Publicado em
28/03/2025
| Atualizado em
24/09/2025
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Checagem de histórico processos trabalhistas é a verificação de eventuais ações ou processos trabalhistas em que uma pessoa esteja envolvida, permitindo avaliar riscos legais e de conformidade antes de uma contratação ou parceria.
Dados da justiça do trabalho, apontam que o Brasil registrou em 2024, 2 milhões de novos processos, número que colocou o país como um dos líderes mundiais em volume de litígios trabalhistas.
Para as empresas, isso representa não apenas custos diretos com indenizações e honorários advocatícios, mas também indiretos por conta de possíveis riscos reputacionais e impactos negativos no clima organizacional.
Por essa razão, a checagem de histórico de processos trabalhistas tem ganhado relevância como uma estratégia para entender o contexto do processo e, dessa forma, avaliar a compatibilidade entre a empresa e contratação.
Neste artigo, vamos entender os impactos das ações trabalhistas para as empresas e como a empresa pode atuar de forma ativa para minimizar os custos desses passivos ao realizar o background check de terceiros.
Entender se um candidato ou parceiro já esteve envolvido em ações trabalhistas é uma forma de reduzir custos e trazer mais transparência para o processo de decisão. No Brasil, essas informações podem ser consultadas nos portais da Justiça do Trabalho por meio de dados como nome completo ou CPF.
O desafio é que, ao fazer a consulta manual, as informações ficam dispersas, exigem tempo e podem gerar interpretações equivocadas. É nesse ponto que soluções especializadas fazem a diferença.
Na BGC Brasil, a checagem de histórico trabalhista faz parte do portfólio de background check. Assim, a tecnologia da solução reúne dados oficiais de todos os tribunais de justiça do território, de maneira rápida, organizada e confiável, transformando o que antes era um processo demorado em um relatório claro, pronto para apoiar sua equipe.
Checar o histórico de processos trabalhistas antes de contratar é importante, porque traz para o recrutador ou empresa previsibilidade sobre a contratação.
Isso porque ao consultar – de modo correto e eficiente – você ganha visibilidade sobre o processo, o que te ajuda a entender o contexto daquela ocorrência e avaliar se aquela pessoa pode oferecer algum tipo de risco para sua organização.
Veja também 5 sinais de que sua empresa precisa investir em background check
Imagine que, durante a checagem de histórico trabalhista, sua empresa identifique que um candidato possui diversas ações trabalhistas movidas contra diferentes empregadores, sempre relacionadas a condutas semelhantes, como alegações de assédio, insubordinação ou má conduta no ambiente de trabalho.
Esse padrão recorrente pode acender um alerta, já que não se trata de um caso isolado, mas de um comportamento que pode se repetir na sua organização.
Imagine que um candidato avançou para a fase final do processo seletivo. Durante a checagem de histórico trabalhista, a empresa identifica que ele moveu uma ação contra um antigo empregador.
Em um primeiro momento, isso pode gerar dúvida. Mas, ao analisar o contexto do processo, o recrutador descobre que a ação estava relacionada a horas extras não pagas em uma empresa que já tinha histórico de problemas semelhantes.
Nesse caso, o processo não representa um risco direto para a nova contratação, pois mostra mais sobre o antigo empregador do que sobre o candidato.
Em primeiro ponto, um alto volume de ações trabalhistas para sua empresa pode indicar um prejuízo financeiro alto. Inclusive, você pode fazer o cálculo desse custo para sua empresa com essa calculadora de custo de contratações.
Além disso, ações trabalhistas podem gerar muito mais do que custos financeiros imediatos. Elas afetam diretamente a reputação, a credibilidade e até a capacidade de atrair novos talentos e parceiros de negócio.
Leia também Guia prático de compliance trabalhista: evite multas e proteja sua empresa
Passivos trabalhistas consomem tempo, recursos financeiros e podem comprometer a reputação da organização perante o mercado. Muitas vezes, esses riscos surgem já no processo de contratação, quando não há uma análise completa sobre o histórico do candidato ou parceiro.
Uma forma eficiente de reduzir esses passivos é incorporar a checagem de histórico trabalhista no seu processo seletivo ou de due diligence. É exatamente isso que o background check da BGC oferece.
Com uma tecnologia avançada e metodologia segura, a solução unifica informações dispersas em um relatório claro, objetivo e confiável. Assim, sua equipe pode tomar decisões mais estratégicas, evitando surpresas futuras e diminuindo a exposição a litígios que poderiam ser prevenidos.
Veja mais sobre a solução e agende uma demonstração aqui.
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Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
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