• Compliance

  • Background Check

  • Segurança

|
Início
Anti-fraude
Reconhecimento facial: o que é, como funciona e onde aplicá-lo
Background check
Compliance
PLD
reconhecimento facial
Segurança

Reconhecimento facial: o que é, como funciona e onde aplicá-lo

Publicado em

03/03/2023

Tópicos abordados

O reconhecimento facial é uma tecnologia que tem como principal objetivo a prevenção de golpes e fraudes por meio da identificação de pessoas pelos traços e suas características faciais que são reconhecidos por inteligência artificial (AI).

Com a expansão de novas tecnologias no mercado, o reconhecimento facial surge como uma alternativa para combater golpes como, principalmente, a fraude de identidade . Isto visto que essa tecnologia permite validar a imagem do usuário, ou seja, verificar se a pessoa é realmente quem diz ser. 

Sabendo da utilidade dessa ferramenta e como ela pode ajudar em seu negócio, nós preparamos um conteúdo completo sobre reconhecimento facial e como ela funciona. Confira a seguir! 

O que é reconhecimento facial 

Reconhecimento facial

Ganhando cada vez mais destaque no mercado nos últimos anos, o reconhecimento facial é uma tecnologia que utiliza algoritmos de inteligência artificial para identificar, analisar e verificar a identidade de uma pessoa com base em suas características faciais. Algumas dessas características avaliadas podem ser, entre outras coisas, a forma do rosto, a posição dos olhos, o nariz e a boca, bem como outras características distintivas, como cicatrizes, sinais ou até mesmo tatuagens faciais.

São esses traços que permitem a ferramenta de reconhecimento facial autenticar o usuário ou não. Ou seja, ao analisar os traços das pessoas com aqueles quais foram fornecidos no cadastro dela, é possível verificar se o usuário é realmente a pessoa que ele diz ser. 

Por essa eficiência e praticidade, o reconhecimento facial é utilizado para diferentes áreas, desde segurança e vigilância até serviços bancários e de varejo, por exemplo. Outras empresas também usam o reconhecimento facial para permitir o acesso de funcionários a áreas restritas, para autenticação de transações financeiras ou ainda para personalizar anúncios e recomendações de produtos com base nas preferências dos usuários.

Como funciona a tecnologia de Reconhecimento Facial?

O funcionamento do reconhecimento facial é 100% inteligente e seguro. Ele começa com a captura de uma imagem do rosto da pessoa e, em seguida, essa imagem é analisada por um software que identifica padrões únicos, como o formato do rosto, a distância entre os olhos, o nariz e a boca, a textura da pele, entre outros. Esses padrões são convertidos em um conjunto de dados numéricos, que são armazenados em um banco de dados.

Logo depois desse registro, ao usar a ferramenta, o usuário passa por uma avaliação dos dados. Assim, as características faciais capturadas pela inteligência artificial são comparadas com uma base de dados de imagens de rostos já previamente registrados. 

Ao final, feito isso, se uma correspondência é encontrada, o sistema de reconhecimento facial identifica a pessoa na imagem como sendo a mesma pessoa na base de dados. Caso contrário, a pessoa tem seu acesso negado e não é validada pela ferramenta. 

Veja também: Face Match: como aplicá-lo ao seu processo de onboarding

Tipos de Reconhecimento Facial 

Existem dois principais tipos de reconhecimento facial que são utilizados pelas empresas e pessoas. O primeiro é o reconhecimento facial baseado em características e o outro o reconhecimento facial baseado em Imagem. Veja a diferença a seguir!

O reconhecimento facial baseado em características

Esse tipo de reconhecimento facial consiste numa tecnologia que usa como referência de validação as características do rosto. Isto é, se concentra em características específicas do rosto como distância dos olhos, lábios, sinais faciais, entre outros. 

O reconhecimento facial baseado em imagem

Diferente do primeiro, o reconhecimento facial baseado em imagem tem como principal referência a imagem geral do rosto do usuário. Assim, esta tecnologia está programada para analisar todos os pontos do rosto de maneira mais ampla.

É importante saber que, apesar de diferentes, ambos os tipos podem ser usados para identificar indivíduos,sendo assim utilizados em situações como segurança, controle de acesso e autenticação de identidade. 

Onde aplicar o Reconhecimento Facial

Tratando-se de uma tecnologia que visa a proteção de dados e segurança, o mercado como todo tem grande interesse no reconhecimento facial. Isto é, refletido no uso do reconhecimento facial por empresas de diversos setores com objetivos divergentes mas que têm em comum o interesse em promover segurança e transparência em seus ambientes. 

Veja a seguir algumas das principais áreas que utilizam essa ferramenta: 

Segurança Pública

Na área de segurança pública, o reconhecimento facial tem sido utilizado pelos órgãos para identificar criminosos e terroristas. Com essa tecnologia, é possível capturar imagens de pessoas suspeitas em locais públicos, como aeroportos, estações de metrô e ruas movimentadas, e compará-las com os dados de criminosos e terroristas armazenados em bancos de dados.

Controle de Acesso

O reconhecimento facial também é utilizado para controle de acesso em edifícios públicos e privados, como empresas e condomínios. Sendo mais prático, barato e eficaz, o reconhecimento facial pode substituir as tradicionais catracas por sistemas de reconhecimento facial, tornando o acesso mais rápido e seguro.

Identificação em Redes Sociais

As empresas responsáveis por coordenar as redes sociais também estão utilizando o reconhecimento facial para identificar pessoas em fotos e vídeos postados pelos usuários. Com essa tecnologia, é possível identificar automaticamente os amigos de uma pessoa em uma foto e marcar suas respectivas contas ou manter os dados do usuário em segurança, evitando que outra pessoa consiga entrar em suas mídias e extrair dados pessoais.

Pagamentos Eletrônicos e acesso a contas

Bancos e instituições financeiras se beneficiam dessa tecnologia ao disponibilizarem a ferramenta de reconhecimento facial para seus usuários validarem seu acesso a aplicativos e realizarem automaticamente pagamentos de modo mais seguro. Desta forma, torna-se mais fácil evitar fraudes e golpes financeiros sofridos especialmente por esse setor. 

O reconhecimento facial e nossa solução de Validação 

Validação Biométrica Contínua

Por meio de nossa solução de Validação biométrica Contínua avaliamos usuários da sua aplicação de forma contínua por meio de reconhecimento facial, com tecnologia anti-spoofing (antifraude). 

Com nossa tecnologia, a partir do cadastro de um usuário feito de forma prévia, programamos uma verificação de reconhecimento facial periódica ou quando analisamos um um comportamento diferente do normal, indicando um possível risco. Assim, a ferramenta solicita ao usuário que está utilizando o serviço no momento, a captura de sua imagem.

Feita em tempo real para evitar fraudes e o uso de imagens como fotos, utilizamos o processo de prova de vida  para o momento da captura. Esse processo consiste na solicitação de diferentes movimentos como sorrir, piscar olhos e balançar a cabeça para garantir que o usuário correto tenha acesso ao serviço. 

Uma vez realizado a captura da face, nosso software de reconhecimento facial analisa toda a geometria e traços característicos do rosto para criar um modelo digital com seus dados faciais. Nas próximas verificações, para autenticar, a ferramenta de validação biométrica digitaliza seu rosto em tempo real e compara com a face oficial, armazenada no banco de dados.

Vantagens do reconhecimento facial para sua empresa

Existem diversas vantagens de utilizar o reconhecimento facial. Essas vantagens não beneficiam somente a empresa mas também o usuário de seus serviços e soluções. 

Isto porque ao utilizar tal tecnologia, há um aumento da segurança, já que é possível identificar rapidamente pessoas suspeitas e monitorar a entrada e saída de pessoas nas dependências da empresa. Além disso, há também uma maior rapidez na identificação de funcionários e visitantes, o que pode ajudar a reduzir filas virtuais e físicas, ajudando a agilizar processos de acesso.

Por consequência, ocorre uma  melhoria na experiência do cliente, o que é uma das principais vantagens. Isso pois, ao oferecer um sistema de acesso rápido e eficiente, a empresa pode melhorar a experiência do cliente e a satisfação do mesmo com os serviços oferecidos, fidelizando ele a sua empresa. 

Assim, há também uma redução de custos, uma vez que os processos de acesso e controle foram automatizados e a empresa pode reduzir custos com pessoal de segurança e diminuir o tempo gasto com verificações manuais e não eficazes. 

Por fim, o monitoramento em tempo real e a precisão na identificação beneficia a instituição. Essa que, utilizando o reconhecimento facial, tecnologia precisa e confiável e que garante uma identificação mais precisa, consegue em tempo real monitorar a presença de funcionários e visitantes na empresa, o que pode ajudar a identificar rapidamente possíveis problemas e tomar medidas preventivas, minimizando riscos. 

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Linkedin
Email
Whatsapp

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas

Duas pessoas em traje formal apertando as mãos sobre uma mesa com documentos e tablet, simbolizando o fechamento de uma parceria comercial com segurança e confiança.

Checagem financeira: como evitar prejuízos ao contratar ou firmar parcerias

Antes de fechar qualquer parceria ou contratação, pare e verifique. A checagem financeira pode salvar sua empresa de grandes prejuízos.

09/05/2025

Martelo de juiz sobre notas e algemas, simbolizando a atuação da justiça no combate à lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Lei 12.683/12: marco na prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil

Marco na legislação brasileira, a Lei 12.683/12 fortaleceu o papel das empresas na prevenção à lavagem de dinheiro. Veja o que mudou e como agir.

10/04/2025

Background check para KYS

Background Check para análise de fornecedores e cadeia de supplier

Verifique informações sobre seu e avalie os riscos por meio do background check para reduzir problemas legais e financeiros para sua empresa.

17/03/2025

Materiais gratuitos

Tecnologia no RH

Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Background Check

7 formas de como aplicá-lo na sua empresa

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

10 pilares de um

Programa de compliance

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Guia de boas práticas para

Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

O futuro do RH

7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Preencha o campo ao lado com o seu e-mail

  • BGC Brasil

  • Conheça nosso site
  • Sobre nós
  • Fale conosco
  • Categorias

  • Compliance
  • Background Check
  • Segurança
  • Anti-fraude
  • Recrutamento

©️ bgcbrasil - BGC BRASIL ASSESSORIA LTDA - CNPJ: 29.314.983/0001-12