Publicado em
03/12/2025
Tópicos abordados
Onboarding digital vem do inglês “to onboard”, que significa literalmente “embarcar”. No mundo das empresas, virou o termo para descrever o processo de integrar alguém seja cliente, usuário ou colaborador e guiá-lo nos primeiros passos.
O cenário que existe agora é de empresas crescendo e operações cada vez mais distribuídas em um fluxo com novos clientes, usuários e colaboradores entrando, de alguma forma, em um relacionamento com a empresa. Só que essa “porta de entrada” é digital.
Nesse ambiente, cada atrito ou fricção pode torna-se dinheiro perdido. Seja por uma experiência negativa, um dado mal verificado ou a falta de mitigação de riscos durante processo de integração.
É justamente aí que o onboarding digital deve estrar como uma peça estratégica. Ele substitui formulários extensos, conferências manuais e retrabalho por um processo automatizado que faz o cadastro, verifica identidade e documentos, realiza o Know Your Partner (KYP) e orienta os primeiros passos de forma ágil e segura.
Um processo importante para empresas que desejam escalar sem perder controle. Afinal, negócios que lidam com grandes volumes de cadastros dependem de uma entrada que não trave, não exponha riscos e não frustre quem está começando a jornada.
Mas como implementar um onboarding digital eficiente? Continue a leitura!

Onboarding digital é quando sua empresa integra uma pessoa ou empresa com uso de tecnologia em um serviço ou organização. Esse nome vem do inglês “to onboard”, que significa “embarcar”, e descreve a etapa inicial em que um cliente, usuário ou colaborador é conduzido de maneira estruturada pelos primeiros passos.
Mas não se engane, esse processo não é só apenas a modernização de um velho processo. O principal objetivo do onboarding digital é reduzir riscos, ao verificar informações e documentos automaticamente e assegurando que a empresa está lidando com pessoas e parceiros legítimos.
Além disso, a implementação da tecnologia aumenta a eficiência operacional. Isso porque, antes era necessário ter equipes inteiras para construir o processo, algo que limitava também a experiência na jornada.
A mecânica do processo do onboarding é sempre parecida, independentemente de quem está entrando, cliente, parceiro, colaborador. A diferença está no nível de critério e nos documentos necessários. Para facilitar, dividimos em duas partes, primeiro um guia geral e, em seguida, de acordo com o parceiro.
O onboarding digital para integração de colaboradores. É quando o novo profissional passa por um background check completo e recebe toda estrutura, contexto e segurança para iniciar o trabalho sem ruído.
Esse onboarding começa antes do primeiro dia, com a coleta e validação de dados, a verificação de documentos e a checagem de antecedentes. Depois disso, entram a criação de acessos, permissões, e a implementação de medidas obrigatórias de segurança.
O objetivo é duplo, isto é, tanto proteger a empresa quanto permitir que o colaborador entre no fluxo de trabalho desde o início, sem depender de aprovações lentas ou informações desencontradas.
O onboarding digital para clientes é o processo que transforma interesse em relação de confiança e dinheiro. Ele garante que cada novo cliente entre na base da empresa de forma segura, validada e com clareza sobre o uso do serviço ou produto.
Veja que em um momento no qual a jornada de consumo pede um fluxo sem fricções, a tecnologia do onboarding melhora a experiência do cliente. Além disso, para a empresa, ao validar dados e informações pelo processo de KYC, em segundos, é possível criar uma barreira contra fraudes.
O onboarding digital para parceiros e fornecedores assegura que a empresa esteja lidando com organizações confiáveis, qualificadas e alinhadas às suas exigências de compliance. Isso porque, fazer parte da cadeia de operações implica em segurança, transparência e responsabilidade compartilhada, ou seja, em dinheiro.
Nesse sentido, esse tipo de onboarding deve pedir a validação de informações jurídicas, fiscais e operacionais da empresa parceira. São analisados situação cadastral, certidões, relacionamentos societários, comprovações de regularidade, histórico reputacional e checagens de integridade.
Todas informações com o objetivo de identificar riscos antes que eles entrem na operação, desde fraudes e passivos trabalhistas até possíveis vínculos com práticas ilícitas.
Guia para implementar o onboarding digital na sua empresa
Estabeleça claramente a quem o processo vai entender, o que ele precisa compreender e dominar, quais critérios deve corresponder. Isso orienta toda a estrutura do processo.
Organize as etapas obrigatórias: coleta de dados, envio de documentos, validação de dados, análise de riscos, aprovação e ativação. Crie fluxos separados por tipo de cadastro ou por nível de acesso.
Crie formulários com campos claros, objetivos e responsivos. Peça apenas as informações essenciais para não gerar abandono. Inclua upload de documentos e consentimentos legais.
Implemente ferramentas de assinatura eletrônica, upload seguro e verificação automática de formatos. Isso elimina processos manuais e agiliza aprovações.
Automatize checagens essenciais como validação de identidade, conferência de dados, análise de documentos, background check e conformidade com políticas internas.
Envie notificações automáticas em cada etapa: cadastro recebido, pendências, documentos aprovados, etapa concluída, acesso liberado.
Ofereça um espaço onde cada pessoa possa acompanhar o status, reenviar documentos, ver pendências e receber instruções. Isso aumenta transparência e reduz suporte manual.
Conecte o fluxo ao seu CRM, ERP, RH, financeiro, plataformas de acesso, sistemas de contratos, ou ferramentas de compliance. Isso vai te ajudar a evitar retrabalho e garante que os dados circulem automaticamente.
O onboarding digital traz uma série de vantagens em relação ao modelo tradicional, principalmente por eliminar processos manuais, reduzir erros e acelerar o tempo de cadastro e ativação. Enquanto o modelo tradicional depende de e-mails, formulários físicos e validações lentas, o digital centraliza tudo em fluxos automatizados e rastreáveis.
Benefícios do onboarding digital:
A automação do onboarding digital acontece quando o processo de cadastro passa a usar formulários inteligentes, validação automática de dados, leitura de documentos e integração via API com os sistemas internos da empresa.
Aqui na BGC Brasil, nossa solução ajuda a verificar dados pessoais ou empresariais. Nossa plataforma confere documentos, realiza a checagem de antecedentes em tempo real, histórico profissional, educacional, financeiro, processos ligados ao CPF ou CNPJ e outras informações que podem indicar possíveis riscos.
Tudo isso de forma automatizada e, se desejar, com integração via API, sem redigitação, sem troca de e-mails e com retorno imediato dos resultados. Assim, o onboarding deixa de ser um processo manual e fragmentado e passa a ser um fluxo contínuo, seguro e inteligente, com decisões mais rápidas e confiáveis.
Quer conhecer mais sobre a solução? Agende seu teste com nosso time por aqui.
Compartilhe:

Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas

Sistema para varejo: como a tecnologia pode aumentar a eficiência e reduzir risco
Veja mais sobre o varejo e como redefinir a forma de gerir operações e melhorar os resultados de sua empresa.
10/11/2025

Black friday: veja como se proteger e fazer compras seguras
Entenda mais sobre a origem da Black friday e veja como se proteger, seja você consumidor ou varejista, de fraudes durante esse período para aproveitar mais.
15/10/2025

Como consultar a situação cadastral de uma empresa
Veja como consulta a situação de um CNPJ de modo completo e eficiente para reduzir impactos financeiros e legais de parcerias fraudulentas, garantindo a regularidade do seu negócio.
12/09/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail