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Avaliação de fornecedores: 5 critérios para analisar antes de contratar um serviço
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Avaliação de fornecedores: 5 critérios para analisar antes de contratar um serviço

Publicado em

13/01/2023

| Atualizado em

01/10/2025

Tópicos abordados

Avaliação de fornecedores é o processo de análise prévia em relação a critérios estabelecidos pela empresa com o objetivo de garantir a qualidade, confiabilidade e eficiência na cadeia de suprimentos.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas não podem depender apenas da qualidade de seus produtos ou serviços para se destacarem. A eficiência e a confiabilidade da cadeia de supplier tornaram-se fatores estratégicos para o sucesso dos negócios.

Nesse cenário, a avaliação de fornecedores surge como uma prática necessária, permitindo que organizações identifiquem parceiros confiáveis, reduzam riscos legais e financeiros ao mesmo tempo que otimizam processos.

A partir disso é importante saber que avaliar fornecedores vai além de simplesmente verificar preços ou prazos de entrega. Trata-se de um processo mais estruturado que considera critérios como qualidade, conformidade regulatória, sustentabilidade, capacidade operacional, alinhamento ético e verificação de antecedentes e histórico.

Continue a leitura e veja como avaliar fornecedores de acordo com 5 principais critérios!

Galpão de fornecedor representando avaliação de fornecedores para mitigar riscos empresariais.
Avaliação de fornecedores para reduzir riscos empresariais

Os 5 critérios de avaliação de fornecedores

1. Saúde financeira do fornecedor

Utilizar indicadores relacionados à saúde financeira do fornecedor é indispensável. Isto é, analisar o crédito da empresa fornecedora com o objetivo de identificar um possível registro de dívidas e atrasos de pagamento. 

Isso porque uma empresa que tem problemas financeiros, muito provavelmente, entregará um serviço sem a qualidade necessária para sua empresa. Além disso, estar associado a um fornecedor que atravessa uma crise, pode causar à sua instituição uma crise de imagem, ou seja, um problema na credibilidade e na reputação. 

Assim, realizar a checagem financeira do fornecedor deve ser uma prática regular na homologação da empresa.

2. A relação da empresa com o mercado 

Entender como a empresa fornecedora se comporta no mercado. Isto é, saber como ela atendeu e se portou em parcerias anteriores à que você está buscando construir com ela, por meio do background check.

Essa análise permite que você descubra que aquela parceria será boa e, que a empresa que você deseja fechar uma parceria, atenderá suas expectativas de atendimento, cumprindo as demandas de maneira adequada e dentro dos prazos e padrões de qualidade.   

3. Conformidade do fornecedor

A conformidade do fornecedor refere-se ao cumprimento de normas legais, regulamentações setoriais e políticas internas da empresa contratante.

Esse critério avalia se o fornecedor opera de acordo com padrões éticos, ambientais, trabalhistas e de segurança, garantindo que suas práticas não representem riscos reputacionais ou legais para a empresa.

Além disso, a conformidade envolve a capacidade do fornecedor de apresentar documentação adequada, como certificações, licenças e relatórios de auditoria, e de se adaptar rapidamente a mudanças regulatórias. Fornecedores em conformidade contribuem para uma cadeia de suprimentos segura, confiável e sustentável.

4. Histórico de processos jurídicos

Consultar o histórico de processos jurídicos de fornecedores é importantíssimo para empresas que desejam mitigar riscos e garantir maior segurança em suas relações comerciais. Com esse tipo de informação, a sua organização tem acesso a dados que podem revelar padrões de conduta, como envolvimento recorrente em ações trabalhistas, fiscais, cíveis ou ambientais.

Esse cuidado não apenas ajuda a identificar fornecedores que possam representar riscos financeiros ou de reputação, mas também assegura maior transparência e confiança na cadeia de suprimentos.

Além disso, compreender o histórico jurídico possibilita avaliar se o parceiro adota práticas responsáveis e está em conformidade com legislações, evitando surpresas que possam comprometer contratos, operações ou até a imagem da empresa no mercado.

Algo essencial em um cenário em que compliance e governança são cada vez mais valorizados, a consulta ao histórico de processos jurídicos se torna um passo estratégico para decisões de contratação mais seguras e sustentáveis.

 5. Relações com mídias negativas ou listas restritivas

Consultar se fornecedores têm relações com mídias negativas ou se aparecem em listas restritivas é uma medida fundamental para proteger a empresa de riscos reputacionais e legais.

Notícias negativas, investigações jornalísticas e exposições em veículos de comunicação podem indicar práticas duvidosas, envolvimento em fraudes, corrupção ou más condições trabalhistas.

Da mesma forma, listas restritivas nacionais e internacionais como sanções, bloqueios e registros de órgãos reguladores, revelam se a empresa ou seus dirigentes estão impedidos de atuar em determinados mercados ou segmentos.

Ignorar esse tipo de consulta pode expor a organização a danos de imagem, perda de credibilidade com clientes e parceiros, além de possíveis implicações legais.

Por outro lado, ao monitorar essas informações de forma preventiva, a empresa reforça seu compromisso com ética, compliance e sustentabilidade, tomando decisões de contratação mais seguras e alinhadas às melhores práticas de governança corporativa.

Exemplo de avaliação de fornecedores

Imagine que você precisa contratar um fornecedor de plástico para produzir as garrafas da sua empresa. Durante a avaliação, a consulta cadastral mostra que a empresa está ativa, mas há registros de dívidas fiscais em aberto e duas ações trabalhistas de valor significativo em andamento.

Leia mais sobre em Como consultar a situação cadastral de uma empresa (CNPJ)

Ao verificar listas restritivas, a empresa aparece vinculada a um caso de fornecimento irregular em outro estado, o que levanta preocupação quanto à conformidade. Além disso, o histórico financeiro aponta alta taxa de endividamento e atrasos em pagamentos anteriores, sinalizando risco de instabilidade.

Operacionalmente, o fornecedor tem capacidade de produção, mas há registros de atrasos recorrentes nas entregas e problemas de qualidade reportados por outros clientes. Nesse cenário, a avaliação conclui que o fornecedor poderia representar um risco médio a alto.

Veja o caso da marca Aurora que fechou com um fornecedor que escravizava trabalhadores. Ao descobrir essa situação, a marca sofreu prejuízo de mais de 7 milhões teve seus produtos vetados em diversos mercados.

Entenda o que é o Know Your Supplier (KYS)

O KYS é uma prática de due diligence voltada para fornecedores, que permite às empresas avaliar riscos antes de fechar parcerias. Por meio do Know Your Supplier, são analisados aspectos como situação cadastral, histórico jurídico, reputação no mercado, saúde financeira e conformidade regulatória. O objetivo é garantir que os fornecedores sejam confiáveis, minimizando riscos de fraudes, inadimplência ou problemas de compliance.

Background check e avaliação dos fornecedores

Por meio de solução de background check para empresas, você pode verificar em poucos minutos e de forma automatizada todo histórico do fornecedor analisado, sanando todas as informações referentes aos critérios apresentados com dados em tempo real e parametrização dos riscos automática.

Para isto, utilizamos mais de 200 fontes como consulta de antecedentes, presença do nome do parceiro em listas restritivas ou mídias negativas e análise do histórico financeiro e processual da a empresa. Com isso, você reduz riscos legais e reputacionais que impactam o caixa da sua empresa.

Se interessou e quer saber mais? Acesse nosso site e fique por dentro de nossas soluções!

Perguntas frequentes sobre avaliação de fornecedores

1. Quais critérios são considerados na avaliação?

São analisados aspectos como situação cadastral, histórico jurídico, presença em listas restritivas, dívidas, saúde financeira, capacidade operacional, qualidade dos produtos ou serviços e reputação no mercado.

2. O que são listas restritivas e por que consultá-las?

Listas restritivas incluem empresas ou pessoas envolvidas em fraudes, irregularidades ou sanções legais. Consultá-las evita parcerias com fornecedores que possam trazer risco à empresa.

3. Com que frequência deve ser feita a avaliação?

Idealmente, antes da contratação e de forma periódica (anual ou semestral) para monitorar mudanças no perfil ou risco do fornecedor.


4. Como classificar o risco de um fornecedor?

O risco pode ser classificado como baixo, médio ou alto, com base na combinação de fatores como pendências legais, dívidas, histórico de entregas e conformidade regulatória, de acordo com as regras que sua empresa estabelecer.

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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