Publicado em
13/07/2023
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O Enriquecimento de Dados é o processo de aprimorar, expandir ou melhorar conjuntos de dados existentes, adicionando informações ou detalhes relevantes.
Você já ouviu aquela frase que diz “Quanto mais, melhor”. Ela é perfeita para entendermos mais sobre a importância de coletar e ter diferentes informações para melhorar nossas decisiões.
É nesse mesmo sentido, em um mundo cada vez mais conectado, que os dados se tornam extremamente valiosos e essenciais para nos ajudar a entender cenários, avaliar parcerias e minimizar erros.
Isto porque quanto mais dados temos sobre pessoas ou empresas, mais informados estamos.
É por isso que o enriquecimento de dados é tão importante para sua empresa, ajudando em decisões mais assertivas e mitigando riscos legais e financeiros. Quer entender melhor? Continue sua leitura!
O enriquecimento de dados é o processo de adicionar informações adicionais a uma base de dados para torná-la mais completa e valiosa.
Sob esta visão, é possível dizer que o objetivo principal do enriquecimento de dados é tornar os dados existentes mais completos e precisos para melhorar sua compreensão sobre algo ou alguém.
Alguns exemplos de dados complementares são os dados demográficos, dados sociais, dados comportamentais e outros. Eles ajudam a acrescentar informações preciosas para sua empresa.
Ou seja, enriquecer seus dados pode ser importante para analises e tomada de decisões, reduzindo dúvidas e incoerências.
Ainda, é importante ressaltar que este é um processo contínuo e compliant com a LGPD. Isso já que os dados estão constantemente passando por transformações e precisam ser atualizados.
📖 Leia também: Know Your Partner (KYP): Entenda o que é e como ele pode ajudar sua empresa
Imagine precisar escolher um parceiro de negócios às cegas, sem saber nada sobre ele.
A chance dessa ser uma decisão, no mínimo, ruim é enorme, não é mesmo?
A falta de informações gera muita dúvidas e imprecisões que, no mundo dos negócios, podem ser responsáveis por grandes prejuízos financeiros e legais. Por isso, o Enriquecimento de Dados é muito importante para sua empresa.
Com esse tipo de processo, você consegue adicionar e obter informações decisivas. É possível preencher lacunas, corrigir erros e normalizar dados, o que te ajuda a evitar decisões baseadas em informações incompletas ou imprecisas.
Ao realizar uma contratação, por exemplo, você deve validar dados e, também, enriquecê-los. Assim, você pode entender mais informações sobre seu candidato, garantindo que ele esteja alinhado com os valores de sua cultura e minimizando riscos.
Além disso, em processo de fusões e aquisições ou na contratação de fornecedores, você pode avaliar seus parceiros e coletar novos dados para embasar ainda mais sua decisão em relação a esse novo contrato comercial.
Veja os principais benefícios desse processo para sua empresa.
Ao enriquecer os dados existentes com informações adicionais, é possível preencher e garantir que as informações são atualizadas. Tal atualização te ajuda a criar uma base de dados mais precisa e confiável.
Com maiores informações, sua empresa consegue ter uma visão mais detalhada sobre seus parceiros, clientes e colaboradores.
Com uma base de dados enriquecida, as empresas podem identificar possíveis padrões, espaços e novas oportunidades. Isso permite uma tomada de decisão mais informada e estratégica, impulsionando o crescimento da sua instituição.
Com mais informações, é possível realizar um Know Your Partner (KYP) mais completo, minimizando riscos associados a pessoas, empresas ou ativos.
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Para garantir o Enriquecimento de Dados é necessário coletar mais informações e complementar seus dados existentes. Isso significa corrigir, atualizar e organizar dados, de modo que ocorra uma higienização das bases. Nesse sentido, existem algumas estratégias para o Enriquecimento de Dados. Veja as principais!
Por meio do formulário de cadastro, é possível coletar dados como nomes e e-mail. Por essa razão, tais formulários devem estar disponíveis em seus blogs, sites, entre outros.
Também conhecido como “Chamada para Ação”, o Call to Action deve ser inserido em conteúdos e materiais. Assim, eles funcionam como incentivo para que seu público preencha formulários para coletas de dados.
Ao solicitar que seu público preencha um formulário com dados e informações, você pode oferecer algum tipo de material em troca. Um exemplo disso, por exemplo, é oferecer promoções ou ebooks.
Tecnologias de Enriquecimento de Dados podem te ajudar a complementar informações já existentes. A vantagem dessas tecnologias é que de maneira automatizada elas conseguem extrair informações de diferentes fontes, aprimorando as informações.
Com nossa solução de enriquecimento de dados, por exemplo, a partir de uma única informação conseguimos gerar resultados detalhados, como nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe, óbito, e-mails, endereços e sexo, enriquecendo significativamente seus dados em tempo real.
Como vimos, existem algumas maneiras de enriquecer dados. No entanto, para dados obter dados mais precisos e atualizados, o uso de soluções e tecnologia é a melhor forma.
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Diversos tipos de dados podem ser enriquecidos, como informações demográficas (idade, gênero), dados comportamentais (preferências de consumo, hábitos de compra), localização geográfica, histórico de interações, entre outros, dependendo do objetivo da análise.
Sim, desde que sejam respeitadas as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso significa que os dados utilizados devem ser obtidos de maneira legal e transparente, e que o uso deles respeite o direito de privacidade dos indivíduos.
Não. A limpeza de dados é o processo de identificar e corrigir ou remover informações incorretas, desatualizadas ou duplicadas em uma base de dados. Já o enriquecimento de dados adiciona informações adicionais para melhorar a compreensão e valor da base de dados.
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Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
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