Publicado em
18/01/2023
Tópicos abordados
Know Your Partners (KYP) significa conhecer seus parceiros, ou seja, saber com quem você está se relacionando comercialmente. Ele funciona como uma ferramenta de proteção que busca auxiliar na prática das empresas de avaliação de parceiros, analisando os possíveis riscos.
No contexto empresarial atual, é extremamente necessário e interessante cultivar bons relacionamentos, baseados em confiança e transparência. Isto porque, por meio desses relacionamentos, torna-se muito mais prático prospectar clientes e crescer no mercado.
Entretanto, ainda assim, muitas empresas têm dificuldade de saber com que parceiros contar e, por isso, temem os riscos e possíveis vulnerabilidades frutos de uma parceria mal sucedida. É aí que o Know Your Partner (KYP) surge para facilitar e dar praticidade a esse processo e, consequentemente, garantir a segurança da organização.
O termo Know Your Partners (KYP), do inglês, significa “Conheça seu parceiro”. Ele é um mecanismo de proteção que tem como principal objetivo ajudar as empresas a conhecer seus parceiros, avaliando o potencial da relação. Isto é, verificar se aquela parceria apresenta algum tipo de risco que pode deixar a instituição vulnerável e frágil ou se é uma relação saudável e benéfica.
Sob este viés, podemos dizer que o Know Your Partner (KYP) é um conjunto de práticas e hábitos que visam promover segurança e transparência na empresa. Assim, é uma maneira de instalar na cultura de segurança da empresa a atividade de realizar verificações, analisar parceria e, como resultado destas práticas, medir o nível de riscos e condições legais do parceiro.
Como vimos, esse conjunto de práticas e hábitos tem como principal finalidade otimizar o processo de conhecer seu parceiro para garantir transparência na parceria. Colocar o Know Your Partners (KYP) em ação, no cotidiano da empresa, significa que a empresa – como um todo – entende a necessidade de analisar o histórico e conhecer bem seus parceiros.
Como você pode acessar esse histórico? Por meio de soluções de background check.
Isto ocorre por meio de checagens que verificam o perfil e histórico do parceiro que permitem analisar informações financeiras, fiscais, legais e, também, consegue verificar os fornecedores, distribuidores e demais parceiros com quem aquela empresa está relacionada.
Além disso, a prática de Know Your Partners (KYP) já faz parte – ou deveria fazer – da Política de Compliance de qualquer empresa. Ou seja, ela integra um dos 10 Pilares do programa de Compliance que garantem que sua empresa esteja bem protegida e fortalecida para combater possíveis golpes e fraudes.
Ao saber que o Know Your Partners (KYP) é um mecanismo que visa proteger a organização de ameaças e golpes, enfatizamos ainda mais a importância desse processo para a due diligence de sua instituição.
Isto, visto que essa é a principal prática que transforma e garante que parte de sua estratégia de Compliance alcance ainda mais resultados positivos e corrobora para o alinhamento da empresa às normas que garantem diversos benefícios internos e externos à sua organização.
Além disso, é necessário o cadastro de parceiros para avaliá-los, garantindo a transparência da parceira. Isso já que antes de fechar a parceria, é possível detectar possíveis riscos que podem determinar o sucesso da relação por meio do Know Your Partners (KYP).
Assim, ao adotar este tipo de procedimento é possível e muito mais prático combater atos ilícitos e fraudes. Isto visto que, desse modo, a organização estará preparada para se prevenir de esquemas como, por exemplo, de Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Veja também: Avaliação de fornecedores: 5 critérios para analisar
A escolha de parceiros estratégicos tem impacto direto na reputação, na segurança e na conformidade regulatória da sua empresa. Veja abaixo!
No caso de candidatos, a avaliação no âmbito do KYP tem como objetivo assegurar que os colaboradores e candidatos estejam alinhados aos valores e padrões da empresa.
Para fornecedores, o KYP busca garantir que esses parceiros atendam aos padrões de qualidade, conformidade e responsabilidade social exigidos pela empresa.
Na avaliação de parceiros estratégicos, o KYP certifica que essas parceiros possuem um histórico confiável e estão alinhadas com a ética e a visão da empresa, evitando também conflitos de interesse.
A avaliação de clientes também é parte do KYP, com o objetivo de identificar clientes compatíveis com o perfil de negócios e de avaliar possíveis riscos financeiros e legais.
Além de extremamente importante e necessário para a proteção e segurança da instituição, o Know your Partners (KYP) apresenta diversos benefícios e vantagens para sua empresa e seus públicos. Confira alguns deles aqui!
Em primeiro, para garantir que o processo de Know Your Partners funcione, seja utilizado de forma adequada e gere resultados eficientes, estabeleça um bom Programa de Compliance. Isto significa construir um conjunto de regras, diretrizes e normas em formato de Política e colocá-las em prática por meio da instalação de um Programa com integrantes especializados e com demais membros condizentes.
Uma vez feito isto, é necessário garantir que os parceiros saibam desse procedimento e entendam – assim como a empresa – a importância de realizar essa avaliação. Por conseguinte, o Know Your Partners vai se tornar um hábito enraizado à cultura de proteção da empresa.
Em seguida, é preciso verificar os antecedentes de seus potenciais parceiros. Assim, identificando de forma prévia qualquer tipo de risco que coloque em vulnerabilidade esta relação e, por consequência, a sustentabilidade da sua organização.
Isso pode e deve ser feito por meio de soluções automatizadas que, de modo ágil e prático, conseguem detectar e parametrizar ocorrências encontradas nesse histórico.
Por meio de nossa solução de Background Check, por exemplo, utilizamos o CNPJ da empresa parceira para verificar todas as informações legais, financeiras e jurídicas da instituição a ser analisada.
Este processo é realizado de maneira otimizada, em poucos minutos, por meio de uma varredura em mais de 200 fontes de dados públicos e privados.
As fontes utilizadas nessa varredura são diversas, mas como principais podemos destacar listas restritivas, situação financeira, débitos e processos trabalhistas e validação de informações.
Por meio dessas fontes e da inteligência de nossas tecnologias, torna-se possível analisar todo o histórico do parceiro, averiguando e gerando de forma completa e detalhada o nível de cada risco existente em cada situação atípica encontrada – caso haja.
Com isso, além de realizar a consulta de maneira automatizada e portanto, muito mais rápida, você também tem acesso a resultados em tempo real, mais precisos, que potencializam e promovem transparência, escalabilidade e segurança para sua empresa.
Para saber mais sobre nossa soluções e entender como elas potencializam seu negócio, confira também nosso site!
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
O que é Compliance? Entenda, veja os tipos e como aplicá-lo
O compliance é mais do que uma exigência legal; é um investimento estratégico que fortalece a integridade e a reputação da sua empresa. Ao adotar um programa de compliance eficaz, você não apenas mitiga riscos, mas também cria um ambiente de trabalho ético e sustentável.
01/11/2024
Due Diligence: Entenda o que é e como implementar
Confira como a due diligence pode te ajudar a antecipar e mitigar riscos associados a parcerias, colaboradores, fornecedores e ativos.
18/10/2024
Compliance consumerista: veja como se manter em conformidade com seus consumidores
O compliance consumerista é uma área do programa de compliance que é responsável por garantir a conformidade nas relações desenvolvidas com os consumidores de uma empresa. Se você quer entender melhor como evitar riscos relacionados a problemas com a clientela de sua organização, leia este artigo!
23/08/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail