Publicado em
27/04/2023
| Atualizado em
14/01/2026
Tópicos abordados
A validação biométrica é uma técnica moderna que permite identificar e autenticar a identidade de uma pessoa por meio de suas características faciais, como a forma do rosto, a posição dos olhos, o nariz e a boca, entre outras.
Essa tecnologia não surgiu do nada, mas sim para solucionar um problema antigo de muitas organizações relacionado a gestão de identidade de parceiros, clientes e colaboradores. Porque, durante muito tempo, empresas dependiam de documentos físicos, assinaturas e conferências manuais para promover confiabilidade.
No entanto, além de entraves como processos locais, presenciais e lentos, o risco de fraudes de identidade era muito alarmante. Um indicativo que para empresas representava perda de dinheiro e lucratividade.
Isso, somado a digitalização, contratações em larga escala, onboarding digital e serviços financeiros acessíveis por um clique, faz com que a identidade deixe de ser verificada cara a cara e passe a ser validada por meio de novas tecnologias.
Afinal, com avanço de inteligência artificial e ferramentas, documentos podem ser facilmente fraudados, fotos podem ser adulteradas ou geradas a partir do zero e sua assinatura pode ser copiada. Com isso, aquela perda de lucratividade, assim como as tecnologias, ganha escala.
É nesse ponto que a biometria nasce como solução para reduzir incertezas. Continue a leitura para conhecer mais!

A biometria facial ou validação biométrica é de forma simples o reconhecimento facial usado para autenticar a identidade de uma pessoa a partir das características do seu rosto. Ou seja, diferente de métodos como senhas, autenticação MFA, códigos ou cartões, ela se baseia em atributos físicos únicos.
Veja que esse “únicos” está no sentido de que, para a biometria facial, características individuais não podem ser esquecidos, emprestados ou facilmente fraudados. Sob essa visão, a validação biométrica se torna uma forma segura e automatizada de identificação, amplamente adotada para o controle de acesso em ambientes tanto físicos quanto digitais.
Um exemplo prático e simples é que hoje, para maioria dos smartphones, o usuário pode habilitar a biometria facial para desbloquear seu dispositivo celular ou aplicativos, no lugar de uma senha de acesso ou PIN.
Implementar e utilizar a validação biométrica na sua empresa é menos complicado do que parece em primeiro momento. Na prática, sua lógica deve ser identificar gargalos e etapas com lacunas de verificação nas quais esse processo funcione como uma camada de proteção, uma espécie de ferramenta de Know Your Partner (KYP).
Nesse sentido, tudo começa definindo onde a informação “identidade” precisa ser validada. Para isso, vamos pensar nos públicos de uma empresa de modo geral, sem adaptar para segmentos:
Isto é sempre que uma decisão depende de quem a pessoa é, a biometria deve atuar como camada de proteção. Isso vale tanto para acessos pontuais quanto para relações contínuas, como contratos, permissões e movimentações sensíveis.
Com isso, o próximo passo é analisar a validação biométrica dentro do fluxo do negócio, e não tratá-la como uma etapa isolada, de segurança apenas. Em palavras simples, a biometria facial precisa gerar resultados, então reduzir tempo de autenticação e número de fraudes e inconsistência.
Na prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), a validação biométrica é um suporte direta, porque melhora o nível de identificação de quem realmente está por trás de uma operação. Assim, ao confirmar a identidade de forma precisa, ela diminuiu a geração de representações indevidas e fraudes de identidade, aumentando a confiabilidade de clientes, colaboradores e parceiros e reduzindo riscos regulatórios.
Para escolher uma solução de biometria é preciso olhar critérios que vão além do técnico da tecnologia em si, considerando também:
| Critério | O que avaliar |
|---|---|
| Precisão e segurança | Prova de vida, baixa taxa de falsos positivos e proteção contra fraudes e deepfakes. |
| Conformidade legal | Adequação à LGPD e boas práticas de proteção e tratamento de dados. |
| Integração | Facilidade de integração com sistemas, ERPs, CRMs e plataformas já utilizadas. |
| Experiência do usuário | Processo rápido, intuitivo e sem fricção para quem realiza a validação. |
| Escalabilidade | Capacidade de suportar alto volume de validações sem perda de performance. |
| Suporte e transparência | Fornecedor confiável, com SLA claro, suporte técnico e relatórios auditáveis. |
Outro ponto também é observar a experiência do usuário, porque segurança que trava o processo vira problema. Nesse caso, um problema que pode representar atrito e perda de vendas.
Outro ponto importante para a implementação é ser capaz de relacionar segurança e experiência. Porque uma biometria é bem aplicada quando é capaz de não causar atrito, nem burocracia desnecessária.
Ou seja, acontece de forma simplificada, automatizada e integrada aos sistemas já existentes, protegendo a operação sem travar o negócio, a compra. Um ponto importante, especialmente para setores que dependem dessa experiência e da retail mídia como o varejo.
Sim, a validação biométrica é permitida no Brasil seguindo diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, sua empresa pode implementar essa solução, só é preciso cumprir as regras de obrigação legal.
Como vimos assim, hoje a biometria facial não é mais um recurso com tom de “extra”, mas naturalmente o consumidor e usuário esperam esse mínimo de controle. Além disso, para sua empresa, esse tipo de precisão faz parte da estratégia de negócio, apresentando vantagens como:
Ao confirmar quem a pessoa realmente é logo no início da jornada, a empresa impede tentativas de fraude antes que elas avancem para etapas mais caras e difíceis de reverter.
Processos automatizados substituem diminuem retrabalho e aceleram fluxos internos. Isso permite que o time deixa de gastar tempo validando informações básicas e seja capaz de focar em atividades de maior valor estratégico.
A validação biométrica apoia no cumprimento de normas regulatórias e políticas internas para gestão de riscos e auditorias. Assim, além de mais segurança jurídica, sua empresa tem menos exposição a riscos legais.
Identificar de forma prévia fraudes custa menos do que solucionar fraudes que já estão em forma de problema, prejuízo. Com mais controle sobre quem acessa, contrata ou transaciona, a sua empresa reduz perdas financeiras, riscos reputacionais e custos operacionais.
A solução de background check te ajuda a identificar sinais de fraude e golpes antes que um terceiro, seja ele colaborador, cliente, fornecedor ou outro, entre em operação.
A verificação apresenta informações de identidade, históricos de pessoas ou empresas (processos criminais, análise financeira, presença em mídias negativas e outros dados relevantes), entregando um relatório com as possíveis inconsistências que passam despercebidas em cadastros tradicionais.
Com esse tipo de plataforma, a sua empresa passa a prevenir fraudes de forma estruturada. Isso traz como resultado: mais controle sobre quem presta serviços e tem algum tipo de vínculo, mais segurança jurídica e menos exposição a riscos financeiros e reputacionais, tudo com processos escaláveis e alinhados às exigências de compliance.
Compartilhe:

Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas

Onboarding digital: entenda o que é e como implementar
Veja o que é um processo de onboarding digital, quais principais passos e como implementar de forma estruturada esse recurso estratégico para evitar fraudes, acelerar integrações e melhorar a experiência do seu parceiro.
03/12/2025

Sistema para varejo: como a tecnologia pode aumentar a eficiência e reduzir risco
Veja mais sobre o varejo e como redefinir a forma de gerir operações e melhorar os resultados de sua empresa.
10/11/2025

Black friday: veja como se proteger e fazer compras seguras
Entenda mais sobre a origem da Black friday e veja como se proteger, seja você consumidor ou varejista, de fraudes durante esse período para aproveitar mais.
15/10/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail