Publicado em
18/06/2025
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Antes de explicar quais são os indicadores de risco de golpes, é preciso esclarecer o que eles são.
Os indicadores de risco, também conhecidos como KRIs (Key Risk Indicators), são métricas utilizadas para mensurar e monitorar a exposição a riscos dentro de uma operação. Embora semelhante aos KPIs (indicadores de desempenho), os KRIs têm foco específico na prevenção de ameaças e prejuízos potenciais, sendo fundamentais na gestão empresarial, especialmente em ambientes orientados por dados.
Aplicados ao setor de tecnologia, esses indicadores se tornam ainda mais relevantes, visto que, no Relatório Global de Ameaças de 2025, publicado pela CrowdStrike, o setor tecnológico foi o mais visado por intrusões interativas, como malwares e ataques direcionados.
Nesse texto você vai entender como os indicadores de risco podem ser mensurados, bem como, os principais indicadores de golpes para o setor de tecnologia.
Ao contrário dos KPIs (Key Performance Indicators), que medem o desempenho de processos e metas de negócio, os KRIs (Key Risk Indicators) medem o grau de exposição a riscos que uma empresa enfrenta em tempo real ou de forma preditiva. Enquanto KPIs dizem se você está indo bem, os KRIs mostram o quão perto está de algo dar errado.
Esses indicadores antecipam cenários de perda ou não conformidade. Com eles, é possível estabelecer limites aceitáveis de risco e agir antes que os impactos atinjam a operação.
Por exemplo, uma alta taxa de documentos inválidos em cadastros de clientes ou parceiros pode indicar fraudes de identidade em andamento. Da mesma forma, um crescimento repentino de chamados de suporte relacionados a falhas de acesso pode ser um prenúncio de tentativa de invasão.
Tão importante quanto monitorar os sinais é confiar nas ferramentas usadas nesse processo. Por isso, ao implementar indicadores de risco, garanta também a confiabilidade das fontes e a legalidade dos processos.
Adotar práticas de verificação bem estruturadas e integradas à sua estratégia de prevenção de perdas faz a diferença e permite que você evite grandes perigos cibernéticos.
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Monise Soares
Estagiária de Marketing com foco em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional (UNINTER).
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