Biometria facial: o que é e como aplicá-la na sua empresa

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Biometria facial: o que é e como aplicá-la na sua empresa

Publicado em

27/04/2023

Tópicos abordados

A biometria facial consiste em uma técnica moderna que permite identificar e autenticar uma pessoa por meio de suas características faciais, como a forma do rosto, a posição dos olhos, o nariz e a boca, entre outras.

Sendo cada vez mais utilizada em diversas áreas, incluindo a segurança, o comércio e as empresas em geral, a biometria facial tornou-se uma aliada na manutenção da segurança e da transparência no setor empresarial. Na prática, a biometria facial pode ser aplicada em diversas situações, como o controle de acesso a locais restritos, a identificação de pessoas em eventos ou a validação em transações financeiras.

Por ser tão positiva para as empresas, a biometria facial é cogitada por muitas instituições, mas implementá-la de uma maneira eficaz ainda é um desafio. Por essa razão, preparamos uma leitura sobre o assunto. 

O que é Biometria Facial 

A biometria facial tem se tornado cada vez mais popular por ser uma forma segura e eficiente de identificação pessoal, sendo uma alternativa aos métodos tradicionais de autenticação, como senhas, códigos e cartões de identificação. Sob este viés, ela consiste em uma tecnologia moderna de reconhecimento facial.

Isto significa que a biometria facial trata-se de uma técnica que permite identificar e autenticar uma pessoa por meio de suas características faciais, como a forma do rosto, a posição dos olhos, o nariz e a boca, entre outras. Por essa razão e precisão, a biometria facial pode e deve ser aplicada em diversas situações, como o controle de acesso a locais restritos, a identificação de pessoas ou a validação de transações financeiras.

Além disso, essa tecnologia pode ser usada para melhorar a segurança e a eficiência de processos internos nas empresas. Isto é, colaborando com o controle de acesso a sistemas e dados sensíveis e o monitoramento do comportamento de colaboradores, por exemplo. 

Biometria Facial

Entenda a importância de usar a Biometria facial em sua empresa

A biometria facial é uma tecnologia de reconhecimento que utiliza a análise de características faciais únicas de uma pessoa para autenticar sua identidade. Isto faz dessa ferramenta um fator essencial já que esta análise detalhada é super precisa – uma das suas principais vantagens. 

Isso acontece porque a biometria facial utiliza características únicas para cada indivíduo: os traços faciais. Com isso, ela pode identificar pessoas com uma taxa de precisão muito alta e superior às demais ferramentas.

Além disso, a biometria facial é uma técnica que combate fraudes e golpes com muito mais facilidade. Isso já que a identificação pelas características faciais torna muito mais difícil o uso de imagens, fotografias e vídeos já prontos, utilizados para a aplicação de golpes e fraudes de identidade.

Como implementar a tecnologia de Biometria facial em sua empresa

Para implementar a biometria facial na sua empresa, é importante seguir alguns passos fundamentais para que o processo tenha bons resultados. Nesse sentido, o  primeiro deles deve ser identificar as necessidades específicas da organização e escolher em quais situações a tecnologia será utilizada. 

Em seguida, é possível escolher a melhor solução de biometria facial de acordo com as características do negócio, o número de usuários e as funcionalidades desejadas pela instituição, conhecendo soluções de validação do usuário que utilizem o reconhecimento facial da melhor maneira possível, como uma ferramenta anti-spoofing e golpes. 

Além disso, é importante garantir que a solução escolhida seja segura e mantenha a privacidade dos dados dos usuários, seguindo as normas e regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo. Logo após escolher, é necessário treinar os funcionários, por meio de capacitações, para que eles saibam do que se trata a ferramenta e como utilizar de maneira correta a tecnologia. 

Veja também: Reconhecimento facial: o que é, como funciona e onde aplicá-lo

Vantagens de usar Biometria facial 

Além da precisão da ferramenta, vista acima, a biometria facial oferece para o ambiente da empresa uma série de vantagens. Entre as principais delas podemos citar: 

Facilidade de uso

Do contrário às demais formas de identificação, como senhas ou cartões de identificação que correm o risco de ser esquecidos, perdidos ou roubados, as características faciais de uma pessoa estão sempre presentes. Dessa maneira, a ferramenta torna-se útil para realizar a identificação de maneira fácil, por meio da captura de uma câmera. Isso torna a autenticação de identidade mais rápida e conveniente para os colaboradores e clientes de uma empresa.

Aprimorar a segurança da empresa

O uso da biometria facial pode melhorar a segurança da sua empresa, pois ao implementar essa tecnologia, as empresas podem garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a áreas restritas, sistemas e informações confidenciais. Desse modo, reduz o risco de roubo de informações ou outras práticas de caráter fraudulento.

Melhorar a experiência do cliente

Ao utilizar a biometria facial como modo de autenticação do usuário, você melhora por consequência a experiência do cliente. Isto já que, permitindo que os clientes usem suas características faciais como forma de identificação, as empresas podem agilizar processos como check-in, pagamento e atendimento ao cliente, diminuindo  o tempo de espera e melhorando a satisfação do cliente.

Em geral, podemos afirmar que a biometria facial é uma solução poderosa e muito importante para melhorar a segurança e a eficiência dos processos nas empresas. Dessa forma, implementando essa tecnologia à sua empresa, é possível aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela biometria facial e obter todas as vantagens da ferramenta para seu negócio. 

Se interessou pela solução e quer começar a implementá-la? Veja nossa solução de Validação biométrica Contínua e como ela pode gerar para sua empresa todos esses benefícios. 

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Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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