• Compliance

  • Background Check

  • Segurança

|
Início
Anti-fraude
Combate a fraude: Como minimizar riscos em sua empresa

Combate a fraude: Como minimizar riscos em sua empresa

Publicado em

13/11/2024

Tópicos abordados

Combate a fraudes é o conjunto de práticas e tecnologias utilizadas para identificar, prevenir e mitigar atividades fraudulentas em uma organização.

Você sabia que 48% das empresas no Brasil perdem entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões por ano por conta de fraudes?

Esse dado alarmante foi levantado pela Adyen, uma plataforma de tecnologia de pagamentos, e mostra que para 34% das empresas entrevistadas, as fraudes chegam a gerar um prejuízo de R$ 5 milhões.

Agora, imagine o impacto que isso tem no caixa e nos planos de crescimento das empresas.

É por isso que o combate a fraudes não é apenas proteger o as finanças de sua empresa; é também garantir segurança, confiança e sustentabilidade para os negócios, minimizando diferentes riscos.

Continue a leitura e acompanhe as principais estratégias de combate para você aplicar na sua organização!

O que são fraudes

Antes de entendermos a melhores estratégias, precisamos compreender o que são as fraudes:

Fraude é um ato intencional de enganar ou manipular informações com o objetivo de obter vantagem financeira, benefício pessoal ou prejudicar outra pessoa ou empresa.

Nesse sentido, é possível dizer que elas podem ocorrer de diferentes formas, como falsificação de documentos, uso indevido de informações, criação de identidades falsas, roubo de dados e manipulação de transações.

👉 Veja também: Conheça 5 métodos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

Imagem de uma pessoa segurando uma lupa, simbolizando a investigação minuciosa de fraudes. A lupa amplia alguns detalhes, representando o foco e a atenção aos mínimos indícios que podem revelar atividades fraudulentas. A postura investigativa da pessoa sugere cautela e análise cuidadosa, elementos essenciais no combate e prevenção de fraudes.
Combate a fraude

Principais tipos de fraude

Veja os principais e mais comuns tipos de fraudes:

  • Fraude de identidade: Uso indevido de informações de outra pessoa para realizar transações ou obter vantagens de forma ilegal.
  • Fraude financeira: Manipulação de transações financeiras ou informações para obter ganhos financeiros de maneira ilícita.
  • Fraude de Lavagem de Dinheiro: Prática de disfarçar a origem de fundos obtidos de atividades ilegais para fazê-los parecer legítimos.
  • Fraude imobiliária: Engano ou manipulação em transações imobiliárias, como venda de imóveis inexistentes ou uso de documentos falsificados.
  • Fraude em transporte: Manipulação de registros, uso indevido de veículos ou falsificação de documentos relacionados ao transporte para obter vantagens ou burlar regras.
  • Fraude processual: Alteração ou falsificação de informações em processos judiciais para manipular resultados em benefício próprio.

Como implementar o combate a fraudes

A melhor resposta é a prevenção. Para evitar fraudes, é essencial que a empresa adote uma série de práticas que minimizem os riscos e fortaleçam a segurança de suas operações.

Conhecer procedimentos sensíveis

Isto é, entender quais processos são mais suscetíveis a fraudes. Em setores como financeiro, compras e recursos humanos, por exemplo, o risco é maior. Assim, ao identificar esses pontos críticos, a empresa consegue adotar medidas específicas de controle e monitoramento.

Montar equipe de confiança

Montar uma equipe de colaboradores confiáveis é importante para reduzir o risco de fraudes internas. Além disso, é importante conhecer bem os parceiros de negócio, como fornecedores e prestadores de serviços, assegurando que eles também estejam alinhados com os valores da empresa.

Para isso, é importante realizar o Know Your Partner (KYP) para garantir que as relações comerciais estejam protegidas contra fraudes externas.

Acompanhar relatórios

Ao acompanhar relatórios, você pode monitorar as finanças e identificar comportamentos suspeitos. Ou seja, consegue monitorar entradas e saídas de recursos, analisar discrepâncias e entender padrões ajuda a detectar e evitar fraudes rapidamente, minimizando o impacto no negócio.

Realizar auditorias

Auditorias periódicas, internas ou externas, são ferramentas importantes para verificar a integridade dos processos e garantir que os procedimentos estão sendo seguidos corretamente. Com isso, elas ajudam a identificar vulnerabilidades que podem ser exploradas para fraudes.

📖 Leia mais em Auditoria interna: Entenda o processo e sua importância.

Implementar tecnologias

Existem, hoje, algumas tecnologias, como softwares de monitoramento e inteligência artificial que facilitam o acompanhamento e a análise de dados em tempo real. Essas ferramentas identificam padrões e comportamentos suspeitos, ajudando a empresa a reagir rapidamente a potenciais ameaças.

É o caso do background check que te ajuda a entender informações sobre seus parceiros e identificar riscos para que sua decisão seja mais embasada.

Criar políticas de segurança

Desenvolver políticas de segurança bem definidas e comunicadas a todos os colaboradores são essenciais para proteger a empresa contra fraudes. Isso inclui instruções sobre como reportar atividades suspeitas, restrições de acesso a dados sensíveis, e treinamentos sobre segurança da informação.

Know Your Partner e combate a fraudes

Ao conhecer seu parceiro de forma aprofundada, você pode assegurar que aquela relação comercial não representa nenhum tipo de risco que facilite fraudes contra sua empresa.

Além disso, ao avaliar seu histórico, você pode evitar envolvimento com parceiros que possam estar envolvidos em atividades fraudulentas ou ilegais, como lavagem de dinheiro, corrupção ou financiamento de terrorismo.

Para realizar esse processo, você pode investir em soluções de background check. Com a nossa, por exemplo, você minimiza riscos associados a pessoas, empresas ou ativos.

Utilizando mais de 200 fontes, realizamos a leitura do histórico de antecedentes, identificamos e classificamos os potenciais riscos.

Quer saber mais? Visite nosso site e teste a solução!

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Linkedin
Email
Whatsapp

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas

Duas pessoas em traje formal apertando as mãos sobre uma mesa com documentos e tablet, simbolizando o fechamento de uma parceria comercial com segurança e confiança.

Checagem financeira: como evitar prejuízos ao contratar ou firmar parcerias

Antes de fechar qualquer parceria ou contratação, pare e verifique. A checagem financeira pode salvar sua empresa de grandes prejuízos.

09/05/2025

Martelo de juiz sobre notas e algemas, simbolizando a atuação da justiça no combate à lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Lei 12.683/12: marco na prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil

Marco na legislação brasileira, a Lei 12.683/12 fortaleceu o papel das empresas na prevenção à lavagem de dinheiro. Veja o que mudou e como agir.

10/04/2025

Background check para KYS

Background Check para análise de fornecedores e cadeia de supplier

Verifique informações sobre seu e avalie os riscos por meio do background check para reduzir problemas legais e financeiros para sua empresa.

17/03/2025

Materiais gratuitos

Tecnologia no RH

Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Background Check

7 formas de como aplicá-lo na sua empresa

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

10 pilares de um

Programa de compliance

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Guia de boas práticas para

Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

O futuro do RH

7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Preencha o campo ao lado com o seu e-mail

  • BGC Brasil

  • Conheça nosso site
  • Sobre nós
  • Fale conosco
  • Categorias

  • Compliance
  • Background Check
  • Segurança
  • Anti-fraude
  • Recrutamento

©️ bgcbrasil - BGC BRASIL ASSESSORIA LTDA - CNPJ: 29.314.983/0001-12