• Compliance

  • Background Check

  • Segurança

|
Início
Anti-fraude
OCR: Entenda o que é e qual é sua importância para prevenir fraudes
Checagem
Facilitador de checagem
Fraudes de identidade
Segurança

OCR: Entenda o que é e qual é sua importância para prevenir fraudes

Publicado em

03/06/2024

Tópicos abordados

Desde a digitalização de arquivos históricos até a automação de processos em empresas, o OCR é ferramenta essencial na era digital. 

Essa tecnologia permite a conversão de diferentes tipos de documentos, como arquivos em papel digitalizados, PDFs ou imagens capturadas por uma câmera digital, em dados editáveis e pesquisáveis.

Ele não apenas facilita a conversão de documentos físicos em textos digitais editáveis, mas também melhora a eficiência, reduz custos operacionais e abre novas possibilidades para a análise de dados. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é OCR?

OCR ou Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition) é uma ferramenta capaz de identificar caracteres em arquivos de imagem e convertê-los em formatos de textos editáveis.

Nesse sentido, podemos dizer que o OCR possibilita a verificação de informações de forma prática e eficiente. Isso ajuda no entendimento das informações, algo essencial para autenticação de documentos e combate à fraude.

OCR

Para que serve o OCR?

O Reconhecimento Óptico de Caracteres funciona para transformar textos de documentos em arquivos digitais com o fim de validá-los, criar categorias ou enviar a terceiros. 

Você pode muito bem escanear os arquivos em impressoras e convertê-los em PDFs ou JPGs, mas você não conseguirá pesquisar informações disponíveis nos documentos por palavras-chave ou mesmo editar informações importantes, caso seja necessário.

Com o  OCR, você pode coletar todas essas informações em textos pesquisáveis e editáveis de maneira automatizada. Assim, você evita ações repetitivas e agiliza consideravelmente o processo que, manualmente, exigiria um grande esforço.

Além disso, com essa tecnologia, você reduz as vulnerabilidades. Isto é, consegue minimizar os riscos de fraudes e golpes em documentos. 

Qual é a importância de utilizar o OCR?

Como vimos, o OCR é importante para agilizar processos e também para o combate à fraudes. Isso porque ele ajuda na autenticação de documentos, evitando que informações falsas passem despercebidas.

Ou seja, é muito importante para a segurança e conformidade em várias áreas. Entre essas, especialmente, no contexto de documentos sensíveis e regulamentados

Leia também: Conformidade Regulamentar: Melhores práticas

OCR e compliance

Justamente por ser uma ferramenta útil na detecção de fraudes em diversos tipos de documentos, o Reconhecimento Óptico de Caracteres desempenha um papel importante na conformidade de empresas com as leis, regulamentos e padrões éticos.

Ao garantir uma fácil acessibilidade aos documentos por meio da conversão de textos físicos em digitais, o OCR permite que as organizações cumpram os requisitos de auditorias internas e externas, auxiliando na comprovação de conformidade com requisitos regulatórios.

Como funciona o OCR?

As principais fases de funcionamento do OCR são:

Digitalização

Consiste na etapa em que, por meio de escaneamento, documentos físicos são digitalizados e convertidos em imagens;

Pré-processamento

Antes da análise OCR, são aplicadas técnicas de processamento para melhorar a qualidade da imagem escaneada, como remoção de ruído, ajuste de contraste e desinclinação;

Segmentação

Ou seja, a imagem é dividida em áreas individuais onde contém cada caractere e são identificadas as linhas do texto. 

Reconhecimento de caracteres

Utilizando um banco de dados de modelos previamente estabelecidos, o OCR reconhece padrões visuais e identifica os caracteres na imagem.

Pós-processamento

Após a etapa de reconhecimento de caracteres, são utilizadas técnicas para correção de erros ortográficos e contextuais;

Saída de texto

A última etapa consiste na apresentação do texto identificado, que pode ser editado e convertido para os formatos que o usuário preferir.

OCR e autenticação de documentos

A autenticação de documentos consiste no processo de verificação da veracidade de um registro, a fim de evitar adulterações. Nesse sentido, podemos apontar o OCR como uma peça fundamental para isso. 

Isso porque a inteligência do OCR permite que os documentos em análise sejam comparados com documentos originais, identificando suspeitas de adulteração e reconhecendo falsificações.

Leia também: Face Match: como aplicá-lo ao seu processo de onboarding

Onde o OCR pode ser utilizado?

A conversão por OCR pode ser utilizada de diversas maneiras. Algumas delas são:

Digitalização e transcrição de documentos: O uso do OCR neste processo possibilita que os documentos se tornem pesquisáveis utilizando palavras-chave, facilitando o processo de indexação e otimizando cautelas de segurança.

Reconhecimento de placas de veículos: Esta medida beneficia os sistemas de segurança e de vigilância no monitoramento de veículos suspeitos e ainda auxilia empresas que têm a necessidade de gerenciar frotas de automóveis.

Reconhecimento de escrita à mão: A tecnologia de OCR possibilita também a conversão de textos manuscritos em textos digitais, ajudando, por exemplo, na digitalização de documentos antigos.

Leitura para deficientes visuais: Os softwares de leitura de tela para pessoas cegas utilizam o OCR para interpretar textos em aplicativos, páginas da web e outros conteúdos visuais, logo esta tecnologia se mostra importante também na acessibilidade.

Importante: Para que o OCR funcione adequadamente é preciso seguir boas práticas de uso. Veja abaixo as principais!

Boas práticas de uso de OCR

OCR no onboarding digital de parceiros 

Durante o processo de onboarding, é comum que empresas precisem coletar e verificar uma grande quantidade de documentos, como contratos, certificados e comprovantes de identidade. Tradicionalmente, essa tarefa era realizada manualmente.

Todavia, com a  implementação do OCR, essa realidade mudou. A tecnologia automatiza a extração de informações desses documentos, transformando-os em dados estruturados que podem ser facilmente processados e armazenados nos sistemas da empresa.

Além de agilizar o processo, o OCR melhora a precisão das informações coletadas. Ao eliminar a necessidade de digitação manual, reduz-se significativamente o risco de erros de transcrição.

Outro benefício significativo do OCR no onboarding digital é a melhoria na experiência do parceiro. O processo se torna muito mais rápido e eficiente, permitindo que os parceiros comecem a operar ou colaborar com a empresa em menos tempo.

Quer saber mais sobre nossa solução de onboarding? Visite nosso site!

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Linkedin
Email
Whatsapp

Maria Eduarda

Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social em Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas

Duas pessoas em traje formal apertando as mãos sobre uma mesa com documentos e tablet, simbolizando o fechamento de uma parceria comercial com segurança e confiança.

Checagem financeira: como evitar prejuízos ao contratar ou firmar parcerias

Antes de fechar qualquer parceria ou contratação, pare e verifique. A checagem financeira pode salvar sua empresa de grandes prejuízos.

09/05/2025

Martelo de juiz sobre notas e algemas, simbolizando a atuação da justiça no combate à lavagem de dinheiro e crimes financeiros.

Lei 12.683/12: marco na prevenção à lavagem de dinheiro no Brasil

Marco na legislação brasileira, a Lei 12.683/12 fortaleceu o papel das empresas na prevenção à lavagem de dinheiro. Veja o que mudou e como agir.

10/04/2025

Background check para KYS

Background Check para análise de fornecedores e cadeia de supplier

Verifique informações sobre seu e avalie os riscos por meio do background check para reduzir problemas legais e financeiros para sua empresa.

17/03/2025

Materiais gratuitos

Tecnologia no RH

Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Background Check

7 formas de como aplicá-lo na sua empresa

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

10 pilares de um

Programa de compliance

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Guia de boas práticas para

Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

O futuro do RH

7 tendências globais que você deveria adotar o quanto antes

E-book

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da

Política de Privacidade

Preencha o campo ao lado com o seu e-mail

  • BGC Brasil

  • Conheça nosso site
  • Sobre nós
  • Fale conosco
  • Categorias

  • Compliance
  • Background Check
  • Segurança
  • Anti-fraude
  • Recrutamento

©️ bgcbrasil - BGC BRASIL ASSESSORIA LTDA - CNPJ: 29.314.983/0001-12