Publicado em
12/08/2024
Tópicos abordados
Big Data é o nome dado ao conjunto de dados que têm maior variedade, volumes crescentes e velocidade.
Com a complexidade empresarial atual, a tomada de decisões baseada em dados se tornou um diferencial competitivo muito importante.
Por essa razão e por conta da grande quantidade de informações geradas diariamente, o conceito de Big Data tem ganhado destaque como uma ferramenta poderosa para coletar, analisar e interpretar esses dados em larga escala.
Ao integrar essas análises nos processos de decisão, as organizações podem tomar medidas mais precisas e informadas, otimizando operações e melhorando a experiência do cliente. Então, continue a leitura e entenda como a análise de Big Data pode beneficiar sua empresa!
Big data é um conjunto de informações com uma complexidade tão alta a ponto de não poderem ser processados e analisados utilizando métodos simples.
De modo simplificado, são dados presentes em servidores e empresas que podem ser acessados. Ou seja, que estão disponíveis na rede mundial de computadores e pode ser acessado remotamente.
E como esses dados são gerados? De maneira contínua no nosso dia a dia. Toda ação que executamos ao navegar na internet, por exemplo, gera informações.
Por ser algo tão tecnológico, associamos o conceito de Big Data como algo muito recente, mas a verdade é que já armazenamos dados faz tempo.
Pense em como os cadastros eram feitos antigamente ou em bibliotecas. Tudo isso já era armazenamento de dados.
Acontece que, hoje, esse processos ganha nome de Big Data graças a Doug Laney. O mesmo responsável pelos 5 V’s que vamos entender mais abaixo!
Como vimos na definição, o big data é caracterizado por alguns Vs.
Eles são: Volume, Velocidade, Variedade, Variabilidade e Vínculo.
O volume refere-se aos mais de 2,5 quintilhões de dados produzidos diariamente que produzem um alto volume de informações.
Em seguida, temos o V de Velocidade. Isso porque esses dados seguem um fluxo de alta velocidade. Isto é, a todo tempo tempos novos dados sendo trabalhados e atualizados.
O próximo V é Variedade. Os dados podem aparecer de diferentes formas, cores, tamanhos, layouts.
Já o V de variabilidade refere-se a capacidade dos dados de crescerem constantemente, mas, paralelo a isso, esses elementos mudam e não são necessariamente consistentes.
É preciso criar vínculos e conexões entre os dados para que eles possam ser analisados corretamente
Os dados são essenciais para sua empresa, pois te ajudam a entender melhor situações, tendências e comportamentos. Assim, com essa visão, você consegue tomar decisões mais assertivas e reduzir riscos e prejuízos que incertezas poderiam causar.
Leia também: Análise de riscos: o que é e em quais momentos utilizar
Além disso, sua empresa pode se beneficiar desses dados conquistando vantagens como:
As análises baseadas em big data podem auxiliar também na identificação de falhas de eficiência em processos corporativos. Desta forma, as organizações podem corrigir as falhas e reduzir gastos financeiros.
Graças à quantidade de dados em série, as empresas podem monitorar seus concorrentes e identificar as mudanças demandadas em suas áreas de atuação.
Com os dados você consegue identificar rapidamente vulnerabilidades e trabalhar para solucioná-las, antes que se tornem prejuízos
Além disso, ao fechar novas parcerias comerciais, você pode utilizar esses dados para realizar um Know Your Partner eficiente e reduzir problemas.
Por fim, uma das principais vantagens do big data é ter a possibilidade de automatizar processos.
Como os dados te ajudam a ter uma melhor visão sobre o cenário de sua empresa, por consequência, eles são essenciais para a gestão de riscos.
Isso porque, ao analisá-los é possível identificar riscos e vulnerabilidades de forma ágil e assertiva.
Com isso, você consegue tomar providências para mitigar ou até mesmo anular possíveis riscos.
Provavelmente você deve estar se perguntando: Utilizar esses dados pode causar alguma implicação legal?
Se você acessa esses dados seguindo as regulamentações e leis como a LGPD, você não precisa se preocupar.
Até porque, ao utilizar o big data de forma correta, você consegue desempenhar um papel melhor na manutenção da conformidade de sua empresa com as leis e regulamentações vigentes.
O processo de implementação de soluções de big data pode ser complexo e exige o cumprimento de etapas importantes:
Entenda quais são os problemas a serem solucionados com o big data e estabeleça metas claras. A definição de objetivos mensuráveis permitirá que você avalie o sucesso com o decorrer do tempo.
Antes de implementar estas soluções, analise sua infraestrutura tecnológica para se certificar de que ela é capaz de comportar estas soluções. Caso encontre problemas em sua estrutura interna, defina a melhor forma de solucioná-los levando em conta as soluções a serem implementadas.
Antes de aplicar a solução, encontre as fontes de dados que possuem relevância na atuação do seu negócio e defina onde as informações serão armazenadas. Além disso, preze sempre pela qualidade deste material, fazendo varreduras de dados irrelevantes para otimizar o seu armazenamento.
Defina processos para monitorar o desempenho dos sistemas de forma contínua e implemente práticas eficientes de gestão de dados. Isso garantirá a segurança e eficiência das suas informações.
Sempre examine o desempenho das soluções e seu impacto nos processos internos. É importante que sua empresa colete o feedback dos profissionais envolvidos para manter a eficiência na implementação.
Acesse nosso site e conheça soluções que utilizam grandes quantidades de dados para gerir riscos empresariais.
Compartilhe:
Guilherme da Costa
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
O que é Compliance? Entenda, veja os tipos e como aplicá-lo
O compliance é mais do que uma exigência legal; é um investimento estratégico que fortalece a integridade e a reputação da sua empresa. Ao adotar um programa de compliance eficaz, você não apenas mitiga riscos, mas também cria um ambiente de trabalho ético e sustentável.
01/11/2024
Due Diligence: Entenda o que é e como implementar
Confira como a due diligence pode te ajudar a antecipar e mitigar riscos associados a parcerias, colaboradores, fornecedores e ativos.
18/10/2024
Compliance consumerista: veja como se manter em conformidade com seus consumidores
O compliance consumerista é uma área do programa de compliance que é responsável por garantir a conformidade nas relações desenvolvidas com os consumidores de uma empresa. Se você quer entender melhor como evitar riscos relacionados a problemas com a clientela de sua organização, leia este artigo!
23/08/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail