Publicado em
05/01/2023
| Atualizado em
14/07/2025
Tópicos abordados
A abordagem baseada em risco (ABR) é uma forma de organizar e gerenciar riscos que sua empresa precisa lidar para que esses sinais não se tornem problemas legais e financeiros.
Para entendermos essa metodologia e sua utilidade, primeiro, é necessário colocar que o ativo mais importante para uma empresa são seus relacionamentos.
Sem seus colaboradores, por exemplo, nada seria produzido e oferecido, ou seja, nem existiria empresa. Sem clientes, para quem você venderia?
Todavia, ao mesmo tempo que esses ativos tem um peso muito positivo, eles também podem trazer riscos que podem impactar negativamente sua organização, se não forem identificados e solucionados comum bom processo de background check.
É nesse contexto que a abordagem baseada em risco, também conhecida como ABR, entra.
Esse tipo de organização te ajuda a entender quais os riscos relacionados a gestão de terceiros (colaboradores, parceiros, fornecedores) e qual melhor forma de mitigá-los, antes que eles se tornem prejuízos.
Portanto, confira a seguir como aplicar esse processo em sua empresa!
A abordagem baseada em risco, também conhecida como ABR, é uma metodologia reduz prejuízos legais e financeiros como, por exemplo, processos trabalhistas.
Veja também como reduzir ações trabalhistas na sua empresa com essa solução de checagem de processos
Isso acontece porque o princípio da abordagem baseada em risco (ABR) é identificar os riscos e organizá-los por nível de prioridade.
Imagine que, ao analisar o histórico educacional de um candidato, você descobre que ele afirmou ter certificações e registro de classe, mas uma verificação de antecedentes completa mostra que isso não é verdade.
Esse risco pode trazer consequências legais, já que sua empresa estaria contratando alguém sem as qualificações necessárias.
Leia também sobre como consultar antecedentes de pessoas e empresa de forma 100% automatizada
Agora pense em um segundo cenário: você não realizou os 8 passos de homologação de fornecedor, ele está endividado e não conseguirá entregar um insumo.
Isso pode travar sua operação e atrasar pedidos, mais um risco relevante.
Com a ABR, você identifica ambos os riscos, avalia a gravidade de cada um e define os planos de ação conforme o nível de impacto que podem gerar.
Veja mais sobre como aplicar esse processo nesse material 👇
Você deve utilizar essa metodologia, porque riscos precisam ser identificados e tratados com antecedência. Caso contrário, se ignorados, deixam de ser apenas riscos e se tornam problemas, e problemas custam caro para a empresa.
Um exemplo disso é o recente caso do maior golpe via Pix no Brasil, que desviou mais de R$ 500 milhões. A investigação revelou que o ataque só foi possível porque um funcionário de confiança de uma empresa fornecedora de tecnologia cedeu suas credenciais a criminosos.
Se um background check mais criterioso tivesse sido feito, com análise de riscos comportamentais, histórico financeiro e outros indícios do funcionário, talvez esse risco tivesse sido identificado antes que causasse prejuízo bilionário.
Para isso, é importante contar com uma solução que identifique riscos no histórico de pessoas ou empresas e classifique esses riscos em baixo, médio e alto. Assim, você consegue organizar o que foi encontrado e priorizar de acordo com o nível sinalizado.
Nesse sentido, a plataforma de checagem de antecedentes da BGC Brasil pode te ajudar a acessar dados de pessoas ou empresas como seus antecedentes criminais de maneira 100% automatizada.
Além disso, a plataforma produz um relatório completo com o que foi encontrado e sinaliza o nível do risco de acordo com suas regras de negócio.
Conheça nossa plataforma
Como vimos, a abordagem baseada em risco é fundamental para identificar ameaças antes que elas se tornem problemas.
Mas ela vai além: é também peça-chave no processo de verificação de antecedentes. As duas práticas se complementam.
Afinal, a melhor forma de antecipar problemas é investigar se há indícios de risco no passado, ou seja, nos antecedentes de pessoas ou empresas com as quais sua organização pretende se relacionar, seja como colaboradores ou fornecedores.
Sob essa ótica, soluções como o background check ajudam a analisar esses históricos e a reduzir a chance de surpresas negativas.
Adotar a Abordagem Baseada em Risco (ABR) é uma forma inteligente de proteger sua organização. Ao identificar, classificar e priorizar riscos com antecedência, você ganha previsibilidade, reduz prejuízos operacionais e evita penalidades legais que poderiam ser facilmente prevenidas.
Mais do que uma exigência regulatória, a ABR deve ser vista como uma aliada estratégica, tanto na gestão de terceiros quanto na contratação de colaboradores, parceiros e novos negócios.
E, com o suporte de soluções de background check, seu processo de análise se torna ainda mais completo e eficiente.
A sua empresa não precisa esperar um problema acontecer para agir. Antecipe-se, implemente a ABR e transforme a gestão de riscos em uma vantagem competitiva.
Esse assunto te interessou? Acompanhe outros artigos relacionados em nossa página.
A checagem de antecedentes fornece informações sobre o histórico de pessoas e empresas. Esses dados são usados como base para identificar potenciais riscos, como fraudes, ações trabalhistas, vínculos com listas restritivas, entre outros.
O background check é um processo que permite avaliar o risco antes de qualquer relação formal com um colaborador, fornecedor ou parceiro. Ele contribui para que as decisões sejam baseadas em dados concretos, fortalecendo a aplicação da ABR.
A depender da profundidade da análise, é possível identificar: processos judiciais e criminais; sanções e impedimentos legais; irregularidades fiscais e financeiras; conflitos de interesse ou histórico duvidoso; indícios de fraudes ou inconsistências em dados profissionais.
Não. A Abordagem Baseada em Risco pode (e deve) ser aplicada por qualquer área que tome decisões com impacto estratégico como RH, compras e financeiro. Sempre que houver contratação ou relacionamento com terceiros, a ABR pode ajudar a mitigar riscos.
Com a classificação, sua empresa consegue priorizar os riscos mais graves e urgentes. Isso evita a dispersão de recursos e possibilita ações mais assertivas, como aprofundar a análise de determinados candidatos, renegociar com fornecedores ou encerrar parcerias de risco.
Compartilhe:
Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Como fazer a checagem de veículos e evitar irregularidades na sua frota
Saiba como checar veículos e evite irregularidades na frota da sua empresa com o background completo do ativo e do motorista.
29/08/2025
Saiba como a checagem de histórico profissional pode validar experiências
Entenda como a verificação de histórico profissional blinda sua empresa de riscos e garante contratações mais assertivas.
22/08/2025
Saiba o que diz a lei sobre a exigência de antecedentes criminais de candidatos
A exigência de antecedentes criminais de candidados é uma prática discriminatória, por isso, saiba como sua empresa pode fazer uma checagem em conformidade com as leis.
22/08/2025
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail