Publicado em
10/08/2023
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Gestão de fornecedores é o conjunto de atividades e processos realizados por uma empresa para garantir uma relação eficiente, transparente e de qualidade com seus fornecedores.
Atualmente, é essencial que as empresas tenham a capacidade de selecionar, desenvolver e manter relacionamentos produtivos com fornecedores. Isso já que estes são fundamentais para o funcionamento e sustentabilidade de muitas instituições, impactando diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Além disso, esse grupo influencia na competitividade e lucratividade do negócio. Por isso, é importante conhecer formas e estratégias que te ajudem a realizar uma gestão de fornecedores eficiente, promovendo transparência e gerando bons resultados para sua empresa.
Gestão de fornecedores é um processo fundamental dentro das organizações que envolve a administração de relacionamentos e atividades com os fornecedores. Sob essa visão, tal prática tem como principal objetivo garantir que a instituição tenha acesso a recursos, materiais e serviços de qualidade para operar de maneira eficiente e atender às necessidades dos seus clientes.
Nesse sentido, é interessante desenvolver habilidades para negociar e administrar essa relação de forma qualitativa. Assim, é possível garantir que todos os serviços e soluções estejam dentro de sua expectativa.
Além disso, hoje, é necessário que além de oferecer bons serviços, o fornecedor agregue valor à sua instituição. Isto é, que eles auxiliem em mais atividades, oferecendo, por exemplo, ajuda no monitoramento de encomendas e no gerenciamento de estoques.
Sabendo da importância desse processo, conhecer estratégias para realizá-lo é fundamental e pode te ajudar a otimizar seu tempo e minimizar riscos. Veja abaixo 3 estratégias!
O primeiro passo para uma gestão de fornecedores bem-sucedida é realizar uma avaliação criteriosa dos potenciais parceiros. Para isso, é importante considerar não apenas o preço dos produtos ou serviços, mas também outras informações como a qualidade, a capacidade de entrega, a solidez financeira, o histórico de atendimento a outros clientes e, principalmente, a compatibilidade dos valores e objetivos da empresa.
Para isso, você pode utilizar, por exemplo, a solução de Background Check automatizado que permite que você realize uma varredura em mais de 200 fontes em poucos minutos. Assim, você consegue obter todos esses dados com a indicação de possíveis riscos, minimizando problemas e prejuízos desnecessários e, ainda, ajudando em sua tomada de decisão.
Uma vez que os fornecedores sejam selecionados, é imprescindível investir no desenvolvimento de parcerias estratégicas. Isto significa que, em vez de apenas negociar contratos pontuais, por exemplo, você pode pensar em estabelecer uma relação de longo prazo, baseada nos dados analisados.
Uma das estratégias para isso é garantir a transparência, por meio da avaliação de fornecedores, e a comunicação aberta entre as partes. Isso permite que sua empresa e seu parceiro compartilhem informações relevantes que permitam entender as necessidades e os desafios de cada um.
Uma gestão de fornecedores eficiente requer monitoramento contínuo do desempenho dos parceiros. Isso envolve o acompanhamento de métricas-chave, como prazos de entrega, qualidade dos produtos, satisfação do cliente e conformidade com as normas estabelecidas.
Para isso, é necessário planejar a realização de reuniões periódicas de acompanhamento e avaliação de desempenho, identificando oportunidades de melhoria contínua e a solução ágil de possíveis problemas.
A gestão de fornecedores é um aspecto crucial para o sucesso de qualquer empresa, pois os fornecedores desempenham um papel importante na qualidade dos produtos e serviços que oferecem aos seus clientes. Por isso, é imprescindível saber como realizar tal processo.
Primeiro, você deve identificar as necessidades específicas da sua empresa em termos de produtos, serviços ou matérias-primas. Defina claramente os critérios para a seleção de fornecedores com base nas suas necessidades e requisitos.
Feito isso, realize pesquisas para identificar potenciais fornecedores que atendam aos seus critérios. Para isso, considere fatores como qualidade, preço, capacidade de produção, reputação no mercado, localização e histórico de entrega.
Outro passo importante e indispensável é realizar a avaliação de fornecedores em potencial. Com isso, você pode mitigar riscos e evitar golpes e prejuízos desnecessários.
Por fim, feche o contrato com a empresa, assegurando um monitoramento contínuo por meio de reuniões periódicas e realize o gerenciamento de riscos.
Veja também: Entenda o que é Know Your Partner (KYP) e como ele pode ajudar sua empresa
Como observado acima, ferramentas de verificação de histórico são imprescindíveis para o processo de gestão de fornecedores. Elas permitem que você verifique diferentes informações acerca desse público em um único lugar.
Nossa solução de Background Check, por exemplo, te ajuda a acessar dados como análise de crédito, checagem processual e outros, minimizando riscos e promovendo mais transparência e proteção para sua organização.
Quer saber mais sobre? Acesse nosso site e conheça a solução!
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Maria Eduarda
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
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