Publicado em
16/08/2024
Tópicos abordados
O roubo de carga é uma das principais preocupações nas atividades de transporte rodoviário no Brasil.
Em 2023, um relatório da Overhaul mostrou que o aumento dos roubos aumentou em 4,8% de 2022 para 2023, e isso prova que as empresas precisam se preocupar cada vez mais com este tipo de risco para evitar prejuízos financeiros e logísticos.
Neste post mostraremos de que maneira o compliance pode auxiliar na diminuição da recorrência deste problema.
Para termos uma noção da gravidade do problema de roubos de carga no Brasil, podemos trazer dados: uma pesquisa do Fórum dos Gerenciadores de Risco aponta que em 2022, o prejuízo gerado por este tipo de crime gerou um prejuízo de mais de R$1,2 bilhões.
Para as empresas, além dos gastos financeiros gerados por conta da perda de mercadorias, o preço logístico aumenta também pelo crescimento no valor do seguro, por exemplo. Isto afeta o preço final do produto, que chega aos clientes com um valor elevado graças ao gasto gerado pela alta frequência dos crimes.
Entre os produtos mais roubados por criminosos, estão: cigarros, farmacêuticos, peças automobilísticas e alimentos. Ou seja, produtos de consumo imediato.
Entre os diversos problemas causados pelo roubo de carga, podemos mencionar:
Como já mencionamos, as perdas financeiras causadas pelos roubos de carga podem estar relacionadas à diversos fatores, como o aumento no custo de seguros, gastos na substituição de mercadorias e aumentos relacionados à prevenção de futuros desvios.
Com a perda das suas mercadorias, sua empresa pode atrasar significativamente as entregas e ter que lidar com penalidades contratuais.
Quanto mais o seu negócio for vítima deste tipo de crime, mais risco sua empresa corre de perder a confiança dos clientes, gerando a perda de consumidores e afetando a percepção pública da sua organização.
A necessidade de implementar medidas de prevenção pode exigir soluções de gestão de riscos mais complexas.
Veja também: “Cursos de Gestão de Riscos: Conheça e melhore seu desempenho na área“
Caso a frequência dos roubos aumente demasiadamente, pode ser que o problema esteja vindo de dentro da sua empresa. É importante não descartar a possibilidade de medidas fraudulentas e corruptas por parte de pessoas envolvidas com os processos internos do seu negócio.
Com a adoção de medidas que garantam a conformidade com leis e regulamentos de todos os envolvidos na sua empresa, a chance de lidar com atitudes fraudulentas e riscos regulatórios diminui significativamente.
new RDStationForms(‘infografico-pilares-do-compliance-blog-meio-9a5bce714cae8230ccf5’, ‘UA-142076315-1’).createForm();Entre as medidas a serem adotadas para diminuir a decorrência dos roubos de carga, podemos mencionar:
Um planejamento logístico com o fim de encontrar rotas mais seguras e movimentadas pode garantir a segurança das suas mercadorias.
Manter os motoristas cientes de medidas de detecção de perseguições, perigos de falsas blitz e rapidez no contato com policiais rodoviários pode diminuir a probabilidade de roubos de carga.
Ao utilizar processos que deixem claro para os colaboradores as punições relativas à concessão de informações confidenciais da sua organização para terceiros, sua empresa pode evitar que dados importantes fujam do controle do seu negócio.
A implementação do processo de background check oferecerá um panorama completo sobre os antecedentes criminais de possíveis colaboradores, clientes e parceiros, possibilitando, assim, um maior conhecimento acerca do histórico dos envolvidos com o seu negócio. Isso te dará o poder de escolher, com base em seus critérios, os riscos antes de consolidar vínculos.
Clique aqui e saiba mais sobre soluções de Background Check.
Compartilhe:
Guilherme da Costa
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Gestão de ativos: o que é e quais são as vantagens ao implementar na sua empresa?
A gestão de ativos é todo o processo de desenvolvimento, operação, manutenção e descarte dos bens. Envolve, por exemplo, o trabalho de identificação de valores dos ativos, como custos de manutenção, possibilidades de venda e riscos.
05/08/2024
Compliance trabalhista: o que é e como implementar na sua empresa
O compliance trabalhista diz respeito a um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que uma organização adota para garantir a conformidade com todas as leis, regulamentos e normas trabalhistas vigentes. Isto se aplica desde o processo de contratação e demissão de colaboradores até a garantia de condições seguras de trabalho.
01/08/2024
Granularidade de dados: entenda o que é e porque você deve dar importância
Entenda o que é granularidade de dados e porque você deve dar importância.
19/07/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail