Publicado em
25/06/2025
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A contratação em clínicas exige muito cuidado, pois cuidar da saúde das pessoas é uma das tarefas mais nobres, e também uma das mais delicadas.
Clínicas médicas, odontológicas, de estética ou multidisciplinares são ambientes que lidam com vidas, informações sensíveis e decisões críticas todos os dias. Por isso, contratar alguém para fazer parte da equipe não pode ser uma escolha baseada apenas em confiança, currículo ou boas indicações.
Leia também: Vai contratar profissionais de saúde? Veja essas 5 dicas
A verificação de antecedentes profissionais é uma etapa essencial no processo seletivo, especialmente em setores altamente regulados como o da saúde. Ela vai ser um suporte da segurança jurídica, protegendo pacientes, melhorando a qualidade do atendimento e evitando prejuízos éticos, operacionais e financeiros.
Verificar os profissionais antes da contratação em clínicas permite à clínica:
É notícia: Após matar paciente, falso médico finge a própria morte e engana justiça
Além disso, clínicas privadas têm obrigações com a LGPD, registro de classe, planos de saúde e fiscalizações da vigilância sanitária. Uma contratação inadequada pode gerar uma série de dados para organização, como multas, suspensões e até o fechamento da unidade.
Contratar profissionais não é tão simples e existe uma série de exigências legais e normativas que envolvem a habilitação técnica dos profissionais, sua conduta ética e sua regularidade junto a órgãos como:
O background check é uma ferramenta que permite checar, de forma segura e legal, uma série de informações sobre os profissionais da área da saúde antes da contratação em clínicas e muito mais. Ele pode ajudar a responder perguntas como:
A ideia não é excluir candidatos automaticamente, mas fornecer à clínica dados que ajudem a tomar decisões mais assertivas, humanas e em conformidade com a lei.
Leia mais em: Verificar antecedentes de uma pessoa ou empresa é legal?
O diferencial está em fazer isso com uma ferramenta que utilize fontes confiáveis e atualizadas, sem recorrer a bancos de dados inseguros ou práticas ilegais, como a verificação em delegacias de polícia.
Verificar se o CPF, RG e documentos enviados são válidos, legítimos e não apresentam inconsistências. Um erro pode comprometer o vínculo contratual e até configurar fraude.
É essencial confirmar se a pessoa tem inscrição ativa e regular no CRM, COREN, CRO ou outro conselho competente. Inclusive, é possível checar se o profissional responde a sindicâncias, processos éticos ou teve sanções anteriores.
Nem tudo o que está no currículo é verdade. A checagem de diplomas, certificados e instituições de ensino evita contratar alguém com formação duvidosa ou incompleta.
Nem toda passagem pela Justiça desqualifica um candidato. Mas, dependendo do cargo e da natureza da ocorrência, é importante que a clínica tenha ciência, principalmente em funções que envolvem cuidados diretos com pacientes vulneráveis.
Além dos registros formais, é possível identificar ações cíveis relacionadas a má conduta, fraudes, abusos ou problemas com outros vínculos empregatícios. Isso pode indicar um padrão de comportamento incompatível com os valores da sua clínica.
Na área da saúde, agir preventivamente é um sinal de respeito com os pacientes e de maturidade na gestão do negócio. Verificar profissionais antes da contratação em clínicas é uma forma de proteger a clínica, a equipe e o próprio profissional, criando um ambiente mais seguro e alinhado à ética do setor.
Mais do que um filtro, o background check é uma ferramenta de apoio estratégico para decisões inteligentes. E quando realizado com tecnologia confiável, em tempo real e dentro das normas da LGPD, ele se torna um aliado indispensável na rotina de contratação em clínicas médicas.
Saiba mais sobre Background Check clicando aqui: Solução de Background Check
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Monise Soares
Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).
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