Publicado em
05/08/2024
Tópicos abordados
Com a necessidade crescente da otimização de processos nas empresas, a gestão de ativos surge como um conjunto de práticas essenciais para garantir sustentabilidade e administrar gastos e riscos do seu negócio.
Neste post vamos entender melhor a definição e importância deste processo.
Os ativos são todos os recursos, bens e direitos que uma empresa possui e controla. Independente do seu tipo, eles se caracterizam como posses que possuem valor econômico e que têm a capacidade de gerar benefícios financeiros.
Essenciais no processo de crescimento de uma empresa, os ativos são uma representação de onde os recursos de uma organização foram aplicados ao longo do tempo.
Alguns exemplos de ativos são: computadores, materiais de escritório, móveis, imóveis, recursos disponíveis em conta bancária, softwares, etc.
A gestão de ativos é todo o processo de desenvolvimento, operação, manutenção e descarte dos bens. Envolve, por exemplo, o trabalho de identificação de valores dos ativos, como custos de manutenção, possibilidades de venda e riscos.
A principal função deste processo é maximizar o valor dos ativos e garantir que eles contribuam para o sucesso estratégico da empresa.
A gestão de ativos, além de cumprir a função de mapear os bens de uma empresa, pode garantir que despesas operacionais sejam evitadas e ainda assegurar a operação dos ativos em boas condições.
Com uma gestão eficiente, os bens de uma empresa podem ter sua vida útil prolongada e causar menos riscos associados ao mau funcionamento de equipamentos ou a problemas de conformidade regulatória.
Entre as vantagens adquiridas ao implementar o processo de gestão de ativos em uma empresa, podemos mencionar:
Com a implementação de um bom processo de gestão de ativos, sua empresa pode acelerar consideravelmente os métodos de trabalho, facilitando o acesso e controle dos estoques de produtos, por exemplo. Desta maneira, processos manuais ganham agilidade e eficiência.
Aderindo ao processo de gestão de ativos, as empresas podem encontrar maneiras de se certificar que o investimento nos bens traga o retorno esperado. Além disso, o procedimento possibilita que os ativos mantenham ou aumentem seus valores.
Práticas de descarte responsável e reciclagem de materiais que perderam a utilidade para a sua empresa se tornam possíveis graças à implementação da gestão de ativos.
O mapeamento de todos os ativos da empresa possibilita um monitoramento mais eficaz dos bens materiais, por exemplo. Desta forma sua empresa pode evitar furtos.
Leia também: Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): O que é e como implementá-lo em sua empresa
Existem diversas maneiras de classificar os ativos, porém a classificação mais comum é a seguinte:
Este tipo de ativo costuma ser classificado como um bem de alta liquidez, ou seja, possuem uma alta taxa de conversão em dinheiro. Isto significa que eles podem ser convertidos em menos de um ano. Podemos citar como exemplo bens imobiliários destinados à venda, investimentos a curto prazo, matérias-primas, reservas financeiras, etc.
A principal característica dos ativos não circulantes é o grande prazo — aproximadamente um ano — para a conversão em bens financeiros. Isso significa que eles possuem menor liquidez e costumam permanecer em posse das empresas durante um longo tempo. Alguns exemplos são imóveis com fins de uso para as organizações, máquinas operacionais, veículos, móveis, direitos autorais, softwares, etc.
Adotar o processo de gestão de ativos na sua empresa trará grandes benefícios, mas exigirá um planejamento bem definido para garantir eficácia. Algumas dicas indicadas para garantir o funcionamento do procedimento são:
Para que a gestão dos ativos seja bem sucedida, sua empresa deve supervisionar constantemente a situação dos ativos, identificando os momentos em que uma manutenção ou venda se faz necessária. Dessa maneira, você evitará perdas financeiras e desvalorização dos bens da sua organização.
Para cobrir riscos de perdas e danos inesperados aos seus bens, considere que seus ativos estejam devidamente segurados.
A contratação de profissionais que possuam prática e conhecimentos teóricos em gestão de ativos é indispensável para que o processo de implementação seja bem-sucedido.
Para conhecer maneiras de facilitar o processo de contratação de colaboradores qualificados, acesse nosso site e conheça nossa solução de Background Check.
Antes de iniciar a gestão dos seus ativos, é importante compreender as dificuldades que sua empresa pode encontrar neste processo. Isso possibilitará que sua organização se planeje, evitando surpresas desagradáveis. Algumas das dificuldades que você pode encontrar são:
A dificuldade de mapear e atualizar todos os seus ativos pode causar problemas no gerenciamento dos seus bens. Procure manter as suas informações concentradas em apenas um software ou planilha, por exemplo, e separe-as em subcategorias que facilitem o acesso.
Manter a constância das supervisões e a manutenção constante dos seus ativos pode ser um processo complexo e caro. Certifique-se de possuir uma estrutura adequada para dar conta de realizar estes procedimentos.
Para evitar que seu time não tenha preparo para lidar com a gestão dos ativos, busque maneiras de treinar seus colaboradores para manter o processo em pleno funcionamento.
Quer saber mais sobre maneiras de gerir os riscos da sua empresa? Conheça nossas soluções!
Compartilhe:
Guilherme da Costa
Especialista em Produção de Conteúdo sobre Gestão de Riscos na BGC Brasil e estudante de Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Postagens relacionadas
Como evitar roubo de carga durante seu processo de logística?
O roubo de carga é uma das principais preocupações nas atividades de transporte rodoviário no Brasil.
Em 2023, um relatório da Overhaul mostrou que o aumento dos roubos aumentou em 4,8% de 2022 para 2023, e isso prova que as empresas precisam se preocupar cada vez mais com este tipo de risco para evitar prejuízos financeiros e logísticos.
Neste post mostraremos de que maneira o compliance pode auxiliar na diminuição da recorrência deste problema.
16/08/2024
Compliance trabalhista: o que é e como implementar na sua empresa
O compliance trabalhista diz respeito a um conjunto de práticas, políticas e procedimentos que uma organização adota para garantir a conformidade com todas as leis, regulamentos e normas trabalhistas vigentes. Isto se aplica desde o processo de contratação e demissão de colaboradores até a garantia de condições seguras de trabalho.
01/08/2024
Granularidade de dados: entenda o que é e porque você deve dar importância
Entenda o que é granularidade de dados e porque você deve dar importância.
19/07/2024
Materiais gratuitos
Como automatizar processos e torná-los mais ágeis e seguros
E-book
7 formas de como aplicá-lo na sua empresa
E-book
Programa de compliance
E-book
Prevenção à lavagem de Dinheiro (PLD)
E-book
Preencha o campo ao lado com o seu e-mail