Baseada em Risco consiste na metodologia de avaliar singularmente cada situação enfrentada pela organização, a Avaliação interna de Riscos estabelece que a Instituição deve classificar e analisar seus diferentes segmentos e públicos de acordo com os riscos que eles possam apresentar.
Assim, a Avaliação interna dos Riscos deve ser feita pelos membros e equipe que formam o Programa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro da empresa. De forma que esses membros identifiquem comportamentos não usuais e levem – por meio de um canal de denúncia – essa situação à Alta Administração.
Sendo assim, conclui-se que a ABR diferencia-se da Avaliação Interna de Risco no seu funcionamento, já que uma tem a ver com o direcionamento de recursos e outra com o controle e segurança por parte dos públicos.
Analisando que a Abordagem Baseada em Risco precisa de sistemas que mitiguem o risco das situações e relações e, entendendo que esta é uma ferramenta para desenvolver a proteção na sua empresa, fica claro a necessidade de investir em soluções que auxiliem nesses processos.
Sob esta visão, soluções de alta tecnologia como Checagem de Antecedentes Criminais e Background Check de pessoas e empresas, se tornam imprescindíveis para o processo de análise de risco. Isto visto que essas soluções otimizam os processos de checagem – de forma rápida, automatizada e muito mais precisa – de informações acerca de pessoas e empresas, em mais de 200 fontes.
Por consequência dessa automação e checagem, os resultados são bem mais detalhados e apresentam a descrição de todos os possíveis riscos, quando estes existirem. Assim, fica muito mais fácil reconhecer onde essa “ameaça” está localizada.
Nossas tecnologias permitem a verificação e checagem de pessoas e empresas, sejam elas clientes, fornecedores e parceiros, de modo 100% automatizado. Além disso, em nossa checagem, utilizamos diferentes tipos de fontes.
Como principais fontes, pesquisamos e analisamos listas restritivas, fontes trabalhistas, reconhecimento de Pessoas Politicamente Expostas, análise financeira, status do registro e dados cadastrais (CNPJ), débitos trabalhistas e outros. Assim, por meio de nosso produto de alta tecnologia, realizamos uma varredura completa em questão de minutos.
Essas verificações, portanto, auxiliam e fortalecem,não apenas os processos de sua empresa, mas também impulsionando o método de Abordagem Baseada em Risco, otimizando-o e ajudando na direção de recursos de maneira mais estratégica e objetiva.
Desse modo, nossas soluções somam e fortalecem os meios de prevenção às fraudes, à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo da sua empresa.
Quer conhecer mais nossas soluções e promover a segurança, transparência e escalabilidade em sua empresa? Acesse nosso site e solicite uma demonstração gratuitamente!
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Como evitar roubo de carga durante seu processo de logística?
O roubo de carga é uma das principais preocupações nas atividades de transporte rodoviário no Brasil.
Em 2023, um relatório da Overhaul mostrou que o aumento dos roubos aumentou em 4,8% de 2022 para 2023, e isso prova que as empresas precisam se preocupar cada vez mais com este tipo de risco para evitar prejuízos financeiros e logísticos.
Neste post mostraremos de que maneira o compliance pode auxiliar na diminuição da recorrência deste problema.
16/08/2024
Gestão de ativos: o que é e quais são as vantagens ao implementar na sua empresa?
A gestão de ativos é todo o processo de desenvolvimento, operação, manutenção e descarte dos bens. Envolve, por exemplo, o trabalho de identificação de valores dos ativos, como custos de manutenção, possibilidades de venda e riscos.
05/08/2024
Compliance trabalhista: o que é e como implementar na sua empresa
O compliance trabalhista diz respeito a um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que uma organização adota para garantir a conformidade com todas as leis, regulamentos e normas trabalhistas vigentes. Isto se aplica desde o processo de contratação e demissão de colaboradores até a garantia de condições seguras de trabalho.
01/08/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail