Publicado em
09/07/2024
Tópicos abordados
Governança, risco e compliance (GRC) são três noções fundamentais na área de gestão empresarial. A união dos três conceitos tem o objetivo de auxiliar as organizações a alcançarem seus objetivos de forma eficaz, ética e em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis à sua realidade.
A metodologia de GRC desempenha um papel fundamental ao garantir que sua organização tenha uma visão direcionada para atingir objetivos específicos, promovendo a harmonia dos valores empresariais e prezando pelo interesse de todas as partes envolvidas no negócio (stakeholders).
O GRC permite que sua empresa opere de maneira eficiente e ética, dentro dos padrões de conformidade e exercendo um papel de responsabilidade social e sustentabilidade.
Além disso, ela tem uma série de outras funções. Algumas delas são:
Com um sistema de GRC bem estabelecido, sua empresa pode tomar decisões de forma mais embasada e estratégica.
Um bom programa de GRC auxilia na diminuição de riscos e prepara as organizações para lidar com possíveis adversidades.
Com uma governança bem estabelecida, baseada no compliance com leis e regulamentações, sua empresa pode evitar escândalos relacionados à falta de conformidade, preservando a imagem da sua organização.
A governança serve como uma bússola das condutas de trabalho de uma organização, definindo com transparência os padrões de comportamentos empresariais.
Ou seja, é a parte responsável por otimizar a tomada de decisões de forma estratégica, tornando os processos internos mais eficientes, com o fim de adquirir confiança de todas as partes que possuem interesse no seu negócio, como acionistas, colaboradores, clientes, gestores, etc.
Uma boa governança garante que sua empresa se mantenha em conformidade com as leis e normas aplicáveis ao seu negócio e ainda possibilita o estabelecimento de um processo de gestão de riscos. Assim, ela consegue evitar situações que coloquem em risco a reputação do seu negócio e até mesmo perdas financeiras.
Leia também: “Lei Anticorrupção: Entenda o que é e como estar em conformidade“
Dentro do panorama de GRC, a gestão de riscos atua na antecipação de diversos tipos de ameaça que a sua empresa pode estar sujeita, sejam elas financeiras, jurídicas ou de segurança. Isso porque o processo de gestão de riscos permite a identificação, avaliação e, posteriormente, a mitigação dos riscos de forma prévia, antes que eles se tornem problemas incontornáveis.
Isso é feito por meio da utilização de diversas ferramentas e soluções que podem ajudar sua organização a responder de maneira veloz e eficaz a possíveis ameaças. Um exemplo dessas soluções, é o background check, que te ajuda a acessar informações sobre seus parceiros, identificando possíveis riscos.
Por meio de uma estrutura altamente integrada, o GRC tem todos os atributos para garantir que sua empresa se mantenha em conformidade.
Algumas das práticas que garantirão o compliance são:
O estabelecimento de práticas de controle com o objetivo de detectar rapidamente violações é uma das garantias de que o GRC será efetivo na garantia da conformidade da sua empresa.
O oferecimento de treinamentos com o fim de educar os colaboradores e outras pessoas envolvidas na rotina empresarial garante que todos tenham ciência das suas funções e responsabilidades.
A condução de auditorias de maneira regular auxilia na verificação da adesão às políticas de compliance e na identificação de possíveis melhorias processuais.
A metodologia GRC, quando aplicada de maneira correta, pode gerar uma ampla gama de benefícios que auxiliarão a sua empresa a atuar de maneira sustentável, ética e eficaz.
Alguns dos benefícios são:
Proporcionando uma unidade integrada para gerenciar os aspectos políticos e processuais de uma organização, o GRC pode garantir melhorias na governança de sua empresa.
Por meio de procedimentos de controle interno e mitigação de riscos identificados, o GRC pode garantir um mapeamento eficaz de todos os seus riscos, reduzindo a exposição da sua empresa a ameaças.
Ao fortalecer a reputação da sua empresa e garantir a conformidade com regulamentações, o GRC tem a capacidade de aumentar o valor de mercado da sua empresa.
Leia também: “O que é a Lei de Improbidade Administrativa?“
Estabelecer um projeto efetivo de GRC é um processo árduo, visto que a metodologia é complexa e abrange diversas áreas do conhecimento.
Por isso, você pode encontrar algumas dificuldades como falta de orçamento e recursos, a necessidade de manutenção contínua do processo, ou até mesmo a resistência no engajamento dos colaboradores.
Todavia, lembre-se que, apesar de exigir um orçamento em primeira análise alto, o GRC funciona como um investimento. Ou seja, a longo prazo, te ajuda a economizar e a evitar riscos desnecessários que te custariam um alto valor financeiro.
Para colocar a metodologia GRC em prática você precisa, antes de tudo, mudar a sua ótica acerca da abordagem do seu negócio. Para isso, em primeiro, identifique e analise os pontos inconsistentes dos processos internos da sua empresa a fim de tirar conclusões sobre o que precisa fazer para alcançar seus objetivos.
Após avaliar as necessidades da sua organização, trabalhe para alinhar o pensamento dos colaboradores aos seus objetivos, seja a curto, médio ou longo prazo. Esse será o primeiro passo na realização prática e concreta da implementação do GRC no seu negócio.
Por fim, será necessário que você monitore os processos de maneira contínua, extraindo conclusões acerca das medidas adotadas e ajustando-as. Desta maneira você encontrará formas de encontrar os pontos fracos e fortes no processo de implementação, otimizando sua atividade.
Quer conhecer ferramentas que ajudem a implementar o GRC na sua empresa? Visite nosso site e conheça nossas soluções de gestão de riscos.
Compartilhe:
Guilherme da Costa
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Como evitar roubo de carga durante seu processo de logística?
O roubo de carga é uma das principais preocupações nas atividades de transporte rodoviário no Brasil.
Em 2023, um relatório da Overhaul mostrou que o aumento dos roubos aumentou em 4,8% de 2022 para 2023, e isso prova que as empresas precisam se preocupar cada vez mais com este tipo de risco para evitar prejuízos financeiros e logísticos.
Neste post mostraremos de que maneira o compliance pode auxiliar na diminuição da recorrência deste problema.
16/08/2024
Gestão de ativos: o que é e quais são as vantagens ao implementar na sua empresa?
A gestão de ativos é todo o processo de desenvolvimento, operação, manutenção e descarte dos bens. Envolve, por exemplo, o trabalho de identificação de valores dos ativos, como custos de manutenção, possibilidades de venda e riscos.
05/08/2024
Compliance trabalhista: o que é e como implementar na sua empresa
O compliance trabalhista diz respeito a um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que uma organização adota para garantir a conformidade com todas as leis, regulamentos e normas trabalhistas vigentes. Isto se aplica desde o processo de contratação e demissão de colaboradores até a garantia de condições seguras de trabalho.
01/08/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail